Meu celular está desbloqueado? Veja como saber

Avatar de Redação
16/10/2020 às 20:08 | Atualizado há 4 anos
Meu celular está desbloqueado? Veja como saber 1

Se você está pensando em trocar de operadora de celular, pode estar se perguntando se seu telefone está desbloqueado. Com um telefone desbloqueado, você tem a liberdade de mudar para outra operadora com relativa facilidade. Mas se o seu telefone estiver bloqueado, você não terá tanta sorte.

Vamos ver como verificar se seu telefone está desbloqueado, o que isso significa e como proceder caso seu dispositivo esteja bloqueado.

O que significa quando um telefone está “desbloqueado”?

Antes de examinarmos o processo real, é importante definir o que realmente é um telefone “desbloqueado”. Nesse caso, não estamos falando sobre a tela do telefone ser bloqueada com uma senha, impressão digital ou similar (cobrimos o que fazer se você esquecer a senha do iPhone ou a senha do telefone Android). Ter um telefone desbloqueado também é diferente de ter um dispositivo desbloqueado ou com root.

Em vez disso, um telefone desbloqueado está disponível para uso em diferentes operadoras de celular. Com um telefone desbloqueado, você pode mudar para uma nova operadora e usar o novo cartão SIM para se conectar ao novo serviço sem complicações.

Isso contrasta com um telefone bloqueado, que só está disponível para uso com a operadora de quem você o comprou. Se você comprar um telefone da Sprint (por exemplo) e ele estiver bloqueado, você não pode simplesmente comprar um cartão SIM de outra operadora e começar a usar um serviço diferente. Seu telefone só funcionará com Sprint, a menos que você o desbloqueie.

Vamos descobrir como saber se o seu telefone está desbloqueado a seguir.

Como verificar se o seu telefone está desbloqueado

Abaixo estão alguns métodos que você pode usar para verificar se você tem um telefone desbloqueado.

Como saber se o seu iPhone está desbloqueado

No iOS 14 e posterior, há uma maneira fácil de verificar se o seu iPhone está desbloqueado. Dirigir a Configurações> Geral> Sobre e encontrar o Trava da operadora campo. Se você ver Sem restrições de SIM aqui, seu iPhone está desbloqueado. Qualquer outra coisa significa que seu iPhone está bloqueado para sua operadora.

Em versões anteriores do iOS, você pode acessar Configurações> Celular (ou Dados móveis em algumas regiões)> Opções de dados celulares (ou Opções de dados móveis) Se você vir uma opção chamada Rede de Dados Móvel (ou Rede de dados móveis) aqui, então há uma boa chance de que você tenha um telefone desbloqueado.

No entanto, esse segundo método não é infalível e pode variar dependendo da operadora. Por exemplo, em nosso iPhone desbloqueado comprado da Apple e usando o serviço Mint Mobile, essa opção não apareceu. Portanto, mesmo que você não veja isso, seu telefone ainda pode estar desbloqueado.

Verifique se o seu telefone Android está desbloqueado

O Android não fornece um método fácil para verificar o status do seu SIM como o iOS 14 faz. No entanto, existe um método semelhante que não é perfeito, mas vale a pena tentar.

Para verificar isso, vá para Configurações> Rede e internet. Próximo a Rede móvel, procurando por um Mais , que permite adicionar uma rede secundária (se o seu dispositivo for compatível). Isso não aparecerá se o seu telefone estiver bloqueado para uma operadora.

O acima se refere ao estoque do Android; o processo pode ser diferente em seu telefone. E se essa opção não aparecer, seu telefone ainda pode estar desbloqueado. Para ter certeza, você deve continuar no próximo método.

Verifique se há um telefone desbloqueado usando outro cartão SIM

Para certificar-se de que seu telefone está desbloqueado, o ideal é testá-lo com outro cartão SIM. Isso fornece uma prova concreta de que seu telefone está bloqueado.

Supondo que você não tenha um segundo cartão SIM de outra operadora disponível, você pode pedir um emprestado a um amigo que não usa a mesma operadora que você. Se essa não for uma opção, tente um SIM pré-pago barato disponível em farmácias ou no Walmart.

Veja como verificar seu telefone com um segundo SIM:

  1. Faça uma chamada com o seu SIM atual para confirmar se tudo está em ordem. Se você não quiser incomodar ninguém, ligue para um serviço meteorológico automatizado local.
  2. Assumindo que a chamada funciona corretamente, desligue e desligue o telefone.
  3. Use uma ferramenta de remoção do SIM, um clipe de papel dobrado ou um objeto pontiagudo semelhante para ejetar o seu SIM atual e trocá-lo pelo novo.
  4. Com o novo SIM instalado, ligue o telefone novamente.
  5. Faça uma chamada novamente.

Se a chamada for completada com o segundo SIM, seu telefone será desbloqueado. No entanto, se a chamada não funcionar ou você vir um prompt para inserir um código de desbloqueio do SIM, seu telefone está bloqueado.

Descubra se o seu telefone está desbloqueado pela sua operadora

Se ainda não tiver certeza depois de tentar todas as opções acima, entre em contato com sua operadora para saber se seu telefone está desbloqueado. A empresa poderá lhe dizer com certeza, embora demore algum tempo para receber uma resposta. Tente visitar uma loja de varejo se for conveniente.

A empresa provavelmente precisará do número IMEI do seu telefone para verificar isso para você, portanto, certifique-se de tê-lo em mãos com antecedência.

Em geral, se você comprou seu telefone diretamente do Google, Apple ou outra empresa, provavelmente ele está desbloqueado. Os telefones comprados diretamente da sua operadora, especialmente os que ainda estão em um plano de pagamento, provavelmente estão bloqueados.

E se meu telefone estiver bloqueado?

Como você viu, com um telefone bloqueado, você não pode usar nenhuma outra operadora com ele. Isso significa que se você quiser mudar para outro provedor, você precisará desbloqueá-lo primeiro.

Se você comprou o telefone de sua operadora e ainda está pagando por ele, é provável que a empresa desbloqueie o dispositivo quando você pagar. No entanto, isso varia de acordo com a operadora, então você terá que perguntar para ter certeza. Algumas operadoras exigem que você envie um formulário para desbloquear o dispositivo.

Considerações com telefones bloqueados

Algumas pessoas não se importam em ter um telefone bloqueado porque ficam com uma operadora por muito tempo. Mas se você está farto de saber disso, você deve considerar a compra de telefones desbloqueados no futuro.

Isso lhe dará mais flexibilidade e evitará que você fique preso ao preço de uma operadora por 24 meses de cada vez. Você pode querer experimentar um MVNO como o Google Fi para economizar nos custos de dados, ou talvez você queira a flexibilidade de usar um SIM internacional durante uma viagem.

Na próxima vez que você comprar um telefone, verifique se ele está desbloqueado. Vendedores como Best Buy e Amazon vendem telefones desbloqueados e bloqueados, então é fácil confundi-los.

Finalmente, se você alguma vez comprar um telefone de segunda mão, certifique-se de que ele não esteja bloqueado para a operadora do proprietário anterior antes de pagar. Caso contrário, você pode acabar com um dispositivo que não pode usar.

Regra de telefones desbloqueados

Agora você sabe verificar se seu telefone está desbloqueado e o que isso significa para você. Embora telefones bloqueados não sejam o fim do mundo, recomendamos telefones desbloqueados, se você tiver escolha. Com um pouco de sorte, sua operadora desbloqueará seu dispositivo bloqueado para que você possa usá-lo em qualquer lugar.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ