O TikTok foi banido nos Estados Unidos?

Avatar de Redação
15/11/2020 às 13:44 | Atualizado há 4 anos

O aplicativo de compartilhamento de vídeo TikTok é um fenômeno. Desde sua criação em 2017, a rede social tem quase 90 milhões de usuários ativos nos Estados Unidos, e o aplicativo foi baixado cerca de dois bilhões de vezes.

TikTok Walmart Microsoft Deal

Esse sucesso tem um custo. A plataforma é propriedade da empresa chinesa ByteDance. Desde 2016, o governo dos Estados Unidos está envolvido em uma disputa comercial com a China, e a TikTok, junto com a empresa chinesa Huawei, se encontra no meio dessa tempestade política.

Em meados de 2020, o presidente Trump anunciou que usaria uma ordem executiva para proibir o TikTok nos Estados Unidos. Então, como estão as coisas atualmente?

Por que o governo dos EUA baniria o TikTok?

Por décadas, o mundo digital foi dominado por empresas sediadas nos Estados Unidos. Quer se trate de empresas de hardware como Apple, Hewlett-Packard e IBM, ou empresas baseadas em software como Google, Microsoft e Amazon, os Estados Unidos produziram algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo.

Na última década, o setor de tecnologia da China se expandiu rapidamente, com um punhado de empresas como Alibaba, Huawei e ByteDance se tornando marcas mundiais. Para manter a concorrência leal, os estados-nação cumprem as regras internacionais da Organização Mundial do Comércio (OMC) que regem o nível de apoio do estado aos seus negócios.

O governo do 45º presidente afirma que a China está desrespeitando as regras da OMC e dando aos seus negócios uma vantagem injusta. Consequentemente, eles procuraram impor restrições às operações da TikTok e da Huawei nos Estados Unidos. Também foi alegado que o TikTok é um risco à segurança nacional.

O TikTok foi banido nos Estados Unidos?

Resumindo, não. O TikTok não está atualmente banido ou restrito nos Estados Unidos. Embora a disputa envolvendo a Huawei remonte a vários anos e tenha pelo menos alguma credibilidade em relação à segurança nacional, as reclamações sobre a TikTok só vieram à tona depois que o presidente lançou sua campanha de reeleição.

Ele também deu uma data fixa de 20 de setembro de 2020 para a entrada em vigor da Ordem Executiva 13942, banindo efetivamente o TikTok e o WeChat, outro aplicativo de mensagens chinês popular. Depois de assinar a Ordem Executiva, a mídia noticiou fortemente a situação, já que o TikTok foi uma forma importante e divertida de entretenimento para muitos durante a pandemia de COVID-19.

Após uma pressão significativa, o presidente admitiu que uma empresa americana poderia comprar as operações da TikTok nos Estados Unidos. Havia rumores de que a Microsoft compraria o TikTok. No entanto, depois que um acordo não se concretizou, foi relatado que a empresa de software Oracle e Walmart formaria uma entidade com sede nos Estados Unidos para gerenciar as operações americanas da TikTok, embora eles não assumiriam a propriedade da empresa.

Em 18 de setembro de 2020, a TikTok moveu uma ação contra o presidente. Menos de duas semanas depois, o juiz Nichols emitiu uma liminar efetivamente bloqueando a implementação da Ordem Executiva 13942 no curto prazo.

O TikTok ainda pode ser banido?

A eleição presidencial dos EUA ocorreu apenas cinco semanas após a liminar. Os resultados projetam que Joe Biden será o próximo presidente dos Estados Unidos, em vez de Donald Trump.

Embora ainda não tenha assumido o cargo, não há indicação de que a guerra comercial com a China esteja no topo da lista de prioridades do novo governo. Conseqüentemente, parece improvável que a disputa TikTok continue.

Por sua vez, o TikTok nem sabe o status de seu banimento. A empresa não recebeu nenhuma comunicação do gabinete do presidente Trump desde setembro. Em sua Ordem Executiva, o presidente observou que os dados coletados pela TikTok são armazenados na China e potencialmente passados ​​para o governo chinês.

Embora muitos de seus argumentos tenham motivação política, esse ponto em particular é digno de nota. Como uma empresa chinesa, a ByteDance provavelmente compartilha dados com as autoridades. Dito isso, isso se aplica a todas as empresas chinesas, não apenas à TikTok. No entanto, essas políticas de coleta de dados e a estreita colaboração com autoridades estaduais também são padrão entre as empresas americanas.

Pronto para ingressar no TikTok?

O TikTok se tornou um dos favoritos dos adolescentes em todo o mundo e não mostra sinais de desaceleração. À medida que a pandemia se arrasta e entramos e saímos dos bloqueios, parece provável que as pessoas continuem a se dirigir ao TikTok para se divertir e se conectar.

O aplicativo de compartilhamento de vídeo pode inicialmente parecer um pouco assustador, mas com um pouco de orientação, você encontrará muitas maneiras de aproveitar o TikTok.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ