Teclado mecânico: 6 dicas na hora de comprar

Com essas dicas você vai escolher o modelo de teclado mecânico perfeito para o seu uso, não perda dinheiro
Atualizado há 3 anos
Teclado mecânico: 6 dicas na hora de comprar 1

Outros destaques

Ofertas de software de impostos
Jogos grátis
Assistente digital
Reuniões online
chamadas de spam

Os teclados mecânicos são a grande sensação do mundo gamer atualmente. O motivo é devido a sua construção que possui switches individuais sob cada tecla, tornando-os muito agradáveis de digitar, mais duráveis e mais responsivos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se você é gamer, programador e trabalha digitando, um teclado mecânico é indispensável. Mas não se preocupe, daremos as melhores dicas para você escolher o seu, já que opções não faltam.

Tamanho e layout do teclado mecânico

Se você procura um bom teclado mecânico, a primeira coisa que você deve ser atentar é o tamanho e o layout que se adequam a sua necessidade.

Existem inúmeras formas e padrões de teclado disponíveis no mercado, aqueles com foco apenas na digitação, os que possuem as teclas ‘função’ e teclas de atalho, e o por último, os teclado completos com todas as teclas de função, atalho e numérico.

O teclado mecânico completo é indicado para todos os tipos de usuários, até porque eles possuem todas as teclas necessárias para uma rotina comum de digitação, até para facilitar na utilização de atalhos e funções, você nunca sabe quando irá precisar dessas teclas. Recomendado para usuários comuns e para programadores de computador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Já o teclado com foco apenas na digitação, conhecidos como Tenkeysless, não possuem as teclas numéricas. Esse tipo de teclado é recomendado para pessoas que necessitam de um espaço mais compacto, dando liberdade para um teclado numérico a parte, somente o conectando quando você tiver a necessidade de utilizá-lo.

Os teclados compactos são semelhantes aos teclados mais comuns de notebooks com tela inferior a 15 polegadas, economizam o máximo de espaço da sua mesa e as teclas são bem próximas umas as outras, não recomendaria esse tipo de teclado para quem escreve por longas horas.

Alguns teclados desse tipo acabam perdendo as teclas de função para um ganho de maior espaço, mas mantém as teclas de seta. Nesse segmento, temos os modelos Vortex Tab 60 e Obins Anne Pro 2 que incluem apenas o bloco essencial de letras, números e teclas de modificações como o CapsLock, Shift e Ctrl por exemplo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um teclado mecânico com tamanho e teclas inferiores ao exemplo anterior, é recomendado apenas para quem está começando a digitar ou pretende treinar mais um pouco a digitação.

1. SwitchTipos de Switchs do teclado mecânico

Agora que você já sabe o formato e layout do seu teclado mecânico, você deve saber quais switches (interruptores, em português) escolher.

Todos os teclados mecânicos possuem switches individuais sob cada tecla do seu teclado, o que torna o teclado mecânico mais durável, mais fácil de limpar e mais customizável que teclados comuns. Você pode encontrar três variações de switches para teclados mecânicos:

A partir dessas três categorias principais, você pode encontrar variações de cores e força de atuação, que seria o quão forte você deve pressionar as teclas. Geralmente você consegue diferenciar essas categorias pelas cores dos switches.

Cores de Switchs do teclado mecânico

Os switches marrons, MX Brown, são os mais recomendados para todos os tipo de usuários. Eles são silenciosos e precisos o suficiente para atender todos os gostos.

As teclas MX Red (vermelho) são bem mais suaves ao toque, ideal para gamers devido a sua leveza. Permite maior agilidade na execução de comandos, ao mesmo tempo, o torna uma péssima escolha para escritores e programadores, uma vez que a leveza das teclas torna a digitação imprecisa.

Os MX Blues (Azul), não recomendados para ambientes abertos ou públicos, são muito barulhentos e provavelmente irá irritar as pessoas ao redor. O barulho de um teclado mecânico depende de uma série de fatores, incluindo não apenas o tipo de switch, mas também o material e o design, a forma e o material, a acústica da sala e os níveis de ruído, e o quão forte você digita. Aqui está como são os mais comuns switches :

Nome Tipo Força de atuação Ruído
Cherry MX Brown Tátil 44 f Média
Cherry MX Clear Tátil 65 f Média
Cherry MX Red Linear 45 f Baixo
Cherry MX Black Linear 60 f Baixo
Cherry MX Blue Clique 50 f Alto

A linha de switches Cherry foram encerradas em 2014, mas você ainda pode encontra-las nas versões chinesas e semelhantes.

2. Qualidade de construção

Geralmente teclados mais baratos, possuem uma caixa plástica que ressoam oca quando pressionado uma tecla com mais força. Um teclado mecânico com uma armadura mais reforçada não farão um som assim.

Você deve se atentar também ao perfil do teclado: o “perfil alto” são teclas maiores que saltam da caixa ou armadura do teclado e o “perfil baixo” que possuem um visual mais limpo, com as teclas seguindo um visual mais comportado dentro da caixa do teclado.

3. Keycaps

Muitos teclados vêm com keycaps ABS, um tipo leve de plástico que é mais utilizado e pode se tornar suave e brilhante com o tempo de uso. As keycaps feitas de PBT tendem a ser mais duráveis e ter uma textura mais brilhante. Os perfis de keycap determinam como as keycaps de cada linha são moldadas.

Muitos teclados pré-construídos vêm com keycaps que são esculpidos para acompanhar os dedos e o usuário se sentir confortável para digitar. Se você comprar keycaps separadamente, há uma infinidade de perfis diferentes: DSA, SA, GMK (Cherry), XDA e muito mais.

4. Programação de teclas

Teclados mecânicos podem ser programados, dessa forma você consegue alterar o padrão de funcionamento de cada tecla. Por exemplo, se você possuí um Mac algumas teclas podem ter um layout diferente do padrão de teclados para Windows.

Apenas altere as teclas Caps Lock por Ctrl e “bam”, você fez a alteração perfeita para seu sistema Mac. É claro que essa é uma alteração simples, mas não se limita apenas a isso, você pode fazer alterações físicas em conjunto com seu sistema para trocar a função de cada tecla a sua maneira.

5. Cabo USB removível

Um cabo USB removível é mais recomendado que um embutido, porque se o cabo quebrar é mais fácil substituir apenas o cabo em vez de todo o teclado mecânico, isso se você não tiver habilidade com solda.

6. Luz de fundo

Outro ponto interessante é a iluminação de fundo do seu teclado mecânico que pode ser uma boa adição, mas não é um requisito para digitação ou programação. Se um teclado mecânico vem com iluminação de fundo, preferimos que ele seja um RGB programável, assim podemos escolher a melhor cor para todos os momentos do dia.

Com informações do Nytimes

Oi, eu sou o Bruno, amante de tecnologia, games e cultura pop.