O que é VAR? Sistema de arbitragem da copa

Conheça o sistema VAR, sistema de arbitragem que será usado na Copa do Mundo de 2022 e pode ser essencial para a decisão da partida!
Avatar de Bruno Rodrigues
26/10/2022 às 12:21 | Atualizado há 1 ano
O que é VAR Sistema de arbitragem da copa

Com a chegada da Copa do Mundo, diversas novas tecnologias estão sendo desenvolvidas e utilizadas para criar a melhor experiência para todos os torcedores ao redor do mundo. Dentre essas novidades encontramos o VAR, sistema de arbitragem que será usada nos jogos da copa.

O que é VAR? Sistema de arbitragem da copa

A sigla VAR significa Video Assistant Referees (Assistente de Árbitro por Vídeo, em português) é um sistema que fora criado na última copa para auxiliar os árbitros a tomar a melhor decisão, em lances difíceis de apitar ou lances que não foram bem apitados.

Assistência em vídeo - O que é VAR Sistema de arbitragem da copa
Imagem/Reprodução: Exame

Dessa forma, fica mais fácil de julgar todos os lances de uma partida de maneira justa, não ocorrendo lances memoráveis como o do Maradona que fez um gol com a mão. Os auxiliares do VAR ficam localizados dentro do estádio, mas em um estúdio especial com diversos monitores para acompanhar os jogos de diferentes ângulos.

Assim, eles podem acompanhar por diferentes monitores os lances que acontecem durante uma partida. Por mais que os lances ainda sejam acompanhados, pode ser que alguns equívocos ocorram, mas isso não está muito longe de ser um problema para os jogos de futebol, não é mesmo?

Quando o VAR entra em ação?

Existem diversas ocasiões em que o VAR pode ser acionado pelo juiz que está em campo, mas algumas vezes pode ser que o mesmo receba instruções para analisar o lance pela equipe de arbitragem em vídeo também. Para ficar mais claro, vamos pontuar todos os lances em que ele pode aparecer durante uma partida de futebol.

  • Gol: Quando um jogador faz um gol numa partida de futebol e avaliado se houve algum impedimento, pênalti ou uma mão boba empurrando a bola para dentro da rede. Além da falta ou infração na jogada originária do gol.
  • Pênalti: Apenas para confirmar se o pênalti teve alguma veracidade, pênalti marcado incorretamente ou não marcado, evitando possível “atores” durante uma disputa de bola. É também nessa categoria que é analisado a falta ou impedimento antes da jogada de pênalti, bem como a saída da bola no lance originário do pênalti.
  • Verificação de cartão: Nesses casos são avaliados o uso direto do cartão vermelho
  • Identificação do jogador: Usado o VAR para identificar o jogador que deve receber a punição pela falta ou ato cometido durante um jogo.
  • Posição de impedimento: Como o nome já diz, é para saber se os jogadores estão ou não impedidos através das câmeras do VAR.

Mesmo que exista o VAR para auxiliar o arbitro em campo, a decisão final sempre será do árbitro que está avaliando a partida. Sendo assim, cabe o árbitro julgar se as cenas em vídeo são ou não úteis para avaliar a sua decisão como juiz no campo de futebol.

No começo do seu surgimento em partidas nacionais, foi um tanto complicado a aceitação de torcedores, jogadores e comentaristas devido à demora que cada lance levava para terminar de ser avaliado, mas isso mudou com as recentes atualizações da FIFA.

A tecnologia envolvida - O que é VAR Sistema de arbitragem da copa
Imagem/Reprodução: FIFA

Com os diversos problemas que ocorreram durante partidas administradas pela FIFA, fora desenvolvida um método de avaliação em 3D, onde é possível identificar ações de jogadores sem a necessidade de um árbitro ter acesso ao lance em questão. Com isso, lances de impedimento e gols duvidosos, são avaliados com extrema precisão facilitando a sua identificação.

Na Copa do Mundo 2022 que acontecerá agora em novembro, teremos a oportunidade de ver como essa tecnologia evoluiu a ponto de facilitar a veracidade dos lances em todas as partidas.

E assim concluímos com o artigo de sobre o que é o VAR e como ele funciona. Para mais informações e dicas sobre a Copa do Mundo, acesse os links recomendados no começo desse artigo.

Com informações: FIFA.

SUGESTÕES PARA VOCÊ