Por que você deve pesquisar você mesmo no Google agora antes que os outros o façam

Atualizado há 4 anos
Por que você deve pesquisar você mesmo no Google agora antes que os outros o façam 1

Outros destaques

64-bit aplicativos
tablet Apple iPad 10ª Geração
Apple TV 4K.
A palavra-chave com base no artigo é "Indexing Your Library"
Leitor de E Ink baseado em Android

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alguma vez no Google pesquisou pelo seu próprio nome? Mesmo se você não tiver, há uma boa chance de que um amigo, parente ou empregador em potencial o faça em algum momento. E quando o fizerem, você sabe tudo o que eles vão encontrar?

O Google está repleto de informações pessoais que você nem sempre deseja publicar. Quer sejam coletados pelo próprio mecanismo de pesquisa ou por sites de pesquisa de pessoas nojentos, você tem o direito de saber que tipo de dados outras pessoas podem acessar quando procuram seu nome. Toque ou clique aqui para ver como remover a si mesmo dos sites de pesquisa de pessoas.

O que as outras pessoas veem sobre você online pode significar a diferença para conseguir um emprego ou gastar mais tempo procurando por um. Se você deseja assumir o controle de sua reputação on-line, eis por que você precisa começar a pesquisar por si mesmo antes que outros o façam.

Use frases exatas para encontrar mais do que menções

Para começar a pesquisar a si mesmo no Google, é importante saber como pesquisar frases exatas. Isso significa dizer ao Google que você deseja pesquisar as palavras que digitou exatamente como as digitou – sem divisão de termos ou procurando uma palavra enquanto ignora outras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para fazer isso, simplesmente procure seu nome (ou qualquer termo) entre aspas. Por exemplo, procure “Kim Komando” e inclua aspas. Agora, o Google não mostrará resultados para Kim Kardashian junto com Komando.com.

O uso de frases exatas eliminará os resultados de outras pessoas com nomes semelhantes ao seu. Se você tiver um nome mais comum, talvez seja necessário percorrer várias páginas antes de se localizar.

Se você não está encontrando nada ou seu nome é muito comum, use seu nome mais modificadores como a cidade ou estado em que você mora, os nomes de suas escolas, o nome da empresa para a qual trabalha ou outros detalhes. Anote tudo o que você não se sentir confortável que outras pessoas encontrem e anote os endereços da web ou adicione-os aos favoritos.

Uma imagem diz mil palavras

Depois de salvar os sites que deseja visitar, vá para a Pesquisa de imagens do Google e examine todas as fotos suas. É muito mais fácil examinar centenas de imagens rapidamente do que centenas de links, e você pode se surpreender com as imagens e sites que encontrar.

Se você encontrar uma imagem que o preocupe, você pode executar um busca reversa de imagens para ver onde está hospedado. Para fazer isso, siga estas etapas:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Abrir Pesquisa de imagens do Google e clique no Ícone da câmera na barra de pesquisa
  • Cole um link para a imagem ou carregue a imagem que deseja pesquisar.
  • Seus resultados serão mostrados como uma combinação de imagens e sites relevantes. Se uma correspondência exata for encontrada, ela aparecerá na parte superior de seus resultados.

Se a imagem não tiver texto ou qualquer informação de identificação, não se preocupe. Sua imagem pode aparecer mesmo que só tenha seu rosto.

Onde você está e onde você esteve

Em seguida, você desejará pesquisar seus endereços de e-mail e números de telefone anteriores e atuais. Isso ajuda você a ver quais sites têm acesso a esses dados pessoais e também mostra o que outras pessoas podem encontrar se procurarem essas informações.

Se você já se inscreveu em um quadro de discussão ou fórum com seu endereço de e-mail pessoal, seu histórico de postagens pode aparecer facilmente se alguém te procurar no Google. O mesmo pode ser dito para páginas de mídia social e blogs. Encontre e anote quaisquer postagens ou conteúdo que você prefere tornar privado.

Por fim, pesquise os nomes de usuário de sua conta de mídia social. Tente se lembrar de todos os nomes de usuário que você pode ter usado online e procure-os. Por exemplo, se você pesquisar o nome de usuário “kimkomando”, encontrará as contas de Kim no Facebook, Twitter, Pinterest e Instagram.

Se você não consegue se lembrar, tente pesquisar seu nome (como uma frase exata entre aspas) e a rede social que deseja consultar. Isso pode revelar contas que você esqueceu ou que são menos particulares do que você pensa. Se o seu nome verdadeiro estiver visível em qualquer lugar, provavelmente ele se enquadra nesta categoria.

Mantenha o controle daqui para frente

Se quiser ficar por dentro das informações que surgem sobre você nas redes sociais (ou no resto da web), pode configurar um Alerta do Google gratuito para o seu nome. É uma maneira fácil de controlar sua reputação online.

Veja como configurar um Alerta do Google para seu nome:

  • Visita Google.com/alerts e digite o que deseja que o Google o alerte na barra de pesquisa.
  • Clique Mostrar opções para alterar as configurações de frequência, fontes, idioma e região. Você também pode especificar quantos resultados deseja e onde deseja que eles sejam entregues.
  • Clique Criar Alerta para começar a receber alertas sobre você ou outros tópicos de pesquisa de seu interesse.

Bônus: o que o Google sabe sobre mim?

E por último, mas não menos importante, vamos dedicar um momento para abordar os dados que o próprio Google mantém sobre você. Por padrão, o Google registra cada pesquisa que você insere, sua localização (se você usa o Google Maps), histórico de exibição de vídeos e pesquisas do YouTube e muito mais.

Qualquer pessoa que conheça o e-mail da sua conta do Google e investigue profundamente pode aprender muito sobre suas atividades online. Se você não visita sua Conta do Google e as configurações de privacidade há algum tempo, agora é a hora de fazer isso.

Toque ou clique aqui para ver como apagar todos os dados que o Google sabe sobre você.

Agora que você pesquisou por si mesmo e notou o conteúdo que as pessoas podem ver se procurarem por você, é hora de dar um passo adiante e realmente remover todos os dados que você não deseja publicar. Quer saber como? Basta acompanhar a parte dois de nosso guia para pesquisar você mesmo no Google.

Toque ou clique aqui para ver como remover tudo o que descobriu sobre você no Google.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.