Em algum momento da sua vida, principalmente quando o assunto é segurança você já deve ter ouvido falar em certificado digital. Se você realiza processos vinculados ao governo, ou qualquer outro que exige um alto nível de segurança, é necessário saber o que é certificado digital.
- Como desativar o modo de segurança do celular [Android e iPhone]
- WhatsApp Web ganha extensão para aumentar seguranças nas mensagens
O que é certificado digital?
O certificado digital, funciona como um documento de identidade único, por vias digitais. Ele permite a realização de vários processos eletrônicos de maneira segura, dentre eles a assinatura digital, que possui a mesma validade jurídica de uma assinatura feita à mão e reconhecida em cartório.
O certificado é uma tecnologia de alto nível de segurança. Ele usa chaves criptografadas para garantir a identidade da pessoa, seja ela física ou jurídica. Assim a assinatura é reconhecida, sem necessariamente requerer uma apresentação presencial.
O uso da tecnologia, foi regulado no Brasil desde 2000, mesmo ano em que foi criado a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira.
A ferramenta também conhecida como ICP Brasil, funciona como um CPF ou CNPJ eletrônico. Agora que você entendeu o mais básico sobre o que é certificado digital, vamos entender melhor seu objetivo.
Para que serve o certificado digital?
Um certificado digital, é necessário para realizar uma assinatura digital, a modalidade oferece um alto nível de segurança. Com ela, é possível identificar cada um dos signatários, além de cada um dos documentos autenticados, mesmo que esteja a distância.
A prática de receber documentos, como por exemplo contratos sem um certificado digital, não possuem segurança nenhuma. Além disso, é vulnerável a fraudes, permitindo que o documento seja falsificado. Porém, se o documento possui um certificado digital, a validade jurídica do documento está garantida.
Normalmente certificados digitais são usados em:
- Transações via cartões de crédito e débito: ambos cartões usam certificados digitais que se conectam com os estabelecimentos comerciais e bancos, garantindo a autenticação e segurança da operação.
- Websites: sites usam um certificado digital para validar o domínio e, com isso, demonstrar que são confiáveis e autênticos.
- E-mail: garante a identificação de um usuário para o outro, podendo ser usado para imprimir uma assinatura digital no próprio e-mail.
Agora que vimos o que é certificado digital, e também para que serve, vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto e conhecer os diferentes tipos de certificados digitais que existem.
Quais os tipos de certificados digitais
Ao escolher o certificado digital, é necessário saber quais são os tipos para não escolher errado. Saiba o que é certificado digital em cada um dos tipos abaixo:
Certificado tipo A – Assinatura Digital
O primeiro tipo que vamos ver, é o mais utilizado. O principal destaque, é a possibilidade de realizar assinaturas digitais, identificando o titular, atestando a autenticidade da operação e confirmando a integridade do documento assinado.
O certificado tem validade jurídica, similar a sua assinatura de próprio punho, só que do mundo virtual. Por ser capaz de efetuar cópias de segurança e instalar em diversos computadores, torna o seu uso mais flexível.
Ele é indicado para casos de acesso ao Conectividade Social, emissão de Notas Fiscais, Transporte de Cargas, Obter a CNH Digital, participar de Leilões Eletrônicos na RFB e muito mais.
Certificado tipo S – Certificados de Sigilo
O Certificado Digital do tipo S é utilizando para garantir sigilo à transação. Com ele, é possível criptografar um e-mail, que passa a ser acessível somente com a utilização de um Certificado Digital autorizado para abri-lo.
Esse tipo de Certificado é recomendável para pessoas e empresas que precisam proteger digitalmente informações de valor.
Certificado tipo T – Certificados de Sigilo
O Certificado Digital do tipo T é mais conhecido como carimbo de tempo, ou timestamp. É como um se fosse um selo, que atesta a existência de um documento eletrônico ou assinatura digital em uma determinada data e hora.
Desta forma, garante a temporalidade, a veracidade das informações e que não houve adulteração nos dados no intervalo de tempo até uma nova consulta ao conteúdo do material.
Certificado tipo A CF-e-SAT
Só podem ser emitidos para equipamentos integrantes do Sistema de Autenticação e Transmissão do Cupom Fiscal Eletrônico – SAT-CF-e, seguindo a regulamentação do CONFAZ.
Certificado tipo OM-BR – Certificados do tipo Objeto Metrológico
Certificados do tipo Objeto Metrológico – OM-BR só podem ser emitidos para equipamentos metrológicos regulados pelo Inmetro.
Certificado Digital A1
O certificado do tipo A1 é emitido diretamente no computador, pode ser armazenado em seu navegador de internet ou na nuvem, este tipo de certificado possibilita que seja feita cópias de segurança e posteriormente a instalação em outros computadores. O prazo de validade desse tipo de Certificado é de 1 ano.
Certificado Digital A3
O certificado do tipo A3 pode ser armazenado em um dispositivo criptográfico, que pode ser um cartão inteligente , token, e agora, também na nuvem, ambos protegidos por senha e uma alta camada de criptografia. O prazo de validade desse tipo de Certificado varia entre 1 até 5 anos.
Agora que você aprendeu o que é certificado digital, diga para nós, conseguiu entender o uso do documento? Teve dúvidas? Diga nos comentários abaixo.