O aquecimento inteligente pode economizar dinheiro?

Avatar de Redação
05/11/2020 às 14:05 | Atualizado há 4 anos
O aquecimento inteligente pode economizar dinheiro

Existem vários sistemas de aquecimento inteligentes disponíveis hoje, com Hive, Honeywell, Nest, Tado e Drayton Wiser entre os mais conhecidos e com melhor desempenho. (Para saber mais sobre cada sistema e ver qual avaliamos mais alto, confira nosso resumo dos melhores que testamos.)

Um termostato inteligente pode tornar o aquecimento doméstico mais fácil e conveniente de controlar. Isso pode garantir que você sempre acorde e volte para casa, para quartos aquecidos, e ajuda a evitar o desperdício de calor. Mas a grande questão é: você pode economizar dinheiro? E se sim, quanto?

Quanto o aquecimento inteligente realmente economiza?

Como os sistemas variam, assim como o tamanho das casas das pessoas e de seus lares, é difícil obter uma estimativa que sirva para todos. Mas a maioria das pessoas pode esperar uma economia de 10-20% na conta atual do aquecimento doméstico se instalarem um sistema doméstico inteligente e usar seus recursos de economia de energia.

Algumas empresas de aquecimento inteligentes fazem afirmações mais impressionantes. Por exemplo, Tado diz que vai economizar aos usuários até 31% em suas contas de aquecimento. Mas essa economia é provavelmente calculada em relação a uma casa que deixa o aquecimento ligado o tempo todo e atualmente não usa nenhuma medida de economia de energia.

Essencialmente, porém, quanto mais calor você provavelmente estará desperdiçando no uso diário, mais dinheiro poderá economizar melhorando a eficiência do aquecimento doméstico.

Você também precisa levar em consideração o custo de compra de equipamentos domésticos inteligentes e de instalá-los. Os sistemas domésticos inteligentes podem custar de £ 100 a £ 400 – mais instalação – então levará algum tempo antes que você recupere seus custos, quanto mais começar a economizar dinheiro.

Se estiver planejando mudanças para tornar sua casa mais eficiente em termos de energia, você poderá se inscrever para um Subsídio Governamental para Casas Verdes de até £ 5.000, o que também pode evitar que você pague os custos totais de instalação.

Além dos custos de instalação inicial, procure serviços de assinatura pagos. Alguns sistemas de aquecimento inteligentes, incluindo o Tado, exigem que você assine um serviço de assinatura para obter todos os benefícios do produto, o que pode acabar custando mais do que economizando.

Então, aqui estão algumas perguntas sobre o aquecimento doméstico. Suas respostas determinarão quanto dinheiro você provavelmente economizará com um sistema inteligente.

Você é proprietário da sua residência?

Como você tem que investir em um aquecimento inteligente, só valerá a pena financeiramente se você estiver planejando morar na mesma casa pelo menos nos próximos dois anos. Se você é um inquilino de curto prazo ou está considerando uma mudança nos próximos um ou dois anos, a instalação de aquecimento inteligente acabará custando-lhe dinheiro.

Você deixa o aquecimento ligado quando não está em casa?

Os sistemas de aquecimento inteligentes permitem que você programe facilmente quando o aquecimento liga e desliga, o que é ótimo se sua família tem uma rotina regular. Mas se você trabalha em turnos ou tem família indo e vindo em horários irregulares, você precisará de mais do que uma programação direta.

O Nest está equipado com um sensor de movimento e aprenderá sua programação e ajustará o aquecimento de acordo.

Talvez de forma ainda mais eficiente, o Tado usa a tecnologia de geolocalização para ver quem está em casa e ajustar o aquecimento. Quando o último membro da sua família sair, o aquecimento será desligado até que alguém volte a entrar.

Os controles inteligentes também permitirão que você desligue o aquecimento remotamente, de seu telefone, então se seus planos mudarem e você sair mais tarde do que o esperado, não precisa aquecer uma casa vazia.

Você aquece cômodos que não usa com frequência ou em horários em que estão vazios?

Se você aquece sua sala de estar o dia todo, mas só a usa à noite, um sistema de várias zonas pode ajudá-lo a economizar dinheiro. A maioria dos sistemas de aquecimento inteligentes fornece um termostato inteligente para colocar em um cômodo e aquece toda a casa à mesma temperatura.

Um sistema de várias zonas, como os de Drayton Wiser, Hive Active Heating 2 ou Honeywell Evohome, permitirá que você defina diferentes horários de aquecimento separados para diferentes cômodos, de modo que eles estejam aquecidos quando você precisar e economizando energia quando você usar ‘t.

Se você não quiser investir em um sistema de aquecimento inteligente completo, ou se sua casa não tiver tubulação para várias zonas, você pode comprar válvulas de radiador inteligentes individuais, que permitirão que você controle o calor em um único cômodo. No entanto, como custam £ 50- £ 60 cada, vai demorar muito para recuperar o custo. Mas, como você pode levá-los com você quando se mudar, eles são uma opção para inquilinos e pessoas que planejam se mudar em um futuro próximo.

Você já deixou uma janela aberta acidentalmente?

Alguns sistemas de aquecimento inteligentes, incluindo o Tado, têm detecção de janela aberta que desligará o aquecimento se uma janela for deixada entreaberta, para garantir que você não pague para aquecer o jardim.

Você se pega desligando o aquecimento em um dia mais ameno?

Se você se esquecer de levar em consideração o clima ao programar o aquecimento, um sistema inteligente pode ajudar.

Sensores de temperatura e acesso à Internet (para informações sobre o clima local) significam que alguns sistemas, incluindo o Nest 3ª Geração, podem monitorar o clima e incluí-lo na programação de aquecimento. Portanto, se uma onda de calor atingir, você não terá os radiadores funcionando a todo vapor quando chegar em casa.

A maioria dos sistemas também tem modos de feriado que desligam tudo quando você está ausente, enquanto alguns também têm um recurso que verifica se a temperatura externa fica muito baixa e liga o aquecimento para evitar o congelamento de canos e as contas que eles trazem.

Você se esquece de controlar quanta energia está usando?

Uma grande vantagem de usar um sistema inteligente é que você pode ver facilmente quanto está gastando. Os métodos tradicionais fariam com que você acumulasse uma conta às cegas, sabendo apenas a extensão do custo quando a conta chegasse.

Os sistemas inteligentes permitem que você veja um registro constante do seu uso, facilitando o orçamento. Pode ser a diferença entre aumentar o aquecimento em uma noite mais fria ou perceber que você também pode simplesmente colocar um moletom.

Encontrar um sistema de aquecimento inteligente que vai economizar dinheiro

Quanto mais perguntas você respondeu sim, maior a probabilidade de se beneficiar financeiramente de um sistema de aquecimento doméstico inteligente.

Mas se você está pensando em investir em aquecimento inteligente por motivos financeiros, sugerimos que siga estas etapas:

  1. Pesquise o melhor sistema de aquecimento inteligente para você. Não compre um pacote cujo melhor recurso de economia de dinheiro é geolocalização se você estiver em uma casa onde geralmente há alguém em casa.
  2. Descubra se há algum recurso gratuito que você possa usar com a configuração existente. Por exemplo, os clientes Bulb com um medidor inteligente de segunda geração podem baixar e usar o aplicativo SmartThings (para Android e Apple), que fornece aos usuários informações detalhadas em tempo real sobre o uso de energia. Isso ajudará você a monitorar o que está usando e a fazer economias.
  3. Verifique se o sistema de aquecimento inteligente que você está considerando requer uma assinatura para desbloquear recursos de economia de dinheiro.
  4. Esteja atento a ofertas em produtos domésticos inteligentes. A Black Friday é uma boa hora para comprar.
  5. Considere um sistema que você mesmo pode instalar.
  6. Assim que seu sistema estiver instalado e funcionando, use todos os recursos que puder. Se você não usá-lo em todo o seu potencial, pode não economizar dinheiro algum.

Para obter mais conselhos sobre economia de energia, dê uma olhada em nossos artigos sobre como economizar nas contas de luz e como descobrir quanto custam para operar seus aparelhos.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ