O Mozilla Firefox está adicionando pré-visualizações de abas ao passar o mouse sobre elas.

Avatar de André Luiz
07/02/2024 às 15:32 | Atualizado há 2 semanas
O Mozilla Firefox está adicionando pré-visualizações de abas ao passar o mouse sobre elas. 1

O Google Chrome, Microsoft Edge e outros navegadores oferecem a capacidade de visualizar abas com o mouse há anos. Agora, a Mozilla está testando uma função similar no Firefox, que em breve poderá ser disponibilizada para todos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Mozilla publicou uma postagem em seu blog do Firefox Nightly, mostrando algumas melhorias recentes na versão mais avançada do navegador. Uma delas é a capacidade de ver prévias flutuantes ao passar o mouse sobre as abas. Atualmente, essa função está desativada por padrão, mas se você tiver o Firefox Nightly instalado, poderá ativá-la navegando até about:config e configurando browser.tabs.cardPreview.enabled para true.

O Google Chrome começou a testar prévias de abas ao passar o mouse em 2019, mas levou um tempo para ser disponibilizado para todos os usuários. A funcionalidade estava presente na versão original do Microsoft Edge que chegou com o Windows 10, mas quando o Edge mudou para a base do Chromium, a função estava ausente até ser adicionada de volta em 2021. Também está disponível em alguns outros navegadores baseados em Chromium e no Apple Safari.

O Firefox da Mozilla suporta prévias de abas há anos, mas não na barra de abas: há uma configuração para mostrá-las no Windows ao passar o mouse sobre o ícone do Firefox na barra de tarefas. Essa nova implementação está (presumivelmente) chegando a todas as plataformas, e como funciona de forma semelhante às prévias de abas no Chrome e em outros navegadores, deve tornar a transição para o Firefox um pouco menos confusa.

Esta função nem mesmo está habilitada por padrão nas versões de teste do Firefox no momento, então pode demorar um pouco antes de estar disponível para todos em uma versão estável do Firefox. Ainda assim, é ótimo ver que a Mozilla está trabalhando nisso, e em breve estará disponível.

O Firefox 122 foi lançado no final de janeiro, com sugestões de busca mais detalhadas na barra de endereços, melhorias no recurso de tradução local, suporte para criar e usar senhas do iCloud Keychain no macOS, e um novo pacote de instalação para Ubuntu e outros sistemas baseados em Debian. O próximo lançamento, Firefox 123, está previsto para chegar em 20 de fevereiro com mais melhorias na tradução e várias correções de desenvolvimento.

Fonte: Blog Firefox Nightly News

SUGESTÕES PARA VOCÊ