O que é Dolby Vision e quais suas vantagens

O Dolby Vision é uma tecnologia que se encontra em muitas televisões, porém, do que se trata o recurso? Quais os diferenciais? Veja abaixo
Atualizado há 3 anos
Conheça mais sobre o Dolby Vision

Outros destaques

Decepções tecnológicas
Serviço de Localização de Emergência
computação quântica
Conflito entre WPEngine e WordPress
Cursos gratuitos.

O Dolby Vision parece em muito com outra tecnologia bem conhecida, o HDR. Mesmo possuindo a mesma proposta, o Dolby Vision mostra melhores resultados quando o assunto é melhorar a imagem da TV. Nesse artigo completo vamos conhecer mais sobre o recurso e seus benefícios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é o Dolby Vision?

Veja o efeito do Dolby Vision em comparação
Veja o efeito do Dolby Vision em comparação (Imagem: Dolby)

O Dolby Vision é o padrão de tecnologia referente a melhoria de imagem nos moldes do HDR. Essa tecnologia é desenvolvida pela Adobe, a famosa empresa de software responsável por programas multimídia focados em criação de conteúdo como Adobe Photoshop, Adobe Premiere, Adobe Illustrator e muito mais.

Como já foi dito o Dolby Vision é muito semelhante ao HDR, porém do que se trata essa tecnologia? O HDR ou grande alcance dinâmico, é a tecnologia de aprimoramento de imagem que destaca os contrastes e cores, dando mais brilho as áreas claras e tons mais reais de preto às regiões escuras, além de deixar as cores mais vivas ao ampliar as cores de cada pixel da tela.

Falando de maneira mais simples, o Dolby Vision é o padrão de HDR da Adobe que mostrou-se superior ao HDR e ao HDR10. Ele está presente em serviços de streaming, inclusive para dispositivos móveis, cinemas e TVs.

Algumas marcas que disponibilizam modelos com suporte ao padrão Dolby Vision no Brasil são LG, Sony e TCL.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Vantagens e desvantagens do Dolby Vision

Veja as vantagens e desvantagens do recurso
Veja as vantagens e desvantagens do recurso (Imagem: Dolby)

O conceito padrão da tecnologia HDR é aumentar os níveis de brilho e contraste, além da intensidade das cores, porém esse aumento possui sempre a mesma intensidade, independente da necessidade da cena.

O Dolby Vision se destaca por ser capaz de alternar a intensidade do alcance dinâmico de acordo com as exigência do que está em tela e em tempo real. Além dessa vantagem, o Dolby Vision possui mais vantagem sobre o HDR na intensidade do brilho e na riqueza de detalhes.

Para exemplificar, a capacidade de luminância de uma tela é feita em NITs, e enquanto o padrão HDR tem em média 1.000 NITs, o Dolby Vision é capaz de suportar até 10.000 NITs.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A tecnologia também possui uma grande riqueza de detalhes, tudo isso graças ao  formato de grande alcance dinâmico da Adobe sobre o HDR e também pode ser constatada comparando outra unidade de medida, o Bit.

O Dolby Vision atinge 12 Bit de profundidade de imagem, o formato HDR chega a 10, sendo que o Bit é uma unidade informativa que representa maior riqueza de detalhes e quanto maior for o número de Bits mais detalhes na imagem.

Atualmente as empresas de tecnologia já desenvolveram versões mais recentes do padrão HDR, o que tem acirrado ainda mais o mercado de TVs.

Dentre as tecnologias encontramos HDR10 e o HDR10+ que já são capazes de moldar a intensidade de luzes e tons escuros, mas que ainda possuem os mesmos 1.000 NITs de luminância e 10 bits.

A desvantagem da tecnologia é que ele não possui formato aberto. Ou seja a oferta de aparelhos de TV e serviços como cinemas e streaming que oferecem o formata é mais restrito. Apesar de a TV com Dolby Vision ser mais cara, ela já estará habilitada também ao padrão HDR, que é aberto.

Alguns modelos de TV com Dolby Vision

Como dito acima, por não ser um formato aberto, a tecnologia não está disponível de maneira tão ampla quanto o HDR. Mas existem algumas televisões que são compatíveis com o recurso. Veja abaixo duas delas.

LG C1 OLED

Dispositivo possui tecnologia integrada
Dispositivo possui tecnologia integrada (Imagem: LG)

As TVs da LG da linha OLED e NanoCell são as que possuem compatibilidade com o padrão Dolby Vision. Um bom exemplo é a LG C1 OLED que também tem 120hz de taxa de atualização, painel IPS e possui inteligência artificial.

Smart TV PHILIPS 50″ 50PUG7625

Outra alternativa para conhecer a tecnologia
Outra alternativa para conhecer a tecnologia (Imagem: Philips)

Além do Dolby Vision o dispositivo possui o Dolby Atmos, com a tecnologia  os níveis de brilho, cor e contraste são automaticamente elevados para oferecer uma qualidade fantástica em cada detalhe das imagens. O Dolby Atmos captura e reproduz os movimentos em uma ambientação 360° para criar uma imersão sonora surpreendente.

Agora diga para nós, você conseguiu entender do que se trata a tecnologia? Teve alguma dúvida ou dificuldade? Diga para nós nos comentários abaixo.

 

Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.