Quando você começa a estudar comunicação visual para o desenvolvimento da arte da sua empresa, ou como forma de ganhar dinheiro, entender o que é pantone de cores é essencial para entender como as cores funcionam. Para te auxiliar no entendimento simplificado, montamos esse artigo explicando o que é e seus conceitos.
O que é pantone de cores
A história da escala de pantone de cores, começa há alguns anos, um pouco mais antiga que os primeiros monitores com cores. Criada em 1963 pelo então empresário Lawrence Herbert, dono da Pantone Inc. situada em Nova Jersey, Estados Unidos. Desde então, o método é utilizado por todos os profissionais que trabalham com cores.
O termo “Pantone”, é literalmente uma junção de palavras que formam apenas uma, o seu significado é “todas as cores” ou “pan” todas “tone” cores ou tons. Esse nome é mundialmente famoso como uma espécie de linguagem padrão para a comunicação visual, onde é utilizado a cor e o código a qual ela pertence.
Dessa forma, todas as cores que você puder imaginar estarão presentes numa mesma paleta, onde cada cor possuí o seu destaque e pode ser facilmente identificada por outras telas digitais por meio do código a que ela pertence.
Esse método permite que você tenha mais controle sobre as cores que está utilizando, já que essas podem diferir dependendo do material em que está trabalhando. Um “designer” tem a responsabilidade de utilizar esse sistema de pantone de cores, para ter uma precisão maior em seus projetos em relação às cores que está utilizando.
Ainda assim, mesmo que você tenha enviado um projeto com as cores todas padronizadas conforme o pantone de cores, a gráfica que receberá o produto para a impressão, também deve usar o pantone de cores, para uma precisão ainda maior da arte final.
Quando o profissional que cria as artes em softwares, como o “CorelDraw” e “Adobe ilustrator”, ele tem mais segurança sobre como as suas artes serão impressas, mesmo que a gráfica venha a errar no uso de cores, você mantendo o projeto original pode exigir que o mesmo seja retrabalhado de acordo com o pantone de cores que você utilizou.
Existem outros profissionais que fazem uso do pantone de cores, na verdade, todos aqueles profissionais que recorrem às cores, tem de obrigatoriamente utilizar do mesmo sistema para ter um acordo entre as cores utilizadas.
Então, para ficar bem claro, o pantone de cores é uma padronização da cor, onde você pode em qualquer lugar que esteja desenvolvendo uma arte ou produto, possa ter uma segurança que as cores vistas sejam as utilizadas em qualquer lugar do mundo.
Escala de cores no mundo digital
Existem outras escalas de cores que podem ser utilizadas por designers, mas todas elas devem seguir uma padronização assim como o pantone de cores. Por exemplo, temos o “CMYK” que inglês é uma junção de letras representando o “Ciano, Magenta, Yellow e Black”(Ciano, Magenta, Amarelo e Preto em português).
Esse padrão de cores é muito comum para o uso em tintas de impressoras, que quando misturadas na quantidade certa, formam todas as cores que conhecemos. Quando utilizado esse método, é muito importante a sua calibração para que o resultado final seja o mais próximo que é visualizado.
Ainda assim, esse método de cores “CMYK” pode sofrer variações de mais claro para mais escuro. As gráficas que recolhem arquivos digitais para impressão, utilizam muito desse sistema de cores para a impressão da arte final.
E existe uma diferença significativa de CMYK, para o RGB. Uma vez que utilizado, o sistema de cores em RGB terá uma grande diferença quando impresso, já que o seu sistema de cores é mais baseada em Red, Green, Blue (Vermelho, Verde, Azul em português) voltada para monitores e telas digitais.
E assim terminamos com a explicação do que é o pantone de cores e como funciona a sua utilização, bem como outros exemplos de escalas de cores comuns. Para mais informações sobre outros assuntos recorrentes, acesse os links no começo desse artigo para ficar por dentro dos assuntos mais “chaves” do momento. Até a próxima!