Um erro que você comete ao depositar cheques usando seu telefone

Atualizado há 4 anos
Um erro que você comete ao depositar cheques usando seu telefone 1

Outros destaques

Remoção de reflexos
Google One Lite
Enjoo em movimento e Cues de Movimento
Teal
Bluetooth trackers

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O banco é muito mais fácil agora do que quando eu era criança. Lembro-me de receber meu primeiro cheque e correr para o banco e sentir aquela onda de alegria quando o funcionário me entregou o recibo. Hoje em dia todo o processo é simplificado: basta abrir o aplicativo do seu banco, tirar algumas fotos do seu cheque e pronto.

Graças aos aplicativos bancários em seu smartphone, você pode depositar cheques em apenas um minuto – não precisa mais dirigir ou esperar na fila. Toque ou clique aqui para obter os cinco melhores bancos online. No entanto, você ainda precisa ter cuidado: o banco online tem seus próprios riscos.

Não estou falando apenas de possíveis golpes e hackers. Você também deve estar atento ao maior erro que as pessoas cometem ao depositar cheques de seus telefones.

Você alguma vez já fez isso?

Em teoria, depositar um cheque através do seu smartphone é tão fácil quanto seguir estas etapas:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  1. Primeiro, abra seu aplicativo de mobile banking.
  2. Faça login em sua conta e selecione Cheque de depósito. Você pode ser solicitado a escolher em qual conta deseja depositar neste momento.
  3. De lá, tire uma foto da frente e do verso do seu cheque. Certifique-se de segurar firmemente seu telefone ou tablet – você não quer números borrados.
  4. Então, se ainda não o fez, escolha para qual conta o depósito deve ir. Você quer isso no seu Verificando ou Poupança conta?
  5. Insira o valor escrito no cheque. (Nota: Esta etapa pode vir antes, dependendo do seu banco.)
  6. Toque Continuar, confirme os detalhes e selecione Depósito.
  7. Acertar Feito e você está pronto para ir.

É quando você receberá uma mensagem dizendo que seu cheque está em processamento. Mas cuidado. Você não deve descartar isso imediatamente como concluído – ainda há mais a fazer.

Observe os cheques que não foram compensados

É tentador apenas fazer o upload do seu cheque e jogá-lo no lixo. Afinal, você pode pensar: “Agora isso acabou. É hora de avançar para coisas maiores e melhores! ”

Não tão rápido. É provável que seu cheque leve algum tempo para ser compensado. Claro, existem alguns fatores diferentes a serem considerados:

  • O valor do cheque
  • Há quanto tempo você está no banco
  • O status da conta do pagador do cheque

Normalmente, os cheques são eliminados rapidamente. Mas você quer ter tempo suficiente para garantir que receberá seu dinheiro. É por isso que recomendo esperar duas semanas até jogar um cheque no lixo.

Defina um lembrete para 14 dias a partir de agora

Depois de depositar um cheque por meio de seu aplicativo de banco, vá para qualquer aplicativo que você usa para definir lembretes. Eu vou com o Google Agenda, onde mantenho o controle de todas as minhas reuniões e compromissos. Escolha um dia duas semanas a partir do momento em que você carregou o cheque. Agora é hora de guardar seu cheque em um lugar seguro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por que seguir as etapas extras? Imagine que você receba um cheque de $ 500. Você faz o upload para o seu aplicativo e joga a cópia impressa fora quando terminar.

Na pior das hipóteses, o cheque é devolvido por algum motivo. Agora, sua conta bancária está com falta de $ 500 e você não tem como provar que o dinheiro deveria estar lá. Afinal, você jogou o cheque fora.

É aí que entra aquele lembrete útil. Depois de fazer o depósito, anote a data no cheque e guarde-o em um local seguro, como um arquivo ou gaveta da mesa. Após duas semanas, você receberá um cutucão digital para verificar se o cheque foi processado.

MAIS SMARTS BANCÁRIOS: Toque ou clique aqui para ver a palavra do FBI sobre golpes bancários que você precisa observar.

Certifique-se de rasgar o cheque quando terminar

Agora que mais americanos estão usando o banco on-line do que nunca, você precisa cuidar do seu dinheiro como um falcão. Veja só: 91% dos americanos bancaram virtualmente em julho, de acordo com um estudo recente da DepositAccounts.

Durante a pandemia, estamos procurando soluções digitais para todos os tipos de tarefas (recebo minhas compras há meses!), Incluindo serviços bancários. Infelizmente, os cibercriminosos sabem disso e existem mais ameaças do que nunca quando se trata de seu dinheiro.

É por isso que quero deixar alguns conselhos finais:

  • Sempre use a autenticação de dois fatores: Isso adiciona uma camada extra de proteção entre sua conta e alguém querendo invadir. Configure isso no aplicativo do seu banco.
  • Nunca configure logins automáticos em seus aplicativos bancários: Configure seu aplicativo para exigir sua senha, impressão digital ou outro método de login sempre que abri-lo.
  • Proteja seu telefone com uma senha forte: Esta é uma forma simples e fácil de proteger tudo no seu telefone de ladrões e bisbilhoteiros.
  • Nunca use uma rede Wi-Fi pública: Você nunca sabe quem pode estar olhando. Sua melhor aposta se estiver fazendo transações bancárias fora de casa é usar uma VPN.

Para obter ainda mais informações sobre como proteger suas contas financeiras e instruções passo a passo, aqui estão nove maneiras de começar.

Hoje em dia, todos tentamos ficar seguros – fisicamente e financeiramente. Algumas etapas extras valem o esforço se isso significar proteger sua carteira.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.