6 melhores jogos para crianças com menos de 5 anos

Vejam os perigos delas passarem muito tempo na internet, bem como o tempo que os jogos para crianças devem tomar de acordo com a idade
Avatar de Nalbert Gomes
20/06/2023 às 18:15 | Atualizado há 5 meses
6 melhores jogos para crianças com menos de 5 anos 1

Existe uma diversidade gigantesca de jogos e aplicações para celulares. Porém, os pais devem tomar muito cuidado com o que deixa a criança jogar, principalmente para crianças muito pequenas. Pensando nisso, separamos uma lista com os 6 melhores jogos, indicados para menores de 5 anos.

Abaixo segue a lista com os melhores jogos para celulares para crianças, pensando principalmente em títulos e temáticas apropriadas para a idade.

1. Khan Academy Kids (Android/iOS)

khan academy jogos para crianças
(Imagem: Nalbert/Tekimobile)

Essa opção é totalmente gratuita, e além de divertir as crianças também ensina. O app possui conteúdo de matemática, artes, desenho, cores e muito mais. Já que essa lista se trata de jogos para crianças, é importante destacar que o app é fácil de se navegar.

A plataforma Khan Academy é bem popular, e se destaca entre educadores, pais e professores. O app se dedica a jogos, atividades e e-books. É possível imprimir o conteúdo do app e ele não possui nenhum tipo de anúncio para atrapalhar o uso.

Infelizmente o aplicativo é todo em inglês, porém, visto que as atividades são bem simples, é possível que a criança se divirta mesmo assim.

2. Sago Mini World (Android/iOS)

O Sago Mini também ensina os filhos, porém ele não é um dos jogos para crianças com tanto foco em ensino. Porém, é possível aprender sobre animais, sobre amizades e muito mais.

O app possui mais de 40 minijogos, e toda a animação do app é bem fluída. Infelizmente, o jogo é pago, porém é possível testar ele por 7 dias de graça. O app também não possui anúncios, o que é bom para não atrapalhar ninguém.

3. Endless Numbers (Android/iOS)

endless numbers jogos para crianças
(Imagem: Nalbert/Tekimobile)

Esse app faz parte de um conjunto de jogos para crianças, além dele também existe o Endless Alphabet (Android/iOS). Eles dois possuem o foco, em ensinar as crianças, o jogo do título ensina sobre números, e a outra opção ensina sobre letras.

O jogo ensina a criança a reconhecer e diferenciar letras e números. Ele ensina por meio de contagem, ortografia, caligrafia e muito mais. O app é um conjunto de quebra-cabeças, sendo alguns deles pagos e outros totalmente gratuitos.

4. Toca Kitchen 2 (Android/iOS)

O ensinar pode ter várias vertentes diferentes, com o Toca Kitchen, você pode ensinar sua criança até mesmo a cozinhar. O jogo ensina a preparar refeições deliciosas, como usar certos utensílios, e o que é cada ingrediente.

A primeira versão do jogo já era muito popular, a continuação garante mais diversão, com personagens ainda mais interativos, mais itens de cozinha e animações. A jogabilidade é imersiva para crianças, totalmente sem anúncios e ele é bem simples de se navegar.

Os personagens do jogo interagem com as crianças, e permitem que eles mesmo cozinhem, é claro que tudo em uma cozinha virtual, sem nenhum perigo real.

5. YouTube Kids (Android/iOS)

jogos para crianças
(Imagem: Nalbert/Tekimobile)

O Youtube em si, é uma plataforma conhecida mundialmente, e isso pode ser preocupante para os pais. Mesmo que ele não seja um dos jogos para crianças, muitas crianças gostam de ver vídeos, e isso pode ser perigoso, visto que as crianças conseguem encontrar qualquer conteúdo dentro do app.

Com o Youtube Kids, você pode deixar o celular na mão do seu filho sem nenhum problema. No app, a criança consegue interagir de maneira simples e sem dificuldade. Além disso, todos os vídeos sugeridos são especialmente para crianças.

Os pais também conseguem escolher o que a criança poderá assistir ou escutar. Tudo isso com simplicidade tanto para crianças como para os próprios pais. 

6. O Mundo da Peppa Pig (Android/iOS)

Para aqueles que são fãs de uma das porquinhas mais conhecidas do mundo, o jogo da Peppa Pig pode ser perfeito para se divertir e aprender. Com um menu fácil de navegar, você poderá encontrar inúmeras atividades criativas, quebra-cabeças e vídeos perfeitos.

A criança poderá interagir com os mini jogos, passando um dia no parque com a porquinha, ou até mesmo decorando um bolo junto com ela e seus pais. Mais uma opção que as crianças vão gostar de jogar e também de aprender.

Com o foco em ser simples, a criança dificilmente terá de ler algo. Toda a interação do jogo pode ser feito por crianças com menos de 5 anos sem nenhuma dificuldade.

Infelizmente algumas coisas do jogo são pagas, mas é possível se divertir com alguns minigames gratuitos. O jogo é inglês, porém como já dito aqui, não é necessário saber ler ou entender o idioma para se divertir.

Lembrando que essas são somente algumas das diversas opções de jogos para crianças que você encontra nas lojas de apps.

Agora diga para nós, de todos os jogos para crianças, quais opções você vai baixar para o seu pequeno? Diga para nós nos comentários abaixo e compartilhe com outras pessoas.

Cuidado com o tempo que deixa seu filho no celular

Independente do aplicativo que seu filho irá usar, é importante ter em mente que especialistas afirmar que crianças que passam muito tempo em telas pode ter diversos problemas:

  • Acesso a conteúdo inapropriado

  • Apatia ao convívio e atividades sociais

  • Queda no rendimento escolar

  • Problemas no desenvolvimento da linguagem

  • Intolerância à espera

  • Prejudica o sono

Esses são apenas alguns dos problemas.

Quanto tempo a criança deve ficar no celular?

Vale lembrar que os especialistas sugerem o tempo que cada criança deve passar em frente a tela.

Até 2 anos

Evitar o uso de dispositivos eletrônicos por crianças, sem necessidade, nem mesmo de forma passiva.

Entre 2 e 5 anos

Controlar o tempo de exposição às telas a, no máximo, uma hora diária, sempre com a supervisão de um adulto responsável.

Entre 6 e 10 anos

Controlar o tempo de uso de telas a, no máximo, duas horas por dia, sempre com a supervisão de um adulto responsável.

Entre 11 e 18 anos

Definir um limite de três horas diárias para o uso de telas e videogames, enfatizando que não deve ocorrer durante a noite, mas sim em um horário pré-determinado de preferência.

Com informações: Kumon

SUGESTÕES PARA VOCÊ