Há poucos meses, o Google trouxe ao mundo sua ferramenta de compartilhamento rápido de arquivos entre dispositivos Android, o Nearby Share. Rapidamente, esta nova funcionalidade foi comparada ao AirDrop, da Apple.
Ele está disponível para celulares Pixel, Samsung e outras marcas, porém somente para dispositivos que tenham a partir do Android 6.0 Marshmallow.
Como funciona o Nearby Share?
Por meio do Nearby Share, você pode compartilhar todo tipo de arquivo, como vídeos e fotos, e também enviar links de sites. E tudo isso com uma velocidade muito superior aos aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, por exemplo.
Para utilizá-lo você precisa abrir o arquivo, selecionar a opção de compartilhar e escolher a função Nearby. Com isso, o dispositivo rastreia aparelhos que estejam próximos e também conectados à ferramenta e deixa você optar para qual deles quer concretizar o compartilhamento.
A pessoa que receberá o arquivo tem que autorizar a transmissão entre os dispositivos e só.
Um ponto bastante importante é que o Nearby Share escolhe, automaticamente, a melhor opção de compartilhamento, como Bluetooth ou Wi-Fi, por exemplo. O uso do Bluetooth garante o compartilhamento mesmo quando você estiver completamente offline.
É seguro utilizar o Nearby Share?
Não bastasse a rapidez na transmissão de arquivos e a possibilidade de uma padronização no Android, esta nova ferramenta também é criptografa, o que permite o compartilhamento com segurança, garantindo que informações importantes não sejam trocadas com alguém indesejado.
E você ainda pode optar por deixar o recurso ativo para todas as pessoas da sua lista de contatos, somente para algumas ou até mesmo para ninguém.
Quais as diferenças e semelhanças entre o Nearby Share e o AirDrop?
O Android Nearby Share está sendo muito comparado ao recurso AirDrop, da Apple. Um concorrente ao AirDrop é um recurso que já era solicitado frequentemente entre os usuários do Android.
Mas será que é correto chamar o Nearby Share de “AirDrop do Android?” Embora os dois serviços possam funcionar de maneira um pouco diferente, eles têm a mesma finalidade.
O AirDrop funciona entre iPhones, iPads e computadores Mac. Ele usa Bluetooth para criar uma rede Wi-Fi ponto a ponto entre dispositivos, sem necessidade de conexão com a Internet. Os arquivos enviados com o AirDrop são criptografados também.
O Nearby Share eventualmente terá suporte semelhante para várias plataformas entre telefones e computadores (possivelmente até Macs). E como já dito, ele também pode funcionar sem uma conexão com a Internet.
Existem algumas pequenas diferenças técnicas entre as abordagens do Google e da Apple, mas elas oferecem a mesma funcionalidade. O AirDrop se tornou uma plataforma de compartilhamento onipresente entre os usuários da Apple, ainda não se sabe se isso acontecerá com o Nearby Share, mas é o que se acredita.
A tecnologia, cada dia mais, se apresenta como uma forma de facilitar a vida das pessoas, permitindo que se façam compartilhamentos de maneira muito mais eficiente, ágil, prática e moderna.
Curtiu este conteúdo? Então, não deixe de ler os outros textos sobre tecnologia publicados aqui em nosso site.