O Google Trends é uma das várias ferramentas que o Google oferece e pode ajudar muito. Porém, ela não é muito conhecida pelo público, vamos conhecer abaixo sobre essa incrível ferramenta e vamos descobrir um pouco sobre como usar.
O que é o Google Trends
O Google Trends foi criado em 2006 e como o próprio nome diz, é uma ferramenta focada em trends ou tendência. Ela é gratuita e permite acompanhar a evolução de buscas usando uma determinada palavra-chave ou tópico. No próprio site, você pode ver um gráfico que vai exibir os resultados desde 2004.
É possível filtrar as pesquisas, usando critérios diferentes, como país, tempo e tipo de busca. Conseguimos conhecer um pouco mais sobre essa ferramenta, mas como podemos usar ela? Vamos ver abaixo, como você pode se aprofundar nela.
Como funciona o Google Trends
Antes de aprendermos como usar essa ferramenta, é importante entendermos como funciona o sistema dela. Os resultados são coletados de todos os resultados do Google. O buscador coleta os dados, categoriza e conecta eles.
Os dados pesquisados por poucas pessoas são excluídos, e as coisas são organizadas por termo, tempo e caracteres. Agora que tivemos uma noção geral, vamos ver como usar ela.
Leia também:
- Google Gemini: Usuário Recebe Resposta Chocante Após Conversa
- Google Pixel 9a: Lançamento Antecipado e Especificações
- Google está criando uma IA que irá controlar o Chrome (e sua vida)
Google Trends: como usar
Para começar a usar, visite o site clicando aqui. Não é necessário ter nenhum cadastro para usar, logo que entrar você verá os termos e palavras mais pesquisadas e discutidas na internet. É possível abrir mais o tópico clicando nele, e vendo todas as notícias relacionados.
Para pesquisar a palavra, você pode digitar o que desejar na barra de busca, depois de digitado muitas informações serão exibidas na tela. Vamos dividir em categorias abaixo e conhecer mais sobre cada informação e funcionalidade que o site da Google exibe para nós.
Interesse ao longo do tempo
Assim que digita a palavra desejada, você vê um gráfico com as buscas e resultados ao longo do tempo. O valor de 100 é o pico da popularidade, 50 é metade e 0 significa que o assunto teve menos de 1% de popularidade. Tudo representado de modo gráfico e fácil de entender.
Interesse por região
Além disso, também é exibido um mapa definindo a popularidade do assunto em regiões diferentes do país. É possível ver cada região e medir a sua popularidade utilizando as mesmas porcentagens já citadas acima. Quanto mais quente a cor no mapa, é que a popularidade daquele assunto foi maior.
Além disso, palavras e pesquisas relacionadas também são exibidas na página. Se você clicar nas três barras que ficam no canto superior, você encontrará mais ferramentas do site, vamos conhecer cada uma abaixo.
Página inicial
O primeiro botão é o mais óbvio, levando a página inicial, onde detalhamos acima, as várias coisas que você pode encontrar. A página inicial traz um compilado de insights e matérias em alta para ajudar você. Vamos conhecer mais sobre os outros botões.
Ver Mais
Em Ver Mais você é redirecionado para uma página que aguarda seu termo para realizar pesquisas. Porém, assim como a inicial, ela exibe conteúdos mais pesquisados e os temas que estão em alta. Tudo isso com as mesmas funcionalidades da página inicial.
Principais pesquisas
Em Principais pesquisas você consegue encontrar as notícias que estão em número 1 no quesito visualizações. O site permite filtrar por pesquisar diárias, ou tempo real. Além disso, você consegue ver por país quais assuntos foram os mais comentados por notícias.
Pesquisas do ano
Nessa aba, você consegue saber quais foram os assuntos mais comentados no último ano, ou seja no ano de 2020. Ele exibe o resultado por país e permite realizar o filtro por categorias. Além disso, essa página tem um vídeo que mostra mais sobre esses temas e palavras chave.
Inscrições
Nessa aba, você consegue ter acesso e ver informações totais, sobre palavras chaves e termos que você previamente salvou para ter uma noção do conteúdo.
Conclusão
Esperamos que com esse guia completo você tenha aprendido mais sobre o Google Trends e como usar ele no seu dia a dia. Ficou com alguma dúvida de tudo que vimos? Encontrou algum erro? Diga para nós nos comentários.