Nearby Share x AirDrop: entenda as diferenças e semelhanças desses recursos

Vejam o que o Nearby Share, recurso que compete com o Airdrop da Apple, oferece a mais que o concorrente.
Avatar de André Luiz
11/01/2021 às 15:39 | Atualizado há 4 anos
nearby share

Há poucos meses, o Google trouxe ao mundo sua ferramenta de compartilhamento rápido de arquivos entre dispositivos Android, o Nearby Share. Rapidamente, esta nova funcionalidade foi comparada ao AirDrop, da Apple.

Ele está disponível para celulares Pixel, Samsung e outras marcas, porém somente para dispositivos que tenham a partir do Android 6.0 Marshmallow.

Como funciona o Nearby Share?

Por meio do Nearby Share, você pode compartilhar todo tipo de arquivo, como vídeos e fotos, e também enviar links de sites. E tudo isso com uma velocidade muito superior aos aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, por exemplo.

Para utilizá-lo você precisa abrir o arquivo, selecionar a opção de compartilhar e escolher a função Nearby. Com isso, o dispositivo rastreia aparelhos que estejam próximos e também conectados à ferramenta e deixa você optar para qual deles quer concretizar o compartilhamento.

Nearby Share x AirDrop: entenda as diferenças e semelhanças desses recursos 2

A pessoa que receberá o arquivo tem que autorizar a transmissão entre os dispositivos e só.

Um ponto bastante importante é que o Nearby Share escolhe, automaticamente, a melhor opção de compartilhamento, como Bluetooth ou Wi-Fi, por exemplo. O uso do Bluetooth garante o compartilhamento mesmo quando você estiver completamente offline.

É seguro utilizar o Nearby Share?

Não bastasse a rapidez na transmissão de arquivos e a possibilidade de uma padronização no Android, esta nova ferramenta também é criptografa, o que permite o compartilhamento com segurança, garantindo que informações importantes não sejam trocadas com alguém indesejado.

E você ainda pode optar por deixar o recurso ativo para todas as pessoas da sua lista de contatos, somente para algumas ou até mesmo para ninguém.

Quais as diferenças e semelhanças entre o Nearby Share e o AirDrop?

O Android Nearby Share está sendo muito comparado ao recurso AirDrop, da Apple. Um concorrente ao AirDrop é um recurso que já era solicitado frequentemente entre os usuários do Android.

Mas será que é correto chamar o Nearby Share de “AirDrop do Android?” Embora os dois serviços possam funcionar de maneira um pouco diferente, eles têm a mesma finalidade.

O AirDrop funciona entre iPhones, iPads e computadores Mac. Ele usa Bluetooth para criar uma rede Wi-Fi ponto a ponto entre dispositivos, sem necessidade de conexão com a Internet. Os arquivos enviados com o AirDrop são criptografados também.

O Nearby Share eventualmente terá suporte semelhante para várias plataformas entre telefones e computadores (possivelmente até Macs). E como já dito, ele também pode funcionar sem uma conexão com a Internet.

Existem algumas pequenas diferenças técnicas entre as abordagens do Google e da Apple, mas elas oferecem a mesma funcionalidade. O AirDrop se tornou uma plataforma de compartilhamento onipresente entre os usuários da Apple, ainda não se sabe se isso acontecerá com o Nearby Share, mas é o que se acredita.

A tecnologia, cada dia mais, se apresenta como uma forma de facilitar a vida das pessoas, permitindo que se façam compartilhamentos de maneira muito mais eficiente, ágil, prática e moderna.

Curtiu este conteúdo? Então, não deixe de ler os outros textos sobre tecnologia publicados aqui em nosso site.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ