PSVR para PS4 e PS5

Avatar de Redação
30/11/2020 às 10:15 | Atualizado há 4 anos
PSVR para PS4 e PS5

A realidade virtual está mais acessível do que nunca, e poucos mais do que o PlayStation VR, que funciona junto com o PlayStation 4 ou PlayStation 5 que você já possui. No entanto, embora o mundo da realidade virtual seja empolgante, o processo de configuração pode complicar um pouco as coisas quando se trata de PSVR. Para onde vão todos esses cabos, afinal?

Não tenha medo, pois explicamos exatamente o que você precisa para mergulhar no mundo virtual do PlayStation VR, bem como um guia passo a passo sobre como configurar o PlayStation VR para o PS4 ou PS5.

Lista de verificação do PlayStation VR

Embora você possa achar que esta é uma seção boba para incluir em um artigo de configuração, mas ao contrário de outros sistemas, o PlayStation VR da Sony não vem com tudo que você precisa na caixa.

Na verdade, o pacote padrão nem inclui a PlayStation Camera, vital para o uso do PSVR. Então, para resumir, aqui está tudo que você precisa para jogar o PlayStation VR:

  • Pacote PlayStation VR (fone de ouvido, unidade de processador, fones de ouvido, cabo HDMI, cabo USB, adaptador AC e cabo, adaptador de conexão de fone de ouvido PSVR)
  • Câmera PlayStation
  • PlayStation 4 / PlayStation 4 Pro / PlayStation 5
  • PlayStation Move Controller x2 (opcional, mas recomendado)
  • Adaptador de câmera PlayStation (necessário para PlayStation 5)

Como configurar o PlayStation VR para PS4

A primeira coisa que você notará quando abrir a caixa do PlayStation VR é o grande número de componentes e cabos – e isso sem incluir o PlayStation 4, PlayStation Camera ou bastões de movimento, que são vendidos separadamente. Então, por onde você começa?

1) Identifique a unidade do processador (caixa preta) e deslize a tampa para que as portas traseiras fiquem visíveis. Pegue o cabo HDMI fornecido e conecte-o à saída HDMI do seu PS4 e, em seguida, conecte a outra extremidade à porta da unidade do processador identificada como “HDMI PS4”. Conecte o segundo cabo HDMI à sua TV, com a outra extremidade conectada à porta “HDMI TV” da unidade do processador.

2) Localize o cabo USB fornecido e conecte o lado micro-USB (lado pequeno) na parte traseira da unidade do processador. Conecte a outra extremidade do USB a uma porta USB no PS4 – observe que o PS4 Pro tem uma porta USB adicional na parte traseira, ideal para uso com PSVR.

3) Conecte a unidade de alimentação CA na Unidade do Processador e conecte-a a uma tomada.

4) Encontre o cabo de conexão do fone de ouvido VR e conecte o cabo de conexão do fone de ouvido VR na frente da unidade do processador, certificando-se de combinar os símbolos para obter a orientação correta. Conecte o fone de ouvido VR na outra extremidade do cabo de conexão, novamente certificando-se de combinar os símbolos do cabo e da porta correspondente.

5) Agora que o fone de ouvido VR está conectado, a próxima etapa é conectar a câmera PlayStation (não incluída). Conecte o cabo da câmera PlayStation à porta correspondente na parte traseira do PS4 e coloque a câmera em cima ou abaixo da TV, certificando-se de que não haja obstruções bloqueando sua visão da área de jogo.

6) Com todos os componentes agora conectados ao PS4, é hora de ligar o console. Basta ligar o console e seguir as instruções na tela para configurar sua área de jogo e concluir a configuração inicial do sistema VR.

Feito isso, você deve estar pronto para jogar em RV! Se você comprou os bastões do Move, conecte os bastões ao PS4 usando o cabo USB fornecido e pressione o botão PlayStation para emparelhá-los.

Como configurar o PlayStation VR para PS5

A má notícia é que mesmo que você já possua uma configuração PSVR funcional, ela não funcionará imediatamente com o PlayStation 5. A boa notícia é que a única parte de que você precisa é grátis e, assim que tiver, tudo será igual .

Portas PS5

O problema é que o PlayStation 5 não tem a porta personalizada usada pelo acessório PlayStation Camera. Felizmente, a Sony está fornecendo adaptadores gratuitos para qualquer proprietário de PSVR – tudo o que você precisa fazer é fornecer o número de série do PSVR e a empresa enviará um adaptador gratuito pelo correio.

Assim que tiver, basta conectar a PlayStation Camera no adaptador e seguir os passos acima para o PS4 exatamente da mesma maneira para o PS5. Depois de chegar à etapa 5) basta conectar a PlayStation Camera por meio do novo adaptador a uma das portas USB traseiras do console e pronto.

Uma nota rápida: você pode ficar tentado a simplesmente usar isso como uma desculpa para atualizar para o novo Câmera HD para PlayStation 5. Não. Isso é projetado apenas para se filmar para transmissão ao vivo e é não compatível com PlayStation VR. Pode provar ser uma parte do esperado PlayStation VR 2 sempre que isso chegar, mas no momento não vai te ajudar com nenhuma configuração de VR.

E isso é tudo – agora você está pronto para ficar preso, explorando ambientes virtuais e lutando contra vilões virtuais. Se você precisa de inspiração para um jogo, confira nossa lista dos melhores jogos de PlayStation VR.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ