Firmware update: o que é e para que serve

Você já fez um firmware update no seu dispositivo? Saiba se é seguro fazer isso e entenda o que é um firmware
Avatar de Nalbert Gomes
18/11/2021 às 19:31 | Atualizado há 2 anos
Firmware update: o que é e para que serve 1

Muitas pessoas querem fazer um firmware update nos seus dispositivos, mas dependendo de como você faça isso pode ser perigoso. Então vamos entender mais o que é um firmware e se atualizar ele realmente é o melhor.

O que é um firmware?

O Firmware é uma espécie de pedaço de software que faz o hardware funcionar. Ou seja, ele é algo muito importante nos dispositivos.

Ele consiste em programas desenvolvidos para que os dispositivos usem o hardware corretamente. Sem ele, a maioria dos dispositivos não funcionariam corretamente, ou talvez nem funcionariam.

O firmware esta em muitos dispositivos
O firmware esta em muitos dispositivos (Imagem: Hyderabaduser/Wikimedia)

Até mesmo os semáforos de trânsito possuem firmware, sem ele, não haveria a mudança de luzes, que são realizadas em intervalos exatos. As mudanças de luzes poderiam ser bem confusas, ou até poderiam piorar a situação do trânsito.

Dispositivos como lavadoras de roupas, máquinas de cartões, câmeras de vigilância e TVs também possuem firmware. Mas nesses casos, o firmware é todo o software que opera neles.

Para ficar mais claro de entender, veja um bom exemplo: uma placa-mãe do computador sem firmware não saberia como detectar o disco rígido ou a placa de vídeo encontrada dentro do seu computador. 

Se não ocorresse a identificação, nenhuma parte do computador funcionaria. Para outros dispositivos como smartphones, tablets, TVs inteligentes, smartwatches e assim por diante, o firmware é o intermediário entre o hardware e o sistema operacional.

Neles o firmware possui instruções necessárias para operar o hardware, utilizando o sistema operacional. Por exemplo, em celulares Samsung Galaxy com Android, o firmware no smartphone permite que o hardware se comunique corretamente com o sistema operacional Android e faça o que é solicitado pelo usuário.

Muitos pensam que os Hardwares funcionam por conta própria, mas na verdade as coisas não funcionam assim. Sem o firmware, absolutamente nada funciona. Com todo esse conhecimento, a dúvida que fica é, onde o firmware se localiza dentro do dispositivo? Vamos ver abaixo.

Onde ele fica?

É seguro fazer o firmware update
É seguro fazer o firmware update? (Imagem: Divulgação/Google)

O firmware é geralmente armazenado em tipos especiais de memória, chamados flash ROM.

ROM é a sigla para Read Only Memory e esse tipo de memória deve ser gravado apenas uma vez, geralmente pelo fabricante do hardware.

Sendo assim, é necessária uma memória ROM para qualquer dispositivo eletrônico, pois ele deve guardar os dados permanentemente, mesmo quando o dispositivo está desligado ou quando há uma queda de energia.

Nenhum dispositivo pode ser criado sem firmware, senão ele não funciona. A memória ROM que é utilizada, é regravável porque, embora seja inicialmente escrita pelo fabricante do hardware, pode ser reescrita posteriormente.

Obviamente, você pode gravar um novo firmware em um dispositivo de hardware. Mas esse processo deve ser feito com muito cuidado, e deve ser inserido firmwares compatíveis com o hardware. Por isso o firmware update pode ser bem perigoso, vamos ver mais sobre isso abaixo.

O Firmware update é seguro?

Fazer um firmware update por conta própria pode ser perigoso, porém muitos fabricantes lançam atualizações regulares para o firmware encontrado em seus dispositivos de hardware.

Nesses casos não há tanto problema, pois a atualização está sendo feita com as medidas corretas. Eles também fornecem as ferramentas de software necessárias para gravar o novo firmware nesses dispositivos.

Cada fabricante pode escolher se lança ou não um novo firmware para um dispositivo individual.

Você sabe o que é um firmware
Você sabe o que é um firmware? (Imagem: Divulgação/Apple)

Por exemplo, a maioria dos fabricantes de peças de computador desenvolve e fornece aos clientes um novo firmware e os atualizadores de firmware correspondentes, pelo menos por alguns anos após o lançamento do dispositivo.

Se uma fabricante opta por não soltar mais firmware update, seu dispositivo não receberá novas atualizações, e poderá ficar desatualizado.  Quem decide sobre os firmware update é a própria fabricante, você pode até forçar atualizações, mas esteja ciente que isso pode danificar seriamente o dispositivo.

Não existe uma maneira única para instalar o firmware update, para cada dispositivo existe uma maneira diferente. Não importa se sejam celulares, tablets, videogames ou até TV, cada um possui métodos diferentes para serem atualizados.

A grande maioria dos dispositivos, manda notificações sobre as atualizações, outros permitem que você vá até as configurações e busque a atualização. Usando as atualizações do próprio fabricante sem dúvida é a maneira mais segura.

Não tente usar firmware update que são encontrados na internet, sem visto dos fabricantes oficiais, senão você vai perder seu aparelho. Veja algumas curiosidades sobre firmware update e a tecnologia em si.

Fatos importantes sobre firmware update

tenha cuidado nas atualizações
Tenha cuidado nas atualizações (Imagem: Divulgação/Pxfuel)

É extremamente sempre fazer firmware update de maneira segura, isso por que seu dispositivo sempre ficará atualizado e protegido. Desligar o dispositivo ou cancelar a atualização pode inutilizar o dispositivo.

Se o dispositivo possuir um manual, siga toda as instruções para que nada seja feito de maneira incorreta. Cada dispositivo é único em seu firmware, então não pense que fazer o mesmo processo em todos os dispositivo, vai dar certo.

Você já sabia o que é um firmware? Já fez o firmware update do seu dispositivo de maneira segura? Diga para nós nos comentários abaixo.

 

SUGESTÕES PARA VOCÊ