Por que você deve usar um CDN para melhorar a experiência do usuário do seu site

Avatar de Redação
04/11/2020 às 13:00 | Atualizado há 4 anos
Outros destaques

Um atraso de dois segundos no tempo de carregamento da página do seu site pode fazer com que as taxas de rejeição disparem em até 103%. Páginas de carregamento lento podem matar seu negócio, com 54% dos usuários móveis abandonando uma página se ela demorar mais do que alguns segundos para carregar.

imagem de servidores em destaque cdn

Existem muitas maneiras de melhorar a velocidade do seu site, mas usar uma CDN (Content Delivery Network) é uma das maneiras mais rápidas de dar ao seu site o impulso de que precisa.

O que é um CDN?

Um CDN é um grupo de servidores localizados em diferentes locais ao redor do mundo. Esses servidores armazenam conteúdo estático como HTML, imagens e vídeos.

O trabalho de um CDN é armazenar em cache o conteúdo estático do seu site em vários locais. Em seguida, ele entrega o conteúdo aos visitantes do seu site por meio do servidor mais próximo de sua localização.

Digamos que seu site esteja hospedado em um servidor do Reino Unido, mas a maioria dos visitantes do site seja dos Estados Unidos; um CDN pode entregar o conteúdo estático do seu site a eles por meio de um servidor dos Estados Unidos. Isso significa que eles podem visualizar o conteúdo do seu site mais rápido do que se ele tivesse que viajar de um servidor do Reino Unido.

Por que você precisa de um CDN?

Normalmente, ao iniciar um site, você o hospedará em um servidor compartilhado. Isso significa que você compartilha seu servidor com outras pessoas. Quando um usuário visita seu site, ele é redirecionado para o servidor do seu host, que está localizado na região global que você escolheu (a maioria dos hosts permite que você escolha o seu data center).

Sempre que um usuário acessa seu site, ele passa por um único servidor compartilhado. Portanto, se você tiver muito tráfego no site ou outros sites que compartilham o mesmo servidor, será muito fácil ficar sobrecarregado.

Embora existam vários tipos de serviços de hospedagem na web, o uso de um CDN pode ajudar a aliviar um pouco o estresse do servidor sem que você precise alterar os hosts da web.

Vantagens de ter um CDN

Ter um CDN pode fazer uma grande diferença no desempenho do seu site e pode melhorar a experiência do usuário. Aqui estão alguns dos maiores benefícios de ter um CDN:

  • Rapidez: É sabido que usar um CDN pode aumentar a velocidade e o tempo de carregamento do seu site. A velocidade é um fator que influencia a classificação do seu site pelos mecanismos de pesquisa como o Google e a retenção de usuários.
  • Experiência de usuário: Um site mais rápido naturalmente levará a uma experiência do usuário aprimorada. Uma vez que seu site leva mais de dois segundos para carregar, pesquisas mostram que seus visitantes sairão de seu site e vá para outro lugar. Com um CDN implementado, você verá uma redução nas taxas de rejeição e um aumento no tempo que as pessoas permanecem em seu site.
  • Carga do servidor: Se seu site tiver muito tráfego, um CDN pode ajudar a distribuir a carga em seu servidor, o que significa que ele será mais confiável e responsivo.

Como a velocidade do site pode afetar as conversões

Até agora falamos muito sobre velocidade. Sabemos que sites com carregamento mais rápido deixam as pessoas felizes, mas como isso pode afetar as conversões?

79% dos clientes disseram eles não voltariam a um site com baixo desempenho. Isso tem um impacto direto nas conversões potenciais. Quase metade de todos os consumidores abandonará uma página da web se demorar mais de três segundos para carregar. Isso significa que você pode perder até metade dos visitantes antes que eles tenham a chance de navegar no seu site.

O gigante das lojas, Walmart, relatou um aumento nas conversões depois de fazer melhorias na velocidade de seu site. Eles haviam concluído anteriormente que os visitantes que converteram experimentaram páginas da web carregadas duas vezes mais rápido do que aqueles que não converteram.

Depois de otimizar a velocidade do site, eles descobriram que, para cada segundo de velocidade aprimorada do site, experimentavam um aumento de 2% nas conversões. A receita incremental também aumentou em até 1% para cada 100 ms de melhoria na velocidade do site.

É bastante conclusivo que aumentar a velocidade do seu site pode ter um grande impacto nas conversões, mesmo com uma melhoria de um segundo. Quando se trata de velocidades de carregamento de página, cada segundo conta (literalmente). Investir em um CDN pode reduzir o tempo que leva para o seu site carregar e entregar informações aos visitantes.

As melhorias na velocidade do site podem influenciar a visibilidade

Com o Google levando em consideração a velocidade do site e da página ao classificar sites, os tempos de carregamento podem influenciar como as pessoas podem encontrar seu site por meio de um mecanismo de pesquisa.

Em 2015, as pesquisas para celular superaram o número de pesquisas para computador. Essa estatística só continuou a crescer ano a ano. Isso indica que é essencial garantir que a experiência móvel do seu site seja tão boa quanto a do desktop (se não mais).

Antes do índice mobile-first do Google, as classificações de busca levavam o desktop em consideração apenas em termos de SEO. Não importava se um site oferecesse uma experiência móvel ruim, pois ele ainda poderia ser classificado no topo do Google se o desktop funcionasse.

A situação mudou completamente; as páginas são classificadas e indexadas no Google com base na qualidade da experiência do usuário no celular. Se quiser ter uma boa classificação e, portanto, aumentar a visibilidade do seu site, você precisará concentrar seus esforços na redução do tempo de carregamento do seu site em todos os dispositivos.

UMA CDN como CloudFlare pode entregar o conteúdo do site de maneira rápida e segura para aprimorar a experiência do usuário, aumentando a visibilidade do site e melhorando as conversões do seu site.

Use um CDN para reduzir o tempo de carregamento

Embora existam várias maneiras de reduzir o tempo de carregamento da página, um CDN é uma das opções mais fáceis de tentar primeiro.

Na maioria dos casos, os indivíduos que hospedam um site o farão em um servidor compartilhado. Cada visitante do site que você receber enviará uma solicitação ao servidor da Web para obter o conteúdo do seu site. Se você obtém uma grande quantidade de tráfego em seu site, cada solicitação aumenta e, por sua vez, aumenta o tempo de carregamento de cada uma delas.

O tráfego intenso certamente não é uma coisa ruim; indica que seu site e negócios estão indo bem, mas se o servidor está ficando lento, essa não é uma situação ideal.

Mesmo que o seu site não tenha muito tráfego, os usuários que estão mais longe do seu servidor podem ser afetados por tempos de carregamento mais lentos devido à sua localização física.

Um CDN é uma ferramenta sólida para ajudá-lo a eliminar esses problemas. Seu site será armazenado em cache em uma grande rede global de servidores, portanto, quando um usuário enviar uma solicitação para visitar seu site, a solicitação será enviada ao servidor mais próximo e reduzirá o tempo de carregamento da página.

O conteúdo que seus usuários recebem quando um CDN está ativo em seu site não é diferente. A única coisa que muda é a quantidade de tempo que leva para receber o conteúdo do seu site. É uma situação ganha-ganha para você e seus clientes em potencial.

Um CDN pode impulsionar seriamente o seu site

Existem versões gratuitas e pagas de CDNs, todas incrivelmente fáceis de implementar em seu site. Independentemente de você se considerar um especialista em SEO ou não, os CDNs podem oferecer uma solução rápida para os problemas de tempo de carregamento do seu site e são incrivelmente eficazes.


.

Fonte

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ