Uma série de fotos pontua cada marco em nossas vidas. Muitas dessas fotos estão em nossos smartphones e computadores. Pode ser difícil organizar as centenas, às vezes milhares, de fotos que tiramos, especialmente com armazenamento limitado nos dispositivos. Toque ou clique aqui para ver como você pode encontrar qualquer foto em seu smartphone.
É aí que entra o armazenamento online. Existem duas opções importantes que você provavelmente já tem e não conhece: iCloud e Google Fotos. Ambos oferecem uma ampla seleção de opções de armazenamento de fotos, organização, compartilhamento e uploads em movimento. Embora sejam semelhantes em termos de funcionalidade, existem aspectos de cada um que os diferenciam.
Como saber qual serviço será o melhor para suas necessidades? Elaboramos um guia simples que descreve o que você precisa saber sobre os dois serviços, desde a estrutura de preços até as deficiências.
iCloud
Para qualquer pessoa que use um dispositivo macOS ou iOS, o armazenamento iCloud da Apple deve parecer bastante familiar. É um produto integrado fácil de usar. Na verdade, quando você entra no seu dispositivo, normalmente, o armazenamento do iCloud é ativado por padrão.
RELACIONADOS: Photoshop muito caro? Experimente essas alternativas gratuitas
Cada conta iCloud vem com 5 GB de armazenamento gratuito. Pode parecer uma tonelada, mas com inúmeras fotos e vídeos de alta qualidade que a maioria de nós tira hoje em dia, é fácil ripar 5 GB rapidamente.
Em vez disso, você pode optar por níveis pagos, com 50 GB adicionais por US $ 0,99 por mês. Como alternativa, você pode gastar US $ 2,99 por mês em 200 GB ou US $ 9,99 para 2 TB. A menos que você esteja tirando fotos constantemente, provavelmente nunca precisará de mais de 50 GB. Para fotógrafos entusiastas sérios, os US $ 9,99 por mês vão durar bastante tempo.
Carregar para o iCloud é tão simples quanto sincronizar seu telefone ou dispositivo. Você não precisa selecionar quais fotos enviar, pois isso será feito automaticamente para você. Se não quiser que uma foto seja sincronizada com a nuvem, você pode excluí-la de seu telefone ou entrar manualmente para fazer isso via iCloud.
Isso pode ser um pouco frustrante, especialmente se você tirar algumas selfies, esquecer de excluir as que não deseja e descobrir que foram enviadas. Este mesmo processo pode ser uma bênção e salvá-lo se você tiver fotos que deseja manter, pois elas serão enviadas. Mas organizar as imagens que você deseja salvar não é a parte mais amigável da experiência.
Infelizmente, o compartilhamento de fotos não é tão intuitivo com o iCloud quanto com o Google Fotos. O iCloud não oferece compartilhamento familiar de fotos além de álbuns compartilhados para os quais vários usuários podem enviar. No entanto, não há uma maneira de ativar o compartilhamento automático como o do Google Fotos, fora do uso do AirDrop.
Isso é mais ou menos como você pode compartilhar as imagens que carrega. Infelizmente, isso pode se tornar complicado, especialmente se você deseja manter todas as suas fotos organizadas e compartilhá-las com outras pessoas. O iCloud é mais sobre como manter as coisas organizadas para você. Isso pode ser um obstáculo para alguns usuários.
Se você não se importa em compartilhar suas fotos, o armazenamento do iCloud tem muitos aspectos positivos, incluindo facilidade de uso, quantidade de armazenamento disponível e uploads automáticos. É uma maneira perfeitamente viável de manter todas as suas imagens, especialmente se você não se incomoda na maioria dos dias em marcar fotos, nomear álbuns ou mesmo se lembrar de carregá-los manualmente. O iCloud cuida de você e você sempre pode entrar e deletar coisas mais tarde.
Fotos do Google
O Google Fotos pode não estar completamente integrado ao ecossistema Android como o iOS, mas é um aplicativo nativo que vale a pena usar, mesmo se você não usar um dispositivo Android. Você também pode acessá-lo em computadores desktop e laptop.
O Google Fotos costumava oferecer armazenamento ilimitado gratuito para todos os usuários, mas isso está prestes a terminar em 2021. A partir de agora, ele oferecerá três níveis de planos de armazenamento pagos: 100 GB por US $ 1,99 por mês, 200 GB por US $ 2,99 por mês e 2 TB por US $ 9,99 por mês. Isso coloca o serviço exatamente no mesmo nível do que a Apple oferece.
Como o iCloud da Apple, o Google Fotos irá automaticamente escanear seu dispositivo em busca de imagens e começar a carregá-las. Você só precisa estar conectado à Conta do Google na qual deseja que suas fotos vivam. Você pode ativar a opção “Backup e sincronização” ou mantê-la desligada e escolher fazer o upload de imagens individuais quando achar necessário. O Google Fotos torna isso muito mais fácil do que o iCloud.
O Google Fotos tem uma área importante em que usurpa totalmente o iCloud, que é em termos de organização e métodos de compartilhamento. Os usuários do iCloud não têm muitas opções para compartilhar imagens com outras pessoas além do AirDrop ou a prática tediosa de enviar mensagens de texto e imagens por e-mail.
Com o Google Fotos, você pode compartilhar um álbum inteiro, fotos de uma pessoa ou coisa ou até mesmo sua coleção inteira. Existem várias maneiras de dividir e compartilhar imagens, e sua coleção segue você em todos os lugares em que você tem uma conta do Google.
Qual serviço você deve escolher?
Não é fácil nomear um vencedor geral entre o iCloud e o Google Fotos. No final, tudo se resumirá a qual ecossistema você prefere usar mais.
As opções do iCloud da Apple estão profundamente integradas em todos os seus produtos, quer você fotografe em um iPad ou organize imagens em seu MacBook Pro. Por outro lado, o Google Fotos tem muito mais opções quando se trata de compartilhar as fotos que você tira com seus entes queridos.
Ambos têm deficiências e até parecem se complementar de várias maneiras. Por exemplo, onde o Google Fotos não tem em termos de capacidade de edição de fotos, o iCloud compensa com um conjunto robusto de ferramentas de edição no dispositivo de sua escolha. Ambos os serviços oferecem sincronização automática, enquanto a organização da Apple pode ser frustrante. O compartilhamento de álbuns do Google é um grande benefício para quem precisa de uma solução fácil de usar.
Sua melhor aposta é dar a ambos uma chance e ver qual você gosta mais. Depois de fazer sua escolha, mantenha-se nessa.
Toque ou clique aqui para ver como organizar sua coleção de fotos em quatro etapas simples.