OmniROM traz o Android 11 para o Raspberry Pi 4

Avatar de Redação
03/11/2020 às 05:00 | Atualizado há 4 anos
Outros destaques

O Android e o Raspberry Pi são antigos. Agora, o OmniROM trouxe o Android 11 para o Raspberry Pi 4.

Instalar o sistema operacional Android no Raspberry Pi sempre foi uma experiência puramente acadêmica. A maioria das versões tem sido interessante para jogar, mas faltam a maioria dos recursos que tornam o sistema operacional Android uma opção séria como sistema operacional.

install-android-raspi

Isso pode ter mudado, já que a nova versão do OmniROM do Android 11 para o Raspberry Pi 4 é a versão mais completa do sistema operacional para dispositivos inteligentes do Google até agora.

Quais recursos do Android 11 funcionam no Raspberry Pi?

A porta OmniROM Android 11, lançada por um membro do fórum XDA Max Weninger, é executado no Raspberry Pi 4 no modo tablet. A maioria dos recursos do sistema operacional está presente, com as únicas exceções notáveis ​​sendo a reprodução de vídeo acelerada por hardware, screencasting e a capacidade de criar um hotspot móvel.

OmniROM funciona com o pacote GApps, um projeto de código aberto dedicado a fornecer acesso aos aplicativos de estoque do Google. Essa adição dá acesso à Play Store, abrindo o Raspberry Pi 4 para todo o ecossistema de aplicativos disponíveis para dispositivos Android.

Embora haja relatos de telas sensíveis ao toque funcionando sem muitos problemas, não há suporte nativo para a tela sensível ao toque oficial Raspberry Pi de 7 polegadas. Isso, junto com o vídeo acelerado por hardware, são os recursos que muitos esperam que cheguem em algum momento.

Onde obter a porta OmniROM Android 11

OmniROM é um projeto colaborativo com muitos desenvolvedores, mas Weninger fornece a integração um tópico no fórum XDA. Para colocar o Android 11 em funcionamento, são necessários mais alguns passos do que a média do flash microSD ou USB do sistema operacional. Você precisará certificar-se de que seu firmware no Raspberry Pi está atualizado e configurar OmniROM por meio de um arquivo de configuração fornecido.

A postagem do fórum contém instruções detalhadas e uma longa lista de experiências das pessoas com o Android 11 rodando, que parece funcionar nativamente com telas de toque compatíveis com Raspberry Pi.

Android no Raspberry Pi: uma longa história

A porta Android 11 é a mais recente em uma longa linha de compilações de comunidade do projeto OmniROM. Já no Android 4.4, o OmniROM oferece aos hackers as ferramentas de que precisam para instalar o sistema operacional Android em uma variedade de dispositivos.

O Android chegou ao Raspberry Pi em 2012 e, nos anos seguintes, surgiram vários projetos dedicados à criação da porta Android perfeita. Embora seja certamente possível instalar o Android em um Raspberry Pi, cada construção vem com seus próprios problemas, e a nova porta do Android 11 não é diferente.

Por enquanto, isso ainda é algo para fazer apenas pela experiência, e não há nenhum uso prático real para ter o sistema operacional Android em um Raspberry Pi. Ainda assim, é divertido de fazer, e de que mais razão você precisa do que isso?


.

Fonte

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ