O que é o Second Life? Tem relação com metaverso?

Nessa época de metaverso que vivemos, muitos foram grandes pioneiros e entre eles Second Life é um deles
Atualizado há 3 anos
O que é o Second Life? Tem relação com metaverso? 1

Outros destaques

A palavra chave com base no artigo é "livro ilustrado Metroid Prime 1-3".
A palavra-chave com base no artigo fornecido é "Assetto Corsa Evo".
A palavra-chave com base no artigo é "Radeon RX 9070 XT".
A palavra-chave com base no artigo fornecido é "Afterlove EP".
A palavra chave com base no artigo é "Momotaro Dentetsu World: Chikyuu wa Kibou de Mawatteru".

O metaverso é um dos assuntos que mais se fala hoje em dia, porém ele não é algo novo, alguns jogos como Second Life introduziram a ideia que foi se desenvolvendo com o passar dos anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é Second Life?

Second Life foi um dos precursores do metaverso
Second Life foi um dos precursores do metaverso (Imagem: Second Life)

Second Life é um jogo como já dito, que se enquadra na categoria de simulador, e também de rede social, além de funcionar algumas vezes como comércio virtual.

O jogo não envolve matar inimigos, salvar pessoas ou algo assim, na verdade é um mundo, onde você pode fazer o que quiser, como se realmente você uma segunda vida.

Criado em 2003, pela empresa Liden Lab, o jogo tinha como ideia inicial fazer com que as pessoas tivessem uma vida paralela ou secundária.

O Second Life funciona em um ambiente tridimensional, com uma espécie de avatar, onde você pode trabalhar, estudar, fazer compras, construir sua casa, montar seu negócio, casar, participar de festas, etc.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

No seu auge, o jogo chamou a atenção de muitas empresas e especialistas. O crescimento significativo do jogo na época, fez com que muitos pensassem e criasse o dinheiro digital, o Linden Dollar que poderia ser trocado por um dinheiro real.

Todo esse desenvolvimento, aconteceu muito antes do que os famosos Bitcoins de hoje em dia. Uma das pessoas que ficou rica com os dinheiros do Second Life foi a chinesa Anshe Chung, que através da venda de vários terrenos virtuais, conseguiu ficar milionária na vida real.

O jogo pode ser jogado atualmente, basta clicar aqui e entrar no site da plataforma. Se você quiser comprar terrenos e casas no jogo, será necessário usar o serviço premium e pagar uma taxa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para jogar o Second Life é necessário que seu jogo siga os seguintes requisitos: 1.6GHz Pentium 4, Athlon 2000+ ou superior, Memória de 512MB ou superior.

A perda de interesse pelo jogo

Jogo foi precursor do metaverso
Jogo foi precursor do metaverso (Imagem: Second Life)

Com o passar do tempo, muito do interesse do jogo foi totalmente perdido pelo público. Isso ocorre por vários motivos, o Second Life já alcançou um pico de 600 mil usuários, atualmente cerca de 30 mil usuários jogam o simulador.

Quais seriam os prováveis causas do Second Life perder sua fama? Veja abaixo algumas causas:

1. Conteúdo adulto

O Second Life é totalmente proibido para crianças, isso se deve a muitos motivos, um deles é o uso de dinheiro de verdade na plataforma. Além desse motivo, o Second Life começou a ser usado com erotização ou outras coisas não recomendadas para o público infantil.

O grande público nos jogos hoje são crianças, com essa proibição, e se tornando um ambiente tóxico, o jogo perdeu completamente a popularidade entre as crianças.

2. Problemas no serviço

A excessiva liberdade oferecida pelo serviço foi motivo de questionamento para muitos usuários. Porém, nem tudo é permitido.

Jogos de azar, injúria e difamação, por exemplo, são proibidos. Mas salas de sexo entre humanos e animais são liberadas, isso afasta mais ainda o novo público.

3. Golpes

Muitos usuários viram em Second Life uma oportunidade para lucrar, influenciadas pelo sucesso de pessoas que compravam e vendiam terrenos dentro do simulador.

Entretanto aproveitando essa onda, o jogo se tornou um lugar muito perigoso, com golpes até mesmo para crianças, que são proibidas de jogar.

4. Falta de inovação

O jogo não evoluiu com o tempo
O jogo não evoluiu com o tempo (Imagem: Second Life)

Fora o consumo e comércio de itens, há poucas atividades dentro do universo de Second Life. A interação com outros jogadores limita-se ao diálogo e à encenação de algumas atividades, como festas e reuniões.

Porém, não importa quanto tempo se passe jogando, não há qualquer evolução ou mudança na aparência de seu avatar, a não ser que o usuário pague pela customização.

Isso fez com que o público migrasse para outros jogos que tivessem mais objetivos, coisas que mostrariam o progresso deles.

5. Outros concorrentes a altura

Como já dito anteriormente, jogos como GTA 5, Minecraft e muito mais, se tornaram concorrentes do Second Life. E já que o jogo não teve nenhuma inovação ele foi ficando para trás

Como comparação, hoje poucas pessoas utilizam o Second Life, que conta apenas com uma média de 15 mil logins por dia, enquanto o Facebook tem 500 milhões de logins diários.

Agora diga para nós, você já jogou o jogo? Utiliza o simulador atualmente? Diga para nós nos comentários abaixo.

 

 

Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.