PC, Mac, iOS, Android e PS Vita

Avatar de Redação
04/12/2020 às 12:35 | Atualizado há 4 anos
PC, Mac, iOS, Android e PS Vita

O PlayStation 4 da Sony foi o maior console da última geração, com mais de 100 milhões de unidades vendidas desde seu lançamento em 2013. Desde que foi anunciado, o PS4 passou por uma série de mudanças – tanto em termos de hardware quanto de software – mas um recurso que O jogo remoto permaneceu inalterado, um recurso que permite que você jogue seus jogos PS4 favoritos de qualquer lugar com uma conexão de alta velocidade à Internet.

Mas apesar de estar disponível no PS4 há algum tempo, muitas pessoas não sabem sobre a funcionalidade. Então, sem mais delongas, aqui está tudo o que você precisa saber sobre o PS4 Remote Play e como usá-lo no seu PC, Mac, iPhone, Android ou PS Vita.

Se você é novo no mundo do PlayStation e quer saber mais sobre o que os consoles oferecem, dê uma olhada em nossa comparação PS4 vs PS4 Pro e nossa análise do PS4 Pro habilitado para 4K. E, claro, se você estiver pronto para atualizar, existe o novo PS5 também.

O que eu preciso para o PS4 Remote Play?

Antes de explicarmos como configurar e usar o PS4 Remote Play no PC, Android e PS Vita, devemos primeiro descrever o que é necessário em termos de software e hardware para acessar o serviço. Para acessar seu PS4 de qualquer lugar, você precisará:

  • PS4 com software de sistema 3.50 ou posterior
  • Controlador DualShock 4
  • cabo USB
  • Conta da PlayStation Network
  • Conexão à Internet com velocidades de download e upload de pelo menos 5 Mbps, de preferência, 12 Mbps
  • Dispositivo para acessar o PS4 Remote Play (PC, Mac, iOS aplicável, Android ou PS Vita)

Também vale a pena notar que se você está planejando acessar seu PS4 através de seu PC ou Mac, você será capaz de falar com seus amigos via chat de voz, então pode valer a pena investir em um headset de jogo barato se você não já tem um.

Como habilitar o PS4 Remote Play

O primeiro passo para usar o PS4 Remote Play para acessar o PS4 de qualquer lugar do mundo é habilitar o acesso remoto ao PS4. Para fazer isso, ligue o PS4 e vá para Configurações> Configurações de conexão do Remote Play e certifique-se de que a caixa de seleção ‘Enable Remote Play’ esteja marcada.

Seu console também deve ser configurado como seu PS4 ‘Primário’ para poder acessar remotamente seus jogos favoritos – não é obrigatório, mas torna o processo de configuração muito mais fácil. É algo que muitos teriam ativado durante a configuração inicial do PS4, mas caso ainda não o tenha feito, vá para Configurações> PlayStation Network / Gerenciamento de conta> Ativar como seu PS4 principal e selecione Ativar.

Por fim, você deseja permitir que o Remote Play ligue o PS4 quando estiver no modo de descanso – você não quer deixar o PS4 ligado o tempo todo, quer? Para habilitar a opção, acesse Configurações> Configurações de economia de energia> Definir recursos disponíveis no modo de descanso e certifique-se de que ‘Permaneça conectado à Internet’ e ‘Ativar PS4 pela rede’ estejam ambos habilitados.

É isso aí! Além da configuração inicial para o dispositivo que você estará jogando (que veremos a seguir), seu PS4 agora está pronto para uso remoto.

Como usar o PS4 Remote Play no PC ou Mac

Então, como você usa o PS4 Remote Play no seu PC ou Mac? É um processo surpreendentemente simples, mas primeiro você precisa conectar as duas máquinas:

  1. Baixe e instale o cliente PS4 Remote Play para PC e Mac do site da Sony.
  2. Ligue seu PS4.
  3. Conecte seu controlador DualShock 4 ao seu PC ou Mac com um cabo Micro-USB ou via Bluetooth.
  4. Inicie o PS4 Remote Play no seu PC ou Mac e selecione Iniciar.
  5. Inicie sessão com a sua conta da PlayStation Network – deve ser a mesma conta que foi utilizada para iniciar sessão na sua PS4.
  6. O aplicativo procurará seu PS4 e vinculará as duas máquinas.

Uma vez que seu PS4 e PC / Mac tenham sido conectados, é tão simples quanto conectar seu PC DualShock 4 ao seu PC / Mac via Micro-USB ou Bluetooth e abrir o aplicativo PS4 Remote Play. O aplicativo deve se conectar automaticamente ao PS4, pronto para jogar os jogos mais recentes.

Como usar o PS4 Remote Play no iOS e Android

Além de poder acessar seus jogos PS4 favoritos em seu PC ou Mac, o serviço de streaming de jogos da Sony está disponível para iOS e Android após um longo período de exclusividade apenas para o Xperia.

É um processo semelhante para se conectar ao PS4 através do smartphone:

  1. Baixe o aplicativo Remote Play na App Store ou Google Play.
  2. Ligue seu PS4.
  3. Abra o aplicativo PS4 Remote Play em seu telefone.
  4. Faça login com a mesma conta PSN que é usada em seu PS4 e clique em Avançar.
  5. O aplicativo deve localizar e emparelhar com seu PS4, pronto para acesso remoto.

Mas como você joga jogos de PS4 em um smartphone? Afinal, não foi exatamente projetado para ação FPS em ritmo acelerado. Você pode usar os controles de toque na tela para jogar seus jogos PS4, mas está longe de ser uma experiência ideal. Você pode, no entanto, conectar seu controlador PS4 ao smartphone com um pouco de know-how.

  1. Mantenha pressionados os botões Share e PlayStation de seu controlador DualShock 4 até que a luz comece a piscar.
  2. No smartphone, acesse o menu Bluetooth e procure novos dispositivos.
  3. Selecione o controlador DualShock 4 e emparelhe-o com seu smartphone.

E é isso! Você poderá então abrir o aplicativo PS4 Remote Play e jogar seus jogos PS4 favoritos através do smartphone.

PC, Mac, iOS, Android e PS Vita 3

Como usar o PS4 Remote Play no PS Vita

Embora muitos possam ter se esquecido do PS Vita, um dos principais pontos de venda do console é / era que ele foi o primeiro dispositivo a oferecer o PS4 Remote Play. É certo que com o aplicativo agora disponível para Android e PC / Mac ele não parece muito bom, mas ainda é uma maneira fácil de jogar seus jogos PS4 em movimento, pois você não precisa usar um controlador DualShock 4.

Então, como você se conecta ao PS4 através do PS Vita? É um processo ligeiramente diferente dos mencionados acima e requer que você esteja perto do PS4 durante a configuração.

  1. Ligue seu PS4.
  2. Vá para Configurações> Configurações de conexão de reprodução remota e selecione Adicionar um dispositivo.
  3. Você deve ver um código de 8 dígitos exibido na tela. Tome nota disso.
  4. Abra o aplicativo Remote Play em seu PS Vita.
  5. Digite o código de 8 dígitos exibido no PS4 e espere que eles concluam o emparelhamento.

Depois de emparelhado, basta acessar o aplicativo Remote Play para se conectar ao PS4 e jogar seus jogos favoritos quando não estiver em casa.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ