Durante uma guerra comercial que ocorreu entre Estados Unidos e China, a Huawei entrou na lista negra dos EUA, o que impedia por exemplo usar o Android nos próprios smartphones. Dessa maneira foi necessário criar o Harmony OS para dar a volta por cima.
- Huawei Band 7 no Brasil com bateria de 2 semanas por R$ 349
- Huawei Fit 2 chega ao Brasil com bateria para 10 dias
Harmony OS e seus recursos
Richard Yu, CEO da Huawei Consumer Business Group, disse que a fabricante precisava de um “sistema operacional compatível com todos cenários, que pudesse ser usado em uma ampla variedade de dispositivos e plataformas, e que possa atender à demanda do consumidor por baixa latência e alta segurança”.
O Harmony OS é um sistema operacional que não está somente em celulares, mas outros dispositivos como carros e relógios. Vamos conhecer abaixo alguns recursos e funcionalidades do sistema.
O sistema oferece uma plataforma de comunicação compartilhada, gerenciamento de dados e agendamento de tarefas. No Harmony OS, os desenvolvedores de aplicativos tem a possibilidade de criar softwares que funcionem em diferentes dispositivos.
O HarmonyOS conta com um Mecanismo de Latência Determinística e Comunicação Entre Processos (IPC, sigla em inglês), que define prioridades de execução de aplicativos para reduzir o tempo de resposta em 25,7%.
A tecnologia do Harmony foi desenvolvida para analisar matematicamente todos os dados recebidos pelos dispositivos, de modo que ele teste todas as formas de entrada de informação nos aparelhos conectados.
Como o sistema operacional suporta diversos dispositivos, ele consegue se adaptar às diferentes formas de interação, indo do touch até aos comandos de voz.
A funcionalidade HUAWEI ARK Compiler facilita a criação de aplicativos e seu uso em diversas plataformas, já que os desenvolvedores conseguem colocar todos os códigos na plataforma e ela os adapta de maneira automática.
Para incentivar uma adoção maior do público, a Huawei informou que o sistema é em código aberto, o que permite maior exploração e colaboração dos usuários para melhorar futuras experiências de usuários. Mesmo parecendo que o sistema não cresceria por ser um pouco mais nichado, ele na verdade surpreendeu.
Em 2020, algumas informações entregaram em que se baseia o Harmony OS, sendo talvez o próprio Android. Uma das coisas vistas foi o aplicativo Hello World desenvolvido para o Android 4.4.4 (Kit Kat).
Ao usar o aplicativo no sistema, ambos apresentaram praticamente o mesmo erro para alertar que o app foi feito para uma versão mais antiga do sistema.
Outra coisa é que ao compilar e instalar o Superuser no Harmony OS 2.0 beta em um ambiente virtual, hikari_calyx recebeu o seguinte aviso: “Este aplicativo foi desenvolvido para uma versão mais antiga do HarmonyOS e pode não funcionar corretamente. Tente verificar se há atualizações ou entre em contato com o desenvolvedor”.
As proximidades entre os sistemas, no entanto, pode não ser nenhuma surpresa. Então mesmo com muitas diferenças eles são bem similares.
Harmony OS cresceu muito rapidamente
O HarmonyOS foi um dos que mais cresceu na história das plataformas para tablets e smartphones. A informação veio da própria Huawei, que confirmou a chegada do software para mais de 150 milhões de dispositivos.
Mesmo com a atualização restrita para tablets e smartphones Huawei e Honor de algumas partes do mundo, a presença desses aparelhos especialmente na China ainda é grande, a empresa ocupou por bastante tempo a segunda colocação no mercado global de venda de celulares.
Em setembro de 2021, a plataforma já tinha mais de 120 milhões de usuários ativos e estava em mais de 100 produtos diferentes. Já que a ideia é expandir para ainda mais dispositivos IoT, TVs e smartwatches, o crescimento deve ser ainda maior durante os próximos meses.
Atualizações são liberadas com uma boa base já estabelecida e é o que permitiu o recorde. Por exemplo o iOS, Android e até o Windows Phone nasceram ainda com uma base pequena de aparelhos disponíveis e que eram lançados ao longo dos anos, enquanto a Huawei já aproveitou uma presença sólida para realizar a troca de sistema operacional.
Lembrando que antes, os aparelhos da Huawei só poderiam utilizar o Android convencional ou, se lançados após a metade de 2019, a versão da plataforma da Google sem o ecossistema de apps e ferramentas nativas da empresa Google Play Services.
Agora diga para nós, você usa o Harmony OS? Já conhecia o sistema? Diga para nós nos comentários abaixo.