Os ataques cibernéticos estão aumentando este ano graças ao COVID-19 manter tantos de nós dentro de casa. Mas a pandemia não é o único motivo pelo qual você deve se preocupar com a segurança cibernética. Os hackers estão constantemente descobrindo novas maneiras de nos prejudicar – mas, acima de tudo, eles estão atrás do nosso dinheiro.
Algumas das maiores ameaças cibernéticas que enfrentamos hoje são cavalos de Troia bancários – programas maliciosos que procuram informações bancárias enquanto se disfarçam como documentos inofensivos. Eles podem escanear o que você digita, roubar seu dinheiro e comprometer todas as suas senhas mais confidenciais.
Sua conta bancária é uma das coisas mais importantes na sua vida para se proteger contra hackers. Sem uma forte segurança cibernética, você pode acabar perdendo dinheiro e dados pessoais essenciais. Se você ainda não fez uma verificação de segurança em suas contas bancárias online, agora é a hora. Aqui estão as etapas que você precisa seguir.
1. Crie senhas fortes
Criar senhas fortes é a etapa mais fundamental para proteger suas contas. Senhas fracas como 12345678 ou Senha podem ser facilmente adivinhadas ou quebradas com software que os hackers podem baixar gratuitamente. E se você compartilhar uma senha fraca em várias contas ou perfis, terá um efeito dominó em suas mãos se um deles for comprometido.
Para proteger suas contas, aqui estão algumas boas regras para criar senhas melhores:
- Sempre use um conjunto aleatório (ou não sequencial) de letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos.
- Sempre crie suas senhas com oito caracteres ou mais.
- Use senhas exclusivas para cada conta, sempre.
Se você está tendo problemas para descobrir senhas fortes, aqui está um exemplo que usamos aqui em Komando.com: T / V ho2nnL. Vem de uma frase aleatória – uma letra do Metallica. “Tire minha mão para a terra do nunca-nunca.”
Use o primeiro caractere de cada palavra para obter “tmhotnnl”. Em seguida, substitua algumas palavras e letras por símbolos e números. “M” torna-se / V e “to” torna-se 2. Finalmente, coloque algumas letras em maiúscula para criar uma senha difícil que seja fácil de lembrar: “T / V ho2nnL”.
2. Configure a autenticação de dois fatores
Ativar a autenticação de dois fatores (2FA) para suas contas bancárias é uma ótima maneira de manter os hackers afastados. Quando ele está configurado, você não pode fazer login sem um código que o banco envia para o seu telefone via mensagem de texto. Os hackers não terão acesso ao seu telefone, o que significa que é improvável que eles consigam entrar. Além disso, você saberá sempre que alguém tentar fazer o login sem sua permissão.
Veja como você pode configurar o 2FA para alguns dos maiores bancos do país.
correr atrás: Chase configura automaticamente os clientes com 2FA desde o início. Na primeira vez que você entrar em sua conta de um novo dispositivo, será solicitado que você verifique sua identidade com um código de texto. Seu número de telefone e endereço de e-mail deverão estar atualizados em sua conta, então, se algum estiver desatualizado, ligue para o número de suporte no verso do seu cartão.
Wells Fargo: Abra a guia rotulada Sua Central de Segurança a partir do aplicativo ou site do Wells Fargo, ou toque ou clique aqui para ativar 2FA para sua conta. Você será solicitado a inserir um número de telefone onde possa receber seu código de segurança. Depois de digitar o código, 2FA estará ativo na próxima vez que você fizer login.
Banco de América: Escolher Configurações de perfil no canto superior esquerdo do site da BoA e clique em Gerenciar SafePass. A partir daqui, você pode adicionar qualquer número de telefone para o qual deseja que seu código de segurança seja enviado. Quando terminar, você será solicitado a verificar os detalhes de seu cartão de débito ou crédito para concluir a configuração.
Citibank: Os clientes do Citibank já têm 2FA ativo por padrão. Na primeira vez que você entrar em sua conta de um novo dispositivo, será solicitado que você verifique sua identidade com um código de texto. Seu número de telefone e endereço de e-mail deverão estar atualizados em sua conta, portanto, ligue para o número indicado no verso do seu cartão se algum estiver desatualizado.
Se você não encontrar seu banco listado aqui, geralmente encontrará a opção no Configurações da conta ou configurações de segurança para o site ou aplicativo de seu banco, onde você tem a opção de alterar sua senha.
Além do 2FA, alguns bancos oferecem tokens de segurança criptografados. Esses pequenos dispositivos portáteis geram senhas únicas que você pode usar para fazer login em sua conta. Como são dispositivos físicos pertencentes ao seu banco e mantidos em segurança por você, não há como um hacker obter acesso sem lidar com um fisicamente. Peça mais informações ao seu banqueiro.
3. Use dispositivos seguros
Alguns dispositivos são muito melhores para verificar suas contas do que outros. Se o seu PC pegar um vírus, por exemplo, você pode ter um hacker observando você digitar sua senha, mesmo sem perceber.
Para proteger suas contas, você pode escolher um dispositivo que só usa para finanças. Para isso, recomendamos um computador Chromebook leve. Esses laptops acessíveis executam o ChromeOS, o que significa que eles não são vulneráveis aos mesmos tipos de malware que um PC com Windows completo.
Se você preferir não gastar dinheiro em um novo Chromebook, pode proteger sua conta usando configurações de segurança biométrica, como impressão digital ou rosto. Se o seu telefone tiver um scanner facial (como o FaceID da Apple) ou um leitor de impressão digital, você pode usá-los para verificar seus logins. Verifique a área Configurações do aplicativo do seu banco para ver se a autenticação biométrica é oferecida.
4. Um pouco de desonestidade não fará mal
A maioria dos bancos solicitará que você defina perguntas de segurança ao criar sua conta. Essas perguntas são usadas para verificar sua identidade caso você seja desconectado ou faça uma grande alteração em suas configurações.
Mas e se um hacker ou stalker souber mais sobre sua vida do que você espera? Se você postar detalhes sobre sua vida nas redes sociais, pode ser fácil desvendar questões de segurança sem nunca invadir sua conta.
É por isso que é importante lembrar que você não precisa responder a todas as perguntas de segurança com precisão. Na verdade, é melhor para sua segurança dar respostas falsas e anotá-las em vez de conectar as respostas à sua vida real.
Na próxima vez que você tiver que configurar uma conta e responder a perguntas de segurança, escolha respostas que sejam fáceis de lembrar, mas que não sejam necessariamente verdadeiras. Em seguida, pegue um pedaço de papel ou um diário barato e escreva suas respostas. Você ficará feliz por ter feito isso.
5. Congele seu crédito – É GRÁTIS!
Todos nós eventualmente seremos vítimas de uma violação de dados em algum momento. Mas só porque seus dados estão comprometidos não significa que você ainda esteja em perigo. Se você tomar medidas proativas, como congelar seu crédito, poderá evitar que o problema piore muito.
Eis o motivo: se o seu crédito for bloqueado, os hackers não conseguirão abrir novas contas em seu nome. É uma das maneiras mais eficazes de coibir o roubo de identidade, e tudo o que é necessário para configurar um congelamento de crédito é um rápido telefonema para uma das três agências nacionais de crédito.
O melhor de tudo: é grátis solicitar um congelamento a partir de 2018. É uma segurança pela qual você nem precisa pagar!
6. Configure alertas e fique por dentro
Toda semana, Kim recebe uma mensagem de seu banco que mostra os saldos de sua conta. Se algo parecer incomum, ela pode entrar em contato imediatamente com seu banco para descobrir o que aconteceu.
Se você não estiver verificando sua conta regularmente, pode acabar perdendo algo importante, como um hack ou violação de senha. Ativar notificações por meio do site do seu banco ou aplicativo oficial é uma maneira fácil de ficar por dentro.
Você também pode configurar alertas se atingir um saldo baixo ou se seu banco detectar atividade fraudulenta em sua conta. Você pode recebê-los na forma de mensagens de texto, notificações de aplicativos ou e-mails – ou até mesmo uma combinação dos três.
Veja como configurar alertas para alguns dos maiores bancos nacionais. Se o seu banco não estiver nesta lista, baixe seu aplicativo oficial e procure Alertas no menu principal. Você também pode pesquisar o site do seu banco para obter instruções ou conversar com um representante do banco para obter ajuda. Você pode facilmente entrar em contato com um ligando para o número no verso do seu cartão.
correr atrás
- Faça login no Chase em seu navegador ou baixe o aplicativo móvel Chase.
- Selecione Alertas no menu e siga as instruções para configurar alertas e escolher a sua entrega preferida.
Wells Fargo
- Faça login no site da Wells Fargo e escolha a conta à qual deseja adicionar ou editar alertas.
- Escolha os alertas que deseja receber e personalize-os. Salve suas edições.
- Para receber alertas de texto, adicione seu número de celular para receber mensagens de texto. Você pode fazer isso entrando em sua conta e adicionando seu número de telefone ao seu perfil.
- Marque a caixa rotulada Permitir textos móveis e aceitar o Consentimento para receber mensagens de texto.
- Resposta SIM INSCREVA-SE para a mensagem de texto que você recebe.
Banco da América
- Baixe o aplicativo móvel do Bank of American. Então, Use este link para escolher o seu dispositivo. O BoA enviará um link de download para seu smartphone ou tablet.
- Você também pode entrar em sua conta de um navegador para configurar alertas de banco online.
Citibank
Sua conta bancária é preciosa. Se você reservar um tempo para protegê-lo, pode confiar que seu dinheiro está seguro.
Mas ter uma conta bancária segura é apenas o primeiro passo para proteger seu dinheiro de hackers. Se você adora fazer compras online, experimente esses métodos de pagamento seguros para evitar que suas transações sejam digitalizadas ou sequestradas