Jogos 2D vs. Jogos 3D: Quais são as diferenças?

Avatar de André Luiz
08/10/2020 às 14:22 | Atualizado há 4 anos
jogos 2d vs 3d

Embora existam muitos gêneros de jogos, quase todos eles se enquadram em um de dois estilos gráficos gerais: 2D ou 3D. A diferença básica entre eles é óbvia, mas há muito mais a se considerar ao comparar jogos 2D e 3D.

Vamos dar uma olhada em um pouco de sua história e gêneros comuns em ambos os estilos gráficos, enquanto exploramos as diferenças entre jogos 2D e 3D.

Quais são as diferenças entre jogos 2D e 3D?

Caso você não esteja familiarizado ou queira considerar o básico primeiro, vamos definir como esses tipos de jogos são diferentes. É importante notar que existem muitos tipos diferentes de jogos 2D e 3D, portanto, eles não são absolutos.

Jogos 2D explicados

Jogos 2D, como o nome sugere, são títulos com apenas dois eixos de movimento. Normalmente, esses são jogos “planos”, onde você pode mover para a esquerda e para a direita, bem como para cima e para baixo. Um exemplo é Celeste:

Como não têm tantas opções de movimento, os jogos 2D costumam ser mais simples do que os jogos 3D. Muitos jogos 2D são lineares, o que significa que seu objetivo principal é simplesmente ir do início ao fim de um nível.

Além disso, os controles em jogos 2D costumam ser relativamente simples. Como seu personagem não tem uma gama completa de movimento 3D, eles têm menos movimentos e interações possíveis com outros objetos.

Em muitos jogos 2D, os objetos existem como algo chamado “sprite”, que é o nome dado a uma pequena imagem mapeada em uma imagem maior. Devido à paisagem 2D, cada sprite tem coordenadas X / Y que detalham exatamente onde está localizado. Estas são imagens planas, ao contrário dos jogos 3D, onde você pode ver os objetos de qualquer ângulo que desejar.

A câmera em jogos 2D também é bastante simplificada. Normalmente, olha diretamente para o jogo de lado, então não há perspectiva como nos títulos 3D. Alguns jogos 2D usam um efeito chamado de rolagem paralaxe, que rola o fundo em uma velocidade diferente do primeiro plano para criar a ilusão de profundidade.

Por causa disso, o controle do personagem também é muito mais fácil. Em um jogo 2D, inclinar o manche para a direita simplesmente move seu personagem nessa direção. Mas em um jogo 3D, inclinar seu manche para a direita move seu personagem com base na câmera e na maneira como ele está olhando no momento.

Jogos 3D definidos

Os jogos 3D, por outro lado, incluem movimento total através de planos tridimensionais. Isso significa que o jogador é capaz de se mover em um cenário de “mundo real”, onde pode girar 360 graus e no qual os objetos têm comprimento, altura e profundidade. Um exemplo é Super Mario Odyssey:

Como você pode ver, os jogos 3D são muito mais complexos do que os jogos 2D. Uma das maiores diferenças é a perspectiva da câmera. Em muitos jogos 3D, você pode mover a câmera independentemente do seu personagem, o que permite ver o mundo do jogo de vários ângulos.

Em vez de sprites planos, você pode ver a aparência do seu personagem de cima ou de um ângulo de 45 graus. Mover a câmera para uma posição ideal pode ser a chave para resolver quebra-cabeças ou completar saltos complicados.

As animações dos personagens são muito mais complexas em jogos 3D. Em vez de sprites simples que podem ter apenas algumas animações predefinidas, os modelos 3D reagem a outros elementos no mundo ao seu redor. Suas animações fluem umas nas outras para criar uma aparência mais fluida, em comparação com a sensação de quadrinhos de muitos jogos 2D.

Em vez dos objetos pré-renderizados usados ​​em muitos jogos 2D, os jogos 3D renderizam texturas em superfícies para que pareçam objetos sólidos. Em jogos 3D complexos, elementos como luz e som podem se comportar como na vida real.

Este aumento de complexidade afeta a jogabilidade também. Em vez de objetivos simples de “alcançar o fim”, muitos jogos 3D o desafiam a explorar totalmente um espaço, resolver quebra-cabeças físicos e muito mais.

A história dos jogos 2D e 3D

Vamos dar uma olhada na história desses estilos gráficos para ajudar a entender seu impacto e como eles mudaram ao longo do tempo.

Jogos 2D: simples, mas eficazes

Os primeiros videogames eram incrivelmente primitivos, então não é surpresa que eles tivessem que usar um estilo gráfico 2D. Os jogos baseados em texto eram populares na década de 1970, que dependiam inteiramente da leitura e da digitação de texto para interagir com o jogo. Mas, uma vez que os videogames passaram a usar gráficos visuais reais, o uso de três dimensões ainda não era possível, então o 2D se tornou a norma.

Os primeiros videogames, como Pong nos fliperamas e o console doméstico Magnavox Odyssey, usavam formas básicas em aviões 2D. Você certamente teve que usar sua imaginação para imaginar jogando tênis ou hóquei nessas plataformas.

Mesmo quando os consoles de videogame se tornaram mais avançados, os gráficos 2D eram a norma até meados da década de 1990. O NES, Super Nintendo e Sega Genesis apresentavam quase todos os jogos 2D, como plataformas, jogos de esportes, títulos de quebra-cabeças e semelhantes.

Alguns jogos eram capazes de atingir uma jogabilidade 3D simplista, como Star Fox em 1993. Isso era impressionante para a época, mas o SNES simplesmente não era capaz de lidar com gráficos 3D adequados sem problemas. Isso mudou com a próxima geração de consoles.

Jogos 3D: para o futuro

A quinta geração de consoles de videogame, liderados pelo PlayStation e Nintendo 64, finalmente tornou possíveis os verdadeiros jogos 3D. Graças ao maior poder desses consoles, os desenvolvedores podem finalmente fazer jogos com movimento 3D completo.

Super Mario 64, que chegou em 1996 como um título de lançamento para o Nintendo 64, foi o primeiro jogo de plataforma 3D de grande sucesso e estabeleceu o padrão nos anos que viriam. Muitos dos principais títulos do PlayStation, como Spyro the Dragon e Metal Gear Solid, também eram jogos 3D completos.

Desde que o 3D se tornou popular, os consoles se tornaram poderosos o suficiente para lidar facilmente com jogos 3D e 2D. Vamos ver como isso se desenrola.

Gêneros 2D populares

Como os jogos 2D existem apenas em dois planos, eles se prestam bem a títulos mais simples. Vejamos alguns dos mais populares.

Platformers

Platformers são um dos tipos mais comuns de jogos 2D. Uma vez que seu objetivo normalmente é apenas chegar ao final de cada nível, correr e pular em duas dimensões é um ajuste natural.

Os exemplos incluem Sonic the Hedgehog e Rayman Legends. Analisamos os melhores criadores de plataforma 2D se você estiver interessado em explorar o gênero em mais detalhes.

Jogos de luta

Embora existam jogos de luta 3D, os jogos de luta clássicos aparecem em 2D. Eles colocam você e um oponente um contra o outro em uma arena onde você só pode se mover para frente / para trás e pular.

Os exemplos incluem Street Fighter e Mortal Kombat.

Jogos de quebra-cabeça

Os jogos de quebra-cabeça clássicos, como jogos de combinar três ou quebra-cabeças de eliminação de blocos, funcionam em 2D, pois não há muito para eles além de peças móveis. Os jogos de quebra-cabeça 3D são normalmente muito mais complexos e envolvem quebra-cabeças baseados em movimento.

Os exemplos incluem Tetris e Bejeweled.

Gêneros 3D comuns

Com o advento dos gráficos 3D, muitos novos gêneros de jogos nasceram e outros assumiram novas formas. Aqui estão alguns deles.

Atiradores de primeira pessoa

Já que os atiradores em primeira pessoa dependem de você ter a perspectiva de alguém segurando uma arma, eles só fazem sentido em 3D, onde você pode se mover em um espaço realista. Este gênero começou com Doom em 1993.

Os exemplos incluem Half-Life e Call of Duty.

Jogos Hack and Slash

“Ação” é um gênero amplo; o subgênero “hack and slash” se refere a títulos 3D com ênfase na superação de grandes grupos de inimigos usando combates corpo a corpo suaves. Os jogos 2D têm um gênero semelhante em “beat ‘em ups”, mas os jogos hack and slash só podem existir em 3D graças às extensas opções de combate.

Os exemplos incluem Bayonetta e Devil May Cry.

Jogos de corrida

Jogos de corrida simples podem existir em 2D, geralmente com gráficos de cima para baixo. Mas quase todos os jogos de corrida modernos são em 3D, tirando proveito de gráficos modernos e controles mais robustos.

Os exemplos incluem Forza Horizon e Need for Speed.

Onde 2D e 3D se sobrepõem

Esperançosamente, agora você entende mais sobre as diferenças entre jogos 2D e 3D. Vimos alguns exemplos de gêneros em cada um, mas é importante observar que nem sempre são regras rígidas e rápidas.

Por exemplo, muitos gêneros funcionam tanto em 2D como em 3D — os criadores de plataformas são um ótimo exemplo. Embora os plataformas 2D sejam geralmente diretos, a dimensão extra dos plataformas 3D oferece a eles muito mais opções. Plataformas 3D, como A Hat in Time, geralmente apresentam vários objetivos, como coletar tantos de um determinado item.

Algumas séries de jogos até alternam entre 2D e 3D regularmente. A série Metroid começou em 2D no NES e SNES antes de passar para 3D com Metroid Prime no GameCube. Mas desde o lançamento do Prime, a Nintendo desenvolve títulos Metroid 2D e 3D. Sonic the Hedgehog é um caso semelhante.

Jogos que usam um estilo “2.5D” são outra complicação na discussão. Este termo geralmente se refere a jogos com jogabilidade 2D que apresentam gráficos 3D (como Donkey Kong Country: Tropical Freeze, Trine 2 ou Street Fighter V).

Esses jogos usam modelos 3D para personagens e outros objetos, mas só permitem que você controle o jogo em duas dimensões. Compare a aparência de Donkey Kong e o ambiente em Tropical Freeze:

Com o sprite de Link do jogo The Legend of Zelda original:

Ambos os jogos apresentam jogabilidade 2D, mas há claramente uma diferença nos métodos usados ​​para exibir esses gráficos.

Jogue em 2D e 3D

Com os jogos modernos, existem toneladas de excelentes jogos 2D e 3D para jogar. Não se preocupe muito com o estilo gráfico — você deve apenas encontrar os gêneros que gosta de jogar e tentar mais jogos como eles.

Falando nisso, existem muitos gêneros de jogos de nicho para descobrir, além dos que discutimos acima.

Crédito da imagem: Liu zishan /Shutterstock

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ