Sim, sua smart TV está espionando você

Avatar de André Luiz
Atualizado há 4 anos
Sim, sua smart TV está espionando você 1

Outros destaques

Dungeon Raid Codes
Como fazer slides no PowerPoint e no Google Slides
itinerários de viagem AI
transformar TV convencional em smart
Pix errado criptomoedas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Smart TVs economizam muito dinheiro em comparação com outras tecnologias do mercado. Eles não apenas tendem a ser mais baratos do que as TVs tradicionais, mas também incluem aplicativos integrados que podem evitar que você tenha que comprar dispositivos de streaming, como um Roku ou Fire TV Stick.

Mas, como acontece com qualquer tecnologia inteligente, há um preço a ser pago pela conveniência. Em troca de uma experiência sempre conectada, as TVs inteligentes coletam dados sobre os usuários – muitos deles. Toque ou clique aqui para ouvir a atualização tecnológica diária de Kim sobre o dilema da smart TV.

Você não vai acreditar como sua smart TV não está apenas devorando seus dados de visualização. Em alguns casos, ele também coleta informações sobre sua casa. Neste guia, vamos orientá-lo sobre como cancelar essa coleta de dados para que você possa voltar a comer seus programas favoritos em paz.

Desligue os recursos de rastreamento da sua smart TV

Você pode minimizar as atividades de espionagem da sua smart TV? Sim. Nosso conselho: desative seus recursos de rastreamento – especialmente o reconhecimento automático de conteúdo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é ACR e como você o desliga? É um recurso de reconhecimento visual que pode identificar cada anúncio, programa de TV ou filme que você está passando na TV. Isso inclui caixas de streaming, TV a cabo / over-the-air e até mesmo leitores de DVD e Blu-Ray.

Esses dados são coletados e podem ser usados ​​para fins de marketing e publicidade direcionada. Se tudo isso parece muito assustador para você, felizmente existem maneiras de desligá-lo. Os métodos exatos dependem da marca da sua TV.

Vizio

Se você possui uma smart TV Vizio, pode desligar os recursos ACR do seu aparelho. Veja como:

Em aparelhos de TV Vizio mais antigos que usam Vizio Internet Apps (VIA), vá para o Sistema, e depois: Redefinir e administrador> Interatividade inteligente> Desligado.

Em TVs inteligentes Vizio que usam o sistema SmartCast mais recente, vá para Sistema > Reiniciar e Admin > Visualizando Dados > mude para Fora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Samsung

Algumas Smart TVs Samsung incluem controle de voz. Se você está preocupado com sua privacidade, pode desligar o controle de voz, ACR e rastreamento de anúncios completamente.

Em aparelhos Samsung mais recentes, vá para Definições > Apoio, suporte > role para baixo para Termos policiais. Aqui você pode desligar Visualizando Serviços de Informação (Tecnologia ACR da Samsung), Publicidade baseada na Internet (para rastreamento de anúncios personalizados) e Serviços de reconhecimento de voz.

Em smart TVs Samsung mais antigas, vá para a TV Smart Hub cardápio > Configurações> Suporte> olhe para Termos e Política> então desabilite SyncPlus e Marketing. Você pode desativar Serviços de reconhecimento de voz nesta seção também.

Lembre-se de que desligar os Serviços de reconhecimento de voz da TV Samsung desativará seus comandos de voz.

LG

A tecnologia ACR da LG está embutida em suas mais novas smart TVs com WebOS, conhecidas como LivePlus. Para desligar isso, vá para Configurações> Todas as configurações> role para baixo para Geral> role para baixo até uma configuração chamada LivePlus> alternar para Fora.

Para limitar outras formas de coleta de dados em sua smart TV LG, volte para Configurações> Todas as configurações> role para baixo para Geral > Sobre esta TV > Contratos de usuário> alternancia Publicidade Personalizada para Fora.

Amazon Fire TV

A plataforma Fire TV da Amazon é incorporada a algumas smart TVs. Embora a Amazon tenha dito que não usa o ACR para identificar conteúdo nas TVs Fire TV Edition, ela ainda pode coletar dados sobre os canais que você assiste e os aplicativos de streaming que você usa.

Para desligar isso, vá para a sua TV Definições > Preferências > em seguida, vá até “Direito às configurações de privacidade. ” Desative a configuração rotulada “Colete dados de uso de aplicativos e over-the-air. ” Você também pode desligar Anúncios baseados em interesses nesta secção.

Roku TV

Em smart TVs com Roku, você pode desligar o ACR acessando Definições > role para baixo e selecione Privacidade> Experiência de Smart TV.

Em seguida, desmarque “Informações de uso para entradas de TV ” para desativar o ACR. Embora isso impeça a sua TV Roku de identificar seu conteúdo no nível de pixel, a Roku ainda pode coletar dados sobre os canais de streaming da TV Roku que você instalou e usa.

Para evitar anúncios personalizados em seu perfil Roku, vá para Definições > Privacidade > Publicidade, então verifique “Limitar o acompanhamento de anúncios. ” Nota: Esta configuração também está disponível em gadgets de streaming Roku.

Samba TV

Outra forma que os anunciantes usam para rastreá-lo é por meio de um serviço chamado Samba TV.

Quão difundida é a Samba TV? De acordo com o “New York Times”, a empresa fechou acordos com cerca de uma dúzia de fabricantes populares de TV para ter seu software instalado em vários modelos.

Marcas com Samba TV incluem Sony, Sharp, TCL, Element, Sanyo, Toshiba, Westinghouse, Seiki e Philips.

A Samba TV se descreve como “uma camada de tecnologia de ponta em sua TV que entende o que ela está tocando, independentemente da fonte”. Ele também “se comunica com seus dispositivos, permitindo recomendações personalizadas e experiências únicas de segunda tela para TVs e aplicativos compatíveis”.

Mas espere, tem mais! O sistema da Samba TV também pode alcançar outros dispositivos em sua casa conectados à mesma rede da TV. Isso significa que, além da capacidade de reconhecer e rastrear conteúdo independentemente da fonte, o Samba TV também pode criar um “mapa de dispositivos” de sua casa.

A própria Samba TV não vende seus dados de rastreamento diretamente. Em vez disso, anunciantes e empresas de marketing os pagam para enviar anúncios direcionados a outros aparelhos conectados em uma casa.

Por exemplo, eles podem direcionar anúncios e recomendações para o seu smartphone depois que o comercial de TV de um cliente for reproduzido. Os anunciantes também podem adicionar tags Samba TV a seus sites para que saibam quantas pessoas os visitam depois de assistir a um de seus anúncios.

Você ativou o Samba TV?

Você optou pelo serviço do Samba TV sem nem perceber?

Veja, quando um dispositivo habilitado para Samba TV é configurado pela primeira vez, os consumidores são encorajados a aderir ao serviço e concordar com seus termos de serviço e política de privacidade.

A inscrição parece bastante atraente – “Interaja com seus programas favoritos. Obtenha recomendações com base no conteúdo que você adora. Conecte seus dispositivos para obter conteúdo exclusivo e ofertas especiais ”, afirma.

O problema? Os detalhes essenciais de seus termos de serviço só estão disponíveis online através do navegador ou se você clicar em outra tela de sua TV.

Embora esses documentos divulguem suas práticas de rastreamento, eles também são longos e difíceis de entender. A empresa termos de serviço exceder 6.500 palavras, e o política de Privacidade tem mais de 4.000 palavras! (Quem realmente lê esses termos de serviço enigmáticos?)

Não é à toa que mais de 90% das pessoas optam por aderir sem perceber a quantidade de informações que estão fornecendo à empresa.

Como cancelar o Samba TV

Se você está totalmente assustado com a coleta de dados da Samba TV e deseja cancelar, veja como.

Smart TVs

De acordo com o site da Samba TV, você pode cancelar seus serviços de TV inteligente a qualquer momento, encontrando a opção na página de “Configurações” de uma TV ou na interface de usuário do “Serviço de TV Interativa”.

Se aplicável, outra maneira de limitar a espionagem é habilitando “Limitar rastreamento de anúncios” no menu “Privacidade” nas “Configurações de TV interativa” em sua smart TV.

A Samba TV escreveu que sua plataforma de publicidade optaria pelo seu ID de anúncio da Samba TV fora da publicidade direcionada com base na exibição de conteúdo se você fizer isso. Você também pode desativar a publicidade de interesse baseada em aplicativos e na Web do Samba TV seguindo estas etapas:

Navegadores da web

Você pode optar por não permitir que o Samba use suas informações de navegação na web para anúncios com base em interesses visitando o Network Advertising Initiative (NAI) página de opt-out ou acessando a opção “Opt out of Samba TV Ads” dentro da empresa página de política de privacidade.

Dispositivos móveis

De acordo com a Samba TV, o método mais eficaz e atualizado é limitar o rastreamento de anúncios em seu dispositivo móvel.

Veja como você faz isso:

Para Apple:

iPhone, iPad ou iPod Touch – Vamos para Definições > Privacidade > Apple Advertising > Alternar “Anúncios Personalizados” para Fora.

Sim, sua smart TV está espionando você 2

Para Android:

(Nota: As instruções podem variar dependendo do fabricante e modelo.)

Telefones Android – Geralmente, em um gadget Android, você pode ir para Definições > Google > Publicidades > alternar “Desativar Personalização de Anúncios” para Em. Você também pode redefinir o ID de publicidade do seu gadget nesta página.

Suas outras opções

Algumas outras opções são simples, mas podem ser impraticáveis, como desconectar seus aparelhos inteligentes da Internet. Isso, é claro, torna os gadgets que dependem de uma conexão com a Internet, como alto-falantes inteligentes ou recursos da web de TVs inteligentes, totalmente inúteis e podem não ser uma opção viável para a maioria das pessoas.

Se você acha que a conveniência de ter esses gadgets inteligentes não compensa as implicações de privacidade, é sua escolha mantê-los fora de casa.

Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.