O que é NFC e quais são suas utilidades no dia a dia

Você sabia que o seu celular possui NFC? Talvez você esteja se perguntando o que é NFC, veja sobre isso no guia abaixo
Atualizado há 3 anos
Saiba o que é NFC

Outros destaques

Galaxy S25
processador XRING da Xiaomi
Xiaomi
Huawei Enjoy 70X: tudo sobre o novo smartphone antes do lançamento 1
Palavra-chave: Redmi Note 14 Pro 4G

O NFC é uma tecnologia que pode trazer muito mais facilidade para o seu dia a dia, e a maioria das pessoas já possui a funcionalidade no celular. Vamos começar vendo o que é NFC e conhecer suas utilidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é NFC?

O que é NFC saiba mais
O que é NFC? saiba mais (Imagem: Pixabay)

Para entender o que é NFC precisamos entender o que significa sua sigla. NFC é a sigla para Near Field Communication que em português significa Comunicação de Campo de Proximidade. A tecnologia funciona como o Bluetooth, permitindo a conexão de dispositivos compatíveis.

Mesmo sendo semelhante, ele possui muitas diferenças. Por exemplo, o NFC usa indução magnética, então a distância para que a comunicação aconteça deve ser bem menor. O NFC possui uma limitação de 10 centímetros de distância, bem diferente do Bluetooth que funciona a 10 metros de distância.

Sendo assim, o NFC é usado como uma forma de transmissão de dados via ondas eletromagnéticas. O recurso também tem uma velocidade de transmissão menor quando comparado ao Bluetooth.

Mas ainda em comparação com o Bluetooth, as vantagens são o pareamento praticamente instantâneo e o baixo consumo de energia. A tecnologia também é segura principalmente por não funcionar em longas distâncias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Como e quando surgiu o NFC?

Agora você sabe o que é NFC, mas como e quando essa tecnologia surgiu? A base do NFC é a RFID, que são etiquetas de identificação com chips inventadas em 1983. Elas permitem responder sinais de rádio, localizar e identificar um objeto ou mesmo uma pessoa.

Depois de 20 anos do desenvolvimento da tecnologia, duas grandes empresas se uniram, Philips e Sony, para criar a tecnologia NFC. O objetivo era sobrepor o RFID, então em 2002, os engenheiros responsáveis pelo projeto, Franz Amtmann e Philippe Maugars, tornaram a ideia possível.

Em 2003, a International Standards Organization (ISO), organização responsável por estabelecer e garantir padrões de diversas áreas, aprovou o NFC. Em 2004, a Philips, a Sony e a Nokia criaram o fórum do NFC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já em 2006 foi lançado o primeiro celular com NFC de fábrica, o Nokia 6131. Com o passar do tempo, outras marcas também passaram a investir na tecnologia e colocaram a tecnologia nos seus dispositivos como foi o caso do Samsung Nexus S de 2010.

A Europa e a Ásia foram as primeiras regiões a usar o NFC mais amplamente e agora começa a se tornar popular também no Brasil. Agora que já vimos o que é NFC, vamos ver abaixo as utilidades dele.

Utilidades do NFC

Saiba as utilidades do NFC
Saiba as utilidades do NFC (Imagem: pxhere)

Depois de descobrir o que é NFC, já é possível imaginar algumas utilidades para a tecnologia. Com ele é possível conectar dois dispositivos que estejam aptos a usar a indução magnética. Esses dispositivos podem ser smartphones, máquinas de cartão, cartão de crédito, fechaduras e tags.

Ao saber da conexão dessas tecnologias, é possível usar o NFC de diversas maneiras. A mais comum envolve usar o smartphone para fazer pagamentos. No Brasil, os famosos VTs ou seja Vale Transportes, utilizam NFC para pagar tarifas de ônibus ou metrô.

Além dessa possibilidade, com o NFC é possível:

Agora que vimos o que é NFC e suas utilidades, vamos descobrir se a tecnologia é realmente segura.

O NFC é seguro?

A tecnologia é bem segura
A tecnologia é bem segura (Imagem; Pixabay)

Já vimos que o NFC pode envolver nosso dinheiro, ou seja é importante que a tecnologia seja segura. Porém, não é possível confirmar se a tecnologia é segura. Mas no que se refere à tecnologia NFC celular, podemos afirmar que é bastante seguro de usar.

Mesmo que o NFC se conecte sem toque, a necessidade de uma distância curta evita interferências de golpistas. Além disso, mesmo sendo mais rápido e prático, ele ainda pede por alguma verificação de identidade.

Nos celulares, por exemplo, é preciso habilitar o pagamento por aproximação e usar a biometria ou senha do celular antes de fazer o pagamento. O limite de gasto por esse método também ajuda a se livrar de golpes ou tentativa de roubo dessa forma. 

Agora diga para nós, você conseguiu entender o que é NFC e como usar a tecnologia? Teve alguma dúvida ou dificuldade sobre o processo? Diga para nós nos comentários abaixo.

Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.