Como pedir para remover imagens do Google de menores de 18 anos

As imagens do Google podem ser removidas enviando uma solicitação, vejam como pedir
Avatar de Nalbert Gomes
01/11/2021 às 11:14 | Atualizado há 3 anos
Como pedir para remover imagens do Google de menores de 18 anos 1

Você sabia que é possível apagar imagens do Google de pessoas com menos de 18 anos? Essa funcionalidade é boa para preservar a identidade das pessoas, e para elas não serem usadas com objetivos errados. Vamos ver sobre isso abaixo.

Como remover imagens do Google de menores de idade?

Imagens do Google tem algoritmo ajustado
Imagens do Google tem algoritmo ajustado (Imagem:Outreach Pete/commons)

O Google remove imagens de pessoas com menos de 18 anos dos resultados da pesquisa mediante solicitação do menor, da família ou do responsável dele. Com exceção de casos de interesse público ou relevantes para a imprensa.

Então as imagens do Google que ficam na aba Imagens não serão exibidas. Um ponto importante é que o Google consegue impedir a exibição da imagem nos resultados da pesquisa, mas ela não pode ser removida dos sites que a hospedam.

Para remover as imagens, ele precisa atender a todos estes requisitos:

  1. Os URLs enviados são URLs de imagens. Os URLs da Web não se qualificam para remoção de acordo com a política do Google.
  2. As imagens incluem uma pessoa com menos de 18 anos que pode ser identificada. Outra situação são imagens relacionadas a situações trágicas de crianças que morreram antes de completar 18 anos.
  3. O requerente da remoção é a pessoa que aparece na imagem, um responsável legal dela ou um representante autorizado de um deles.

Seguindo esses requisitos, você já está autorizado para solicitar a remoção das imagens. Depois disso veja a continuação do processo logo abaixo. Para realizar a sua solicitação clique aqui, e informe toda a situação, seguindo todos os requisitos que vimos acima.

O que acontece depois que você envia a solicitação de remoção

A gigante da tecnologia anuncia ajustes em sua plataforma e nos resultados
A gigante da tecnologia anuncia ajustes em sua plataforma e nos resultados (Imagem: The Pancake of Heaven!/common)

Assim que você mandar a solicitação, o processo vai se iniciar, e depois disso alguns passos serão dados, veja eles abaixo.

  1. Você receberá uma confirmação automática por e-mail. Isso confirma que a solicitação foi recebida, ela será analisada com base no que foi enviado.
  2. Se necessário será coletado mais informações, qualquer ação realizada, você será notificado.
  3. Caso a solicitação não atenda aos requisitos para remoção, será enviado uma explicação do que você precisa fazer, para que ela seja atendida corretamente.

A tecnologia do Google, destinada a fotos, foi aprimorada e ajustada no decorrer do tempo. Veja uma novidade que foi ajustada recentemente, e não teve um anúncio oficial muito grande.

Google ajusta algoritmo de busca em imagens

Diversidade é ajustada nos algoritmos
Diversidade é ajustada nos algoritmos (Imagem: Simon/pixabay)

Recentemente a Google atualizou seus algoritmos com o objetivo de promover diversidade dos resultados em termos de raça. A nova tentativa da gigante de buscas é eliminar preconceitos do instrumento de busca mais popular do mundo.

A mudança com implementada sem um anúncio formal e tem como objetivo ampliar a busca em variedades de tons de pele. A diversidade vai estar inclusa em todas as pesquisas desde palavras como “pele bonita” e “penteados profissionais”, até pesquisas mais simples como “mulher” ou “família feliz”.

Mesmo sem anúncios oficiais, muito foi se falado sobre as novidades, a própria empresa responsável pelo Google a Alphabet se pronunciou sobre as novidades dos resultados nas imagens do Google:

“Começamos a implementar uma melhoria nas imagens do Google para promover uma maior diversidade de tons de pele para que mais pessoas possam encontrar resultados relevantes e úteis”, disse uma porta-voz do Google em comunicado. “Estamos nas fases iniciais deste esforço e continuamos a experimentar para fornecer maior diversidade nos resultados.”

Durante muitos anos, o Google procurou evitar preconceitos raciais algorítmicos. Em 2015, a companhia se desculpou depois que seu aplicativo de fotos identificou de maneira errada negros como gorilas. Agora, ela busca abordar sinais mais sutis de preconceito, incluindo resultados de imagens do Google que reforçam padrões de beleza.

Google aumenta diversidade em raças nos resultados
Google aumenta diversidade em raças nos resultados (Imagem: Stock Catalog/Flickr)

A atualização das imagens do Google que vimos, estava  programada para ser um dos anúncios, no evento da empresa, mas ela foi retirada da agenda. A mudança, veio na mesma época que outras grandes empresas anunciaram reconhecimento de diversidade e de raças em imagens e buscas.

O avanço e as mudanças tecnológicas com respeito a limitação de idades de menores e diversidade, tem chegado em uma época tardia, mas fica evidente que muitas empresas estão fazendo os esforços para os ajustes.

Juntando as novidades que vimos, é possível perceber que a empresa como um todo, tem procurado melhorar a qualidade de seu buscador. Essa melhora vem em todos os sentidos, tanto na dedicação de raças, até situações trágica com menores.

Agora diga para nós, você sabia dessas novidades sobre as imagens do Google? O que você achou das mudanças? Diga para nós nos comentários abaixo.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Nalbert Gomes
Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.
SUGESTÕES PARA VOCÊ