Como criar um canal no WhatsApp passo a passo

Para os que querem aprender a usar o novo recurso de canal no WhatsApp, o processo pode ser feito de 2 modos
Avatar de Nalbert Gomes
22/09/2023 às 18:13 | Atualizado há 7 meses
whatsapp canais

O WhatsApp apresentou recentemente o novo recurso de canais. Para alguns esse recurso ainda é misterioso e muito difícil de usar. Vamos ver abaixo como usar ele, e como criar de duas maneiras diferentes.

Falando nisso, você já faz parte do nosso canal no WhatsApp? Lá iremos postar todas as novidades que postamos aqui, vale a pena ficar por dentro de nossas dicas e noticias diárias. Clique aqui e nos siga.

Como criar um canal no WhatsApp passo a passo

Pelo celular

Criar um canal no WhatsApp é extremamente simples, basta alguns passos. Faça como abaixo.

Tempo total: 2 minutos

  1. Vá na aba Atualizações
    Atualizações whatsapp

    A tela inicial do aplicativo, possui vários atalhos e um deles é o de Atualizações, que é o segundo exibido no app.

  2. Criando
    criar canal icone

    Logo em seguida, desça a tela, e vá até a seção de Canais. Toque no ícone de + e vá a opção de Criar Canal.

  3. Adicione nome, foto e descrição
    canal whatsapp

    Logo em seguida, você poderá adicionar diversas coisas como um nome próprio, qualquer foto que deseja e uma descrição para seu canal.

Depois de seguir esses passos, você terá concluído a criação de seu canal. Para compartilhar, basta tocar no ícone de correntes no canto superior direito e compartilhar o link com quem deseja. Porém, como já dito, é possível criar canais do WhatsApp no computador também. Vamos ver abaixo como realizar o processo.

No computador

  1. Clique no botão de Canais na tela inicial do WhatsApp Web.
    canal whatsapp web
    (Imagem: Nalbert/Tekimobile)
  2. Clique no botão + e depois em Criar canal.
    criar canal web whatsapp
    (Imagem: Nalbert/Tekimobile)
  3. Escolha uma foto, nome e descrição do Canal e finalize no botão Criar canal.
    criar canal whatsapp
    (Imagem: Nalbert/Tekimobile)

Depois de seguir esses passos simples, você terá aprendido como criar um canal através do navegador. Lembrando que qualquer pessoa pode criar um canal no WhatsApp, desde que o recurso já tenha sido liberado para a conta. 

O único requisito é ter uma conta no app, caso não esteja aparecendo, atualize o aplicativo para ver se o recurso já está disponível.

Os Canais são meios de transmitir uma atualização para vários seguidores de uma só vez. Diferente dos Grupos, a comunicação é por uma via só, ou seja, só o criador ou administrador pode enviar mensagens. Sendo semelhante as já conhecidas listas de transmissão.

Contudo, os Canais do WhatsApp ficam na guia de Atualizações, separados das conversas e dos Grupos. E por padrão os seguidores não recebem notificações.

Diferente dos outros recursos de comunicação em massa do mensageiro, qualquer pessoa pode pesquisar e encontrar os canais que deseja somente pesquisando.

Para os que são mais preocupados, o número não fica visível para outros ao entrar em um canal. Os administradores que não têm seu contato salvo no telefone também estão limitados a ver seu nome e parte do número de celular.

A foto de perfil do WhatsApp fica visível se você tiver definido para “Todos” nas configurações de privacidade.

Também é importante saber que não há um limite para seguidores em um canal, diferente de Grupos e Listas de Transmissão.

As atualizações ou mensagens podem ser enviadas em formato de texto, link, foto ou vídeo nos Canais do WhatsApp. Por enquanto não é possível enviar mensagens de áudio, mas é provável que o recurso chegue em uma atualização futura.

Qual a diferença dos canais para os outros recursos?

Os Canais são públicos e permitem que qualquer pessoa se inscreva para receber as mensagens. Por outro lado, os participantes de uma Lista de Transmissão são escolhidos por quem a criou, com um limite de 256 usuários.

Já o criador de uma lista de Transmissão do WhatsApp também precisa ter todos os participantes salvos nos contatos do telefone e as mensagens enviadas não são separadas, elas aparecem na conversa com cada pessoa participante da lista.

Essas são as diferenças, quando comparamos o novo recurso a listas de transmissão já com grupos as diferenças são outras.

Os Canais só permitem a comunicação unilateral, os seguidores não podem enviar mensagens. Nos Grupos do WhatsApp os participantes também podem ter uma interação.

Assim como nas Listas de Transmissão, os chats de Grupos ficam agrupados com as demais conversas no WhatsApp, enquanto os Canais que você segue ficam agrupados na guia Atualizações. Também há um limite de 1.018 participantes por Grupo.

Essas são as principais diferenças com grupos, e agora por fim, vamos ver as diferenças com as comunidades.

As Comunidades do WhatsApp são um agrupamento de Grupos com um interesse específico. Por exemplo, uma escola pode ter uma Comunidade com vários Grupos para cada sala.

A vantagem é poder mandar uma mensagem para todos esses grupos ao mesmo tempo. As Comunidades expandem a comunicação para até 5 mil pessoas divididas em até 50 grupos.

O funcionamento dos Canais do WhatsApp e do Telegram é o mesmo. Contudo, os Canais do Telegram têm mais recursos como múltiplos administradores, mais métricas de engajamento, tópicos para permitir a discussão entre os seguidores.

Agora diga para nós, você gostou do novo recurso que chegou ao WhatsApp? Teve dúvidas ou dificuldades em como usar? Diga para nós nos comentários abaixo e compartilhe com outras pessoas.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Nalbert Gomes
Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.
SUGESTÕES PARA VOCÊ