Qual a diferença do Galaxy S21 e do S21 FE? Qual compensa?

Se você ainda não decidiu se vai comprar o Galaxy S21 ou o S21 FE, vamos deixar claro as principais diferenças entre eles
Avatar de Nalbert Gomes
15/08/2023 às 18:14 | Atualizado há 7 meses
Qual a diferença do Galaxy S21 e do S21 FE? Qual compensa? 1

Recentemente a Samsung criou o hábito de lançar uma Fan Edition de seus dispositivos Galaxy S. E não seria diferente com o Galaxy S21. Vamos conhecer abaixo em detalhes, tanto o Galaxy S21 FE como a versão padrão.

Galaxy S21 vs S21 FE: Design

samsung galaxy s21
(Imagem: Trusted Reviews)

No design, os dois dispositivos não possuem muitas diferenças. Eles são versões da mesma geração, com aproximadamente um ano de diferença entre a data de lançamento. Por um se basear no outro, coisas como o formato e a organização da câmera são iguais.

Mas os designs não são totalmente idênticos, isso por que suas dimensões são diferentes. O Galaxy S21 FE é mais largo que o modelo padrão. Isso, para que tenha mais espaço para a bateria levemente mais potente.

Além disso, o display de ambos são Gorilla Glass Victus, enquanto a parte traseira de ambos são de plástico. Eles possuem certificação IP68, que garante proteção contra água por alguns minutos.

Os dois possuem saída de som com alto-falantes que ficam na parte superior e inferior, lembrando que a parte debaixo dos dispositivos possui uma entrada USB-C.

Galaxy S21 vs S21 FE: Tela

Na tela a diferença pode ser um pouco maior, do que os fatores que vimos até agora. Isso porque,  ao olhar os dois dispositivos de longe, você pode não notar, mas o Galaxy S21 FE possui 6,4 polegadas de tela, enquanto o S21 possui 6,2 polegadas.

Além disso, a versão padrão conta com um sensor ultrassônico no leitor de impressões digitais, enquanto o S21 FE possui um leitor óptico mais simples.

Ao comparar as especificações de ambas as telas, encontramos ainda mais similaridades. Os dois dispositivos possuem tecnologia Dynamic AMOLED 2X com resolução Full HD+, e taxa de atualização de 120 Hz.

Como a maioria dos dispositivos, a câmera de selfies está localizada na parte superior, com um pequeno furo no display.

Galaxy S21 E S21 FE: Desempenho e bateria

samsung galaxy s21 cameras
(Imagem: Trusted Reviews)

Nessa categoria, vamos encontrar as maiores diferenças entre os dispositivos. O Galaxy s21 FE possui uma bateria de 4.500 mAh, enquanto a versão padrão possui uma bateria de 4.000 mAh.

O sistema de carregamento de ambos dispositivos é o mesmo, porém, a versão de 2022 oferece capacidade maior. Ou seja a versão padrão, necessita de duas cargas para usar no dia a dia, enquanto o FE precisa somente de uma.

Temos um outro ponto, onde o FE fica para trás que é na memória RAM. Isso por que o modelo possui apenas 6 GB de RAM, enquanto o Galaxy S21 conta com 8 GB de RAM. Mesmo que sejam apenas dois dígitos de diferença, é evidente a distância de utilização dos dois.

Isso por que a versão padrão aguenta mais aplicativos abertos, além de ter maior velocidade, enquanto a versão FE não.

Na parte do processador, ambos dispositivos vem equipado com o Exynos 2100, um chip octa-core, com suporte ao 5G e ao Wi-Fi 6.

Galaxy S21 E S21 FE: Câmeras

samsung galaxy s21 fe
(Imagem: Trusted Reviews)

Os dois modelos possuem um conjunto triplo de câmeras e uma inteiramente dedicada para selfies. Comparando os dois modelos, é possível perceber que o Galaxy S21 FE, é mais nítido que a versão original. Porém, a diferença também não de trata de um abismo tão grande assim.

O conjunto de ambos é bem semelhante, sendo que a principal diferença é que o FE possui uma câmera de 12 megapixels, uma ultrawide de 12 megapixels e outra teleobjetiva de 8 megapixels, enquanto o S21 possui as mesmas resoluções, mas conta com uma lente especial.

Isso por que nas fotos com zoom, a versão padrão utiliza a lente de 64 megapixels, que não está presente na versão FE. Mas o FE sai na frente, quando falamos sobre a câmera frontal, que possui 32 MP, contra 10 MP do modelo padrão.

Quando falamos em vídeos, o FE filma na resolução de até 4K a 60 quadros por segundo, enquanto o Galaxy S21 grava em até 8K a 24 quadros por segundo. Isso é algo a se levar em conta, principalmente para quem utiliza muito a câmera para vídeos.

Galaxy S21 E S21 FE: Preços

Os dois modelos são bons e oferecem bom desempenho, além de um bom tamanho de tela, e conjunto de câmeras completo. Se você não sabe qual pode ser o principal diferencial, para tomada de decisão, talvez o preço pode ser algo para levar em conta.

Isso por que o Galaxy S21 custa um pouco mais de R$ 3000, enquanto o Galaxy S21 FE pode ser encontrado na faixa de R$ 2.400. Então avalie seu bolso, e veja qual vai melhor atender você de maneira geral.

Agora diga para nós, dos dois modelos que analisamos, qual você mais gostou? Diga nos comentários abaixo e compartilhe com outras pessoas.

 

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Nalbert Gomes
Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.
SUGESTÕES PARA VOCÊ