Como compartilhar a tela do celular e PC com o Facebook Messenger

Veja o passo a passo para compartilhar a tela do seu smartphone ou computador usando o Facebook Messenger facilmente.
Avatar de André Luiz
22/07/2020 às 14:01 | Atualizado há 4 anos
facebook messenger compartilhamento de tela destaque

O Facebook Messenger agora permite que você compartilhe a tela do seu smartphones ou PC, exibindo aplicativos abertos como as guias do navegador, fotos, vídeos e muito mais durante suas chamadas de vídeo. E melhor ainda, você não precisa esperar que ele seja lançado para a sua plataforma preferida: O novo recurso de compartilhamento de tela já está disponível nas versões Android, iOS e desktop do Messenger, Messenger Rooms, Workplace Rooms e qualquer outro aplicativo do Facebook no qual você pode fazer uma chamada de vídeo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Naturalmente, o recurso funciona um pouco diferente dependendo do seu dispositivo. Os usuários de desktop podem optar por compartilhar aplicativos específicos, janelas do navegador ou toda a sua visão de desktop, enquanto os dispositivos móveis transmitirão o que estiver atualmente aberto em suas telas. 

O número de participantes é restrito com base em qual serviço você está usando. As chamadas normais do Messenger permitirão que você transmita sua tela com até oito outras pessoas em uma única chamada, enquanto o Messenger Rooms atualmente permite 16 pessoas em sessões de compartilhamento de tela. O Facebook planeja aumentar esse limite de 16 para 50  nas próximas semanas, e adicionará controles adicionais para o Messenger Rooms para que quem criou a chamada possa definir restrições para quem pode compartilhar sua tela. 

Por enquanto, porém, todos os membros da chamada podem compartilhar sua tela a qualquer momento durante a chamada. 

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como compartilhar na tela uma chamada de vídeo do Facebook 

O recurso de compartilhamento de tela só está disponível na versão mais recente dos vários aplicativos messenger do Facebook, por isso certifique-se de que seus aplicativos tenham sido atualizados antes de você tentar. (Os usuários de desktop não têm que fazer nada.). Além disso, todos os dispositivos em uma chamada devem suportar o compartilhamento de tela para usá-lo, ou seja, todos precisam estar com os apps atualizados.

Com esses requisitos cumpridos, veja como fazer o compartilhamento de tela em uma chamada de vídeo do Facebook no celular e no desktop: 

Como compartilhar tela do computador no Facebook Messenger

  • Abra qualquer serviço do Facebool no navegaor: Messenger. Facebook.com, Messenger Rooms ou Facebook Workplace. 
  • Inicie uma chamada de vídeo ou crie uma nova sala. 
  • Clique em “Compartilhar tela”  no menu inferior. 
  • Selecione “Tela inteira”, “janela do aplicativo”   ou  “Guia do navegador”. 
  • Uma vez iniciado o compartilhamento de tela, você pode manter a chamada em segundo plano e clicar em torno das guias/aplicativos compartilhados, se quiser. 
  • Pressione “Stop”  na parte superior da janela de chamada para finalizar o compartilhamento de tela a qualquer momento. 

Como compartilhar tela do celular no Facebook Messenger (Android e iOS)

  • Abra o aplicativo Facebook Messenger (ou um dos outros aplicativos suportados do Facebook). 
  • Comece uma chamada de vídeo. 
  • Durante a chamada, deslize para cima para expandir a barra de opções. 
  • Toque em “Compartilhar sua tela”,  depois  “Comece a compartilhar” e finalmente  “Iniciar a transmissão”. 
  • Uma vez iniciado o compartilhamento de tela, você pode navegar para seus outros aplicativos enquanto a chamada de vídeo estiver em segundo plano. 
  • Troque de volta para a chamada de vídeo para impedir o compartilhamento de tela. 
Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.