MBTI: como fazer teste de personalidade online

Já ouviu falar em testes de MBTI? Com eles é possível se conhecer e até melhorar em sentido profissional
Avatar de Nalbert Gomes
11/11/2021 às 11:36 | Atualizado há 2 anos
MBTI: como fazer teste de personalidade online 1

Hoje em dia existem muitos testes de personalidade na internet, e todos eles possuem sua importância. Nesse artigo vamos ver sobre o MBTI e conhecer os objetivos e propósitos do teste.

Como fazer o teste de personalidade online?

Faça o teste do MBTI e veja seus resultados
Faça o teste do MBTI e veja seus resultados (Imagem: Divulgação/16personalities)

No site 16personalities, você pode facilmente fazer o teste de MBTI, clique aqui para fazer o teste. Depois de entrar no site, você poderá responder cada uma das perguntas feitas, com suas preferências pessoais. Como já vimos brevemente, ele pode ajudar você a se desenvolver pessoalmente e ser contratado.

Caso você esteja preocupado em fazer o testes e expor suas preferências pessoais, vamos ver nesse artigo, do que se trata esse teste e a importância geral dele.

O que são Testes de personalidade?

Se aprofunde no autoconhecimento
Se aprofunde no autoconhecimento (Imagem: Divulgação/pxhere)

Testes de personalidade tem como objetivo ajudar e contribuir para o crescimento pessoal e profissional das pessoas. Com eles é possível se conhecer melhor, e outras pessoas podem entender do seu comportamento, isso será essencial ao ser contratado ou não para uma empresa.

Eles são usados em processos seletivos com o foco de entender características pessoais dos candidatos. Algumas pessoas também usam com o objetivo em desenvolver times para grandes projetos. Um dos vários testes feitos é o de MBTI, com ele é possível analisar os resultados e agrupar em grupos. Veja mais sobre ele abaixo.

O que é o MBTI?

De modo direto a sigla significa Tipologia de Myers-Briggs, ou seja é um indicador tipológico ou classificação tipológica de Myers-Briggs. Não importa qual seja o nome, esse teste é um tipo de instrumento usado para identificar características e preferências pessoais.

Ele foi criado durante a Segunda Guerra Mundial, baseado nos estudos sobre os Tipos Psicológicos. Esse teste tem como método de organização, avaliar a personalidade e inserir a pessoa em uma classificação de indivíduos.

De acordo com o MBTI, existem quadro pares opostos de maneiras de pensar e agir, chamados dicotomias. As dicotomias são extroversão e introversão, sensorial e intuição, razão e sentimento, julgamento e percepção.

Os termos de cada uma delas, tem significados técnicos que mudam do seu significado cotidiano e não contabilizam as aptidões. Vamos entender mais sobre o funcionamento dele abaixo.

Como funciona o teste MBTI?

Através de um  questionário, o candidato pode responder com base em preferências pessoais que são mostradas, o teste vai deixar em evidência suas tendências comportamentais. Eles são baseados em 16 tipos diferentes de personalidade, que são combinações das dicotomias.

Cada um dos tipos gera uma sigla que possui quatro características predominantes combinadas. Nessa sigla cada uma das letras corresponde ao tipo de preferência com características específicas. Com o teste fica esclarecido as características de personalidade do individuo.

Usos do teste MBTI

Com os testes se conheça e melhore
Com os testes se conheça e melhore (Imagem: Divulgação/Hostinger)

Já vimos muito que o teste de MBTI é indicado principalmente para aprimoramento pessoal, porém ele já foi aplicado várias vezes com outros propósitos. Além de matar a curiosidade de muitas pessoas que querem se autoconhecer, ele pode ajudar você até a melhorar seus relacionamentos interpessoais.

Dentro de uma equipe de trabalho, os resultados podem ajudar você a escolher um líder, ou colocar pessoas que tem facilidade para compreender e enxergar as aptidões e tendências dos colegas  .

Você pode assim unir o útil ao agradável, vendo facilidades e dificuldades de cada um deles. Além disso, com essa noção mais aprofundada que cada teste dá, será possível ver diferenças importantes, que devem ser levadas em conta, ao colocar as pessoas para trabalharem juntas.

Usando bem essas informações que vão estar a sua disposição, será menos cansativo e desgastante, administrar conflitos e até evitar problemas.

As Dicotomias

os resultados dos testes podem ser diversos
Os resultados dos testes podem ser diversos (Imagem: Divulgação/16personalities)

Como já falamos os resultados dos testes, são separados em dicotomias, para exibir as características básicas comportamentais de cada um. Veja cada uma delas abaixo.

  • Atitudes

As atitudes ajudam a descrever se o individuo é extrovertido ou introvertido. Os Extrovertidos são movidos pela atitude antes que o pensamento, então são realizadores, gostam de estar envolvidos em várias atividades. Já Introvertidos prezam pelas ideias e buscam refletir antes de agir. Pela necessidade de resguardo para o pensamento, tendem a ser pouco sociáveis.

  • Funções

As funções do teste MBTI descrevem como a informação é entendida e interpretada por cada personalidade. Os dois tipos de pessoas no resultado são as pessoas sensoriais, que são aquelas que só creem em coisas palpáveis, concretas, detalhes e fatos.

Enquanto para os intuitivos associações com questões abstratas e teóricas, conhecimento prévio e possibilidades são facilmente trabalháveis.

  • Racionalistas e Sentimentais

Esse resultado mostra como as decisões são tomadas, como são postuladas. Ou seja os racionalistas decidem com base na lógica e procuram argumentos racionais. Já os sentimentais decidem de forma intuitiva, com base em seus sentimentos.

  • Estilo de Vida

E o último dos resultados mostram sobre as preferências pessoas, dentre elas temos dois tipos. O Julgador que tentará controlar o mundo, sente-se tranquilo ao tomar decisões, enquanto um perceptivo é adaptável, prefere manter opções em aberto.

Agora diga para nós, você já conhecia o teste MBTI? Você fez ele alguma vez na sua vida? Diga para nós nos comentários abaixo.

 

SUGESTÕES PARA VOCÊ