Talvez você já teve algum problema que envolveu cabos e ouviu que o mais danificado era o cabo coaxial. Porém você deve ter pensado que cabo é esse? Para que ele serve? Então para ajudar você a conhecer mais dele e saber o principal funcionamento, criamos esse artigo completo que vai servir de guia sobre o que fazer com esse cabo.
- IPTV: o que é? É crime? Como usar no Brasil?
- TV Box: o que são e quais as melhores para comprar em 2021
O que é o cabo coaxial?
O cabo coaxial como a maioria, é usado para transmissão de sinais. Ele recebe esse nome pois possui várias camadas de condutores e isolantes. Essas camadas protegem o fio de cobre, que acaba se mantendo isolado e completamente blindado.
Com essa proteção não ocorre interferências elétricas ou magnéticas. Eles são usados em transmissões de alta frequência, conseguindo atingir até 20 MB/s. Normalmente ele alcança uma capacidade constante e baixa, não importa o comprimento. Tudo isso garante um bom sinal sem distorções e interferências.
Esse cabo pode ser feito de materiais diferentes, como alumínio. Nesse caso a resistência, pode gerar velocidades de 10 mbps com uma frequência de 10 gigahertz. Quando o assunto é transmissão, esse cabo é aplicado em circuitos de TV, e graças a blindagem e proteção, normalmente ele fica em ambientes externos.
Outro material que usam para esse cabo, é malha de cobre, a resistência permanece e a velocidade continua com 10 mbps com frequência de 2 ghz. Ele obedece o padrão 10Base2, sendo usado com base Ethernet, alcançando 185 metros de comprimento com até 30 nós. Mas se você precisa usar cabos, por que usar esse? Vamos ver mais sobre isso.
Por que usar ele e como é feito?
Esse cabo é o melhor por ser multiuso, ele funciona a base de várias frequências e permite transportar vários sinais diferentes. A blindagem do cabo ajuda a ter um sinal sem perda, não importa qual o comprimento. Porém o lado ruim desse cabo, é que ele é mais caro de instalar. Já vimos bastante sobre esse cabo, agora vamos conhecer ele por dentro.
Por dentro dele, a parte central, que envolve o fio de cobre, é considerado a alma do cabo. Logo em seguida encontramos a blindagem dele. Normalmente essa parte, consiste em um envelope metálico protegendo totalmente o fio de cobre.
Além da blindagem, temos o isolador e a capa. Essas duas camadas aumentam ainda mais a proteção do cabo. Normalmente o isolador é um material que impede qualquer interação elétrica, o que impede interferência. E a capa normalmente é de borracha ou plástico, protegendo o ambiente externo.
O cabo coaxial é constituído por uma parte central, denominada alma, ou seja, trata-se de um fio de cobre, envolvido num isolador, em seguida uma blindagem metálica entrançada e por último uma bainha externa. Conhecendo mais o cabo por dentro, dá pra entender por que ele é bom e importante.
Onde eu devo usar ele?
Já falamos aqui que normalmente esse cabo é usado em aparelhos de televisão. Porém na sua casa, você pode usar para outras coisas também. Para transportar sinais de rádio, conectar receptores, transmissores e até antenas. Teve uma época que esses cabos eram até mesmo usados para conectar computadores.
Sem dúvida, não importa qual seja o uso que você faça dele em casa, tenha certeza que não haverá interferências. Vimos que ele possui muita proteção e é bem blindada, então a confiança com esse produto, sobe mais ainda.
Conclusão
Sabemos que pode não ser um assunto tão animador, mas conhecer mais de certas coisas, como nesse caso o cabo, pode ser muito útil. Utilizar os melhores recursos e materiais garante um melhor funcionamento de todas as coisas. Gostou do que aprendeu nesse artigo? Ficou com alguma dúvida? Diga para nós nos comentários.