Desde o começo que você começou a utilizar computadores, deve ter percebido que existem vários formatos de arquivos, mas em especial arquivo de imagens, existem muito mais formatos que o JPG ou JPEG.
- Como converter imagens PNG em JPG online [7 melhores opções]
- Como converter WebP em JPG ou PNG no Windows ou no Mac
O que acontece em relação às imagens é que cada formato de arquivo tem a sua necessidade. Imagens no formato PNG, por exemplo, podem salvar imagens sem o fundo, tornando-a como uma espécie de adesivo.
Quando se tem uma familiaridade com computadores, você costuma buscar por imagens e nota esses formatos de arquivo em cada nova imagem que deseja salvar, mas você já notou que existe dois formatos de JPG? Ou melhor, você sabe se há alguma diferença entre elas? É isso que responderemos neste artigo.
Diferença entre JPG e JPEG
As abreviaturas que encontramos no final de cada arquivo de imagem, que podemos obter por câmeras digitais ou dispositivos móveis com câmeras, são basicamente a mesma coisa.
O formato “JPG” ou “JPEG” são abreviações do nome “Joint Photographic Experts Group” (Grupo Conjunto de Especialistas em Fotografia, em português), que é grupo de especialista que desenvolveram o formato de arquivo de imagem digitais, que utilizamos desde 1992.
No início da década de 90′, os computadores utilizavam o sistema operacional da Microsoft, que naquela época era o MS-DOS. Quando as primeiras versões do MS-DOS saíram, ele suportava apenas extensões de arquivos com apenas três letras.
Dessa forma, todo tipo de arquivo que possuíam compatibilidade com o sistema operacional naquela época, obrigatoriamente necessitavam ter somente três letras a cada formato de arquivo, o que também incluía o JPEG.
O formato de imagem “JPG” já existia em computadores Macintosh, mas como não possuía a limitação de apenas três caracteres em cada extensão, os aquivos de imagem digital poderiam ser armazenados em “JPEG”.
Com o avanço da tecnologia e ferramentas de edição de imagens cada vez mais exigentes e criação de vários outros formatos de arquivos de imagem, essa diferença acabou ficando no passado. Hoje, ambos os formatos “JPEG” e “JPG” são armazenados como uma mesma extensão.
O que aconteceria então se eu mudasse o formato do aquivo de imagem de JPG para JPEG? A resposta a essa pergunta é muito simples, absolutamente nada. Quando mudamos a extensão de um para outro, não há uma mudança drástica no arquivo além da quantidade de letras da sua extensão.
Por serem o mesmo formato de arquivo, você não precisará de um conversor de imagem para fazer esse trabalho, nem mesmo se você for utilizar o arquivo em seu velho computador com MS-DOS.
Curiosidades sobre o formato JPG
Citamos anteriormente que o formato de arquivo está presente na grande maioria de câmeras digitais e dispositivos móveis com câmeras. Entretanto, não explicamos algumas coisas sobre esse formato de arquivo.
- Uma câmera digital que salvam o arquivo na extensão, contêm sensores que captam a luz emitida ou refletida dos objetos, e as representa em RGB.
- O formato JPEG utiliza 16.777.216 cores, quando utilizado em 8 bits sendo no sistema de cor RGB.
- Tem suporte em praticamente todo tipo de dispositivo digital lançado recentemente, sejam computadores ou dispositivos móveis.
- Exibe mais de 16 milhões de cores numa resolução máxima de 65.535 x 65.535 pixels.
- Pode reduzir o tamanho de uma imagem significativamente para maior portabilidade de arquivo, perdendo de 50 a 70% da qualidade original.
Seja por qual motivo você prefira utilizar o formato JPG, ele sempre será a primeira opção de muitos usuários de computadores e dispositivos móveis. Isso, devido a sua grande popularidade em formatos de arquivos de imagens.