O que é um “LinkedIn” no currículo?

O LinkedIn é uma rede social para o mercado de trabalho, que pode ser uma alternativa ao currículo ou uma adição ao mesmo. Entenda como!
Avatar de Bruno Rodrigues
13/12/2021 às 11:02 | Atualizado há 2 anos
O que é um "LinkedIn" no currículo? 1

Hoje existem muitas redes sociais para interações com outras pessoas e compartilhamento de fotos, mas você sabia que existe uma rede social chamada LinkedIn em que você pode registrar suas qualidades e experiencias profissionais? Sim, ela existe sendo a maior rede social profissional do mundo, o LinkedIn foi criado em 2003.

A ideia principal da rede é o mercado de trabalho e os contatos que você pode fazer com outras pessoas da sua área de atuação. Além disso, você encontra grandes empresas a procura de profissionais como você, que podem ser encontradas na plataforma.

Gerando uma ampla rede de contatos e relações profissionais no mercado de trabalho, tornando o uso do currículo impresso coisa do passado.

Currículo virtual LinkedIn A rede social do mercado de trabalho - O que é um LinkedIn no currículo

Para ingressar na rede social você deve criar um perfil assim como todas as grandes redes sociais famosas na internet, como o Facebook, Instagram e Twitter.

Após concluir o preenchimento de informações básicas suas, você pode inserir seus conhecimentos profissionais além de registrar os tipos de trabalho que você realiza profissionalmente ou por hobby.

Diferente das grandes sociais, você pode visualizar quem deu uma olhada no seu perfil ou receber oportunidades que estão relacionadas ao seu conhecimento profissional.

E também você encontrará atualizações sobre os acontecimentos mais importantes e as  novas tendências, para se atualizar no vínculo profissional da sua área ou em outras atividades do ambiente corporativo.

Sempre procure manter sua rede social ativa e atualizada. Personalize seu perfil com fotos que passem um ar profissional, e crie um resumo profissional assim como você faria nos velhos currículos de papel.

Mesmo que, você ainda utilize os currículos impressos, seria interessante adicionar seu URL no currículo. Empresas grandes atualizadas no meio tecnológico, acabam pesquisando seu perfil do LinkedIn mesmo que não esteja destacado no documento. Colocar seu ID pode facilitar o processo de procura na rede social.

Como adicionar o LinkedIn no currículo

Você pode inserir seu LinkedIn perto das informações pessoais do seu currículo, de preferência após seu nome completo ou informações de contato. Abaixo você saberá qual o link que deve ser inserido no currículo e como o alterar para algo mais profissional ou chamativo.

  1. Acesse o seu perfil no LinkedIn Brasil, e clique em “Eu” e logo depois em “Visualizar perfil” no canto superior direito da tela;
  2. Agora clique no ícone do lápis para editar, abaixo da capa;
  3. Desça até encontrar “Informações de contato”;
  4. Clique no ícone do lápis em cinza novamente;
  5. Acesse o link que aparece no topo, à direita.
  6. Mude a URL conforme a disponibilidade da plataforma e salve;
  7. Copie o novo link e cole no currículo. Não é necessário copiar o “https://www”, apenas “linkedin.com/in/seunome/” é necessário para isso.

Dessa maneira você está mostrando as empresas que você está conectado na rede social e elas poderem encontrar outras informações sobre a suas atividades extracurriculares e interesses corporativos.

Por isso é importante manter seu currículo, ou perfil profissional na rede social atualizado. Além de você estar mostrando seu empenho profissional, mostrará que tem se atualizado com as tecnologias disponíveis no momento para o desenvolvimento pessoal e social.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Bruno Rodrigues
Oi, eu sou o Bruno, amante de tecnologia, games e cultura pop.
SUGESTÕES PARA VOCÊ