Como transmitir vídeos do VLC para o Chromecast (Windows, Android, macOS e Linux)

Veja nesse passo como assistir os vídeos que estão no seu PC ou smartphone, diretamente na sua TV usando o VLC e sua rede Wi-Fi
Avatar de André Luiz
06/01/2020 às 14:00 | Atualizado há 5 anos
vlc para chromecast destaque

Se você está entre as pessoas que usam o Chromecast, sabe que transmitir conteúdo para ela através de um celular é bem fácil. Mas há pessoas que preferem transmitir através de seus computadores, especialmente filmes e séries baixados por seus PCs. Muitos usam o famoso player VLC para assistir vídeos no PC, mas, e se eu te falar que é possível transmitir seu vídeos a partir do VLC do seu computador diretamente para sua TV com Chromecast? É exatamente isso que iremos ensinar aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O popular player VLC sempre foi a primeira escolha dos usuários que possuem uma grande coleção local de filmes e séries no HD do computador.

Às vezes, a tela não tão grande de um laptop falha em proporcionar a emoção que a tela maior de sua TV poderia fazer. É aí que a dica de hoje entra: você pode transmitir o conteúdo executado do VLC do seu laptop diretamente para o Chromecast usando a sua rede Wi-Fi.

O suporte ao Chromecast no VLC está disponível em seus aplicativos para Windows 10, Linux e macOS. Você também pode transmitir seu conteúdo do VLC a partir do app para Android.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como transmitir do VLC para o Chromecast no Windows?

O suporte ao Chromecast no VLC chegou com o lançamento da versão 3.0 do player. Obviamente, o PC e o Chromecast devem estar conectados à mesma rede Wi-Fi se você deseja fazer essa transmissão.

Você irá notar que, ao transmitir o conteúdo do VLC para o Chormecast, será diferente de quando transmitimos conteúdo do navegador Google Chrome para o Chromecast, onde basta clicar em um botão. Para o VLC, sigam os passos abaixo:

  1. Baixe a última versão do VLC para seu PC, seja Windows ou Mac.
  2. Verifique se o Chromecast está ligado e funcionando bem.
  3. Agora, abra o VLC na sua máquina Windows.
  4. Agora vá até a opção Reprodução e depois até Exibidor. Serão listadas todos os Chromecast que estejam conectados em sua rede Wi-Fi. Nesse ponto, o Firewall do Windows irá pedir permissão para que o VLC se conecte ao Chromecast, basta concordar.Como transmitir vídeos do VLC para o Chromecast (Windows, Android, macOS e Linux) 3
  5. Escolha o seu dispositivo e pronto

A experiência de reprodução ainda não é 100%. Mas a cada atualização do VLC está melhorando. Alguns arquivos funcionam sem nenhum problema, mas alguns outros precisam ser convertidos para um formato aceito pelo Chromecast. O próprio VLC faz isso, mas pode demorar e o resultado não ficar tão bom. Além disso, os usuários podem se incomodar, pois, pelo menos para mim, as legendas não funcionaram. Mesmo que no PC elas apareçam, na TV não irá aparecer.

O Chromecast VLC não lista meu Chromecast

Por algum motivo desconhecido, se o seu dispositivo Chromecast não aparecer nesta lista de renders (exibidores na tradução do VLC) , acesse Ferramentas> Preferências e clique no botão “Redefinir preferências”. Isso provavelmente deverá funcionar.

Nem todos os arquivos de vídeos irão funcionar e cuidado com a bateria do notebook

Como dissemos acima, nem todos os arquivos de vídeos irão funcionar. O VLC suporta uma ampla variedade de formatos, mas o Chromecast não. Portanto, a duração da bateria do notebook pode acabar rapidamente se você estiver tentando reproduzir um arquivo que requer conversão, pois isso irá exigir muito processamento. Usuários de desktop não enfrentarão esse problema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O processo de conversão pode aumentar o tempo de carregamento do vídeo na tela da sua TV. Vá para Ferramentas> Preferências. Selecione o botão de opção Todos na parte inferior da janela. Em Saída do fluxo, expanda Fluxo robusto. Selecione Chromecast e altere a qualidade da conversão. Felizmente, isso pode ajudar.

Como transmitir do VLC para o Chromecast no macOS e Linux?

Agora, você pode estar se perguntando como transmitir o VLC para o Chromecast no seu computador Linux e macOS. Fazer isso também é um processo fácil, como o do Windows 10. Os passos são os mesmos acima, pois a opção Exibidor fica no mesmo lugar em todos os sistemas.

Usando o VLC do Android

Você pode usar o aplicativo VLC para Android para transmitir vídeos armazenados no seu Android para o seu dispositivo Chromecast. Tudo o que você precisa fazer é tocar no botão Chromecast no aplicativo VLC.

Novamente, as legendas não funcionaram usando a função nativa do Chromecast no Android. Caso isso for primordial para você, aconselho ao invés de usar a função do VLC, você use algum método para espelhar a tela do Android na TV, dai basta abrir o VLC e colocar a legenda, como a imagem estará sendo replicada elas estarão lá.

Leiam também | Como espelhar a tela do Android na TV

Além disso, você conseguirá alterar a faixa de áudio etc. Ao tocar no botão de três pontos, você pode gerenciar opções como sincronização de legendas, pular para um capítulo, alterar a velocidade de reprodução etc..

A transmissão será interrompida quando você pressionar o botão Voltar e retornar à tela principal do VLC, que é como uma abertura de tela. No entanto, se você reproduzir o mesmo arquivo novamente, ele será retomado de onde você saiu.

A ideia de ter suporte ao Chromecast no VLC é boa, mas não perfeita. Embora a transmissão no meu celular Android tenha funcionado bem, a experiência no PC (VLC no Windows 10) naõ foi das melhores, principalmente por não suportar legendas e vários formatos de arquivos precisarem de conversão.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.