Como usar seu Android como webcam para o Zoom e outros programas

Passo a passo ensinando como usar o seu smartphone Android como uma potente Webcam para Windows, macOS e Linux de graça.
Avatar de André Luiz
13/06/2020 às 14:00 | Atualizado há 3 anos
android como webcam

Com o aumento substancial de usuários ao redor do mundo, o Zoom se tornou a principal plataforma para video conferências. Mas, além da plataforma, ter um bom hardware é essencial para estar “apresentável” em uma reunião. Assim, uma boa webcam é essencial. Com o aumento abusivo no preços desses dispositivos durante a pandemia do coronavírus — lei da oferta e procura — o smartphone se torna uma excelente alternativa para ser usado como tal.

Aplicativos Iriun e Droidcam

O procedimento é quase igual em ambos aplicativos. Siga o passo a passo abaixo:

  1. Primeiro, baixe o cliente para desktop. No caso do DroidCam, clique aqui e no Iriun aqui. Escolha a sua plataforma (Windows, macOS ou Linux) e faça o download.
  2. Agora instale o aplicativo para Android pela Google Play Store, aqui o DroidCam e aqui o Iriun.
  3. Via Wi-Fi: Se você quiser usar pelo Wifi, se certifique que seu celular e PC estejam na mesma rede. Feito isso, basta iniciar primeiro o software do computador, depois abra o aplicativo no celular.
  4. No Iriun a conexão será automática.Como usar seu Android como webcam para o Zoom e outros programas 1
  5. No DroidCam, abra primeiro o aplicativo, veja que irá aparecer um número de IP. Como usar seu Android como webcam para o Zoom e outros programas 2
  6. Agora, abra no PC, clique no ícone de WiFi e digite o IP do celular. Depois disso, clique em Start.Como usar seu Android como webcam para o Zoom e outros programas 3
  7. Via cabo: A primeira coisa a fazer é habilitar a depuração USB no modo desenvolvedor do Android. Caso não faça ideia do que seja, clique aqui que explicamos. Feito isso, no DroidCam, mude para o ícone de cabo e clique em Start. No Irium, basta conectar o cabo que a conexão será feita automaticamente.Como usar seu Android como webcam para o Zoom e outros programas 4

Como ativar o Android como Webcam no Zoom (e em outros softwares)

Depois que a “câmera” já estiver funcionando, vamos ao Zoom. Sigam os passos a seguir.

  1. Abra o Zoom, na tela inicial clique no ícone de configurações (engrenagem);
  2. Vá até à aba vídeo;
  3. Agora, em câmera, selecione a câmera do seu celular. No caso do Iriun o nome será “Iriun Webcam” e no DroidCam será “DroidCam Source”.Como usar seu Android como webcam para o Zoom e outros programas 5
  4. Pronto.

 

Lembrando que se você usa um iPhone, já mostramos as melhores opções para transformar o dispositivo da Apple em uma webcam, basta clicar aqui.

Ponto a considerar: talvez seja melhor não usar uma Webcam

Pare para pensar se você realmente precisa de uma Webcam. Porque digo isso? Porque praticamente todos os serviços de videochamada, possuem aplicativos para Android: Skype, Zoom, Google Meet, Microsoft Tems, Slack, WhatsAppTelegram e muitos outros possuem.

Esses aplicativos são construídos com propósito para ter uma experiência móvel, então eles funcionam muito bem na tela pequena.

Claro que é muito chato ficar segurando o celular na mão enquanto fala; tanto para você como a outra pessoa que vai pensar que você está descendo em uma montanha russa de tanto que chacoalha. Sendo assim, compre um tripé para celular, pode ser o mais baratinho. Uma dica são os Gorilllapods (tripé articulardos) que se fixam em qualquer lugar. Cliquem aqui que temos uma lista com vários modelos à partir de R$ 21.

tripe iphone webcam

A principal desvantagem de ir por esse caminho é que você estará dependente do microfone e alto-falante do seu Android. Fones de ouvido sem fio, como os AirPods, são a melhor maneira de contornar isso. A qualidade do som é passável, e seu amigo irá te entender muito melhor com o microfone perto do seu rosto.

Dicas para usar o Android como webcam

Se você quiser usar seu Android como uma webcam, você também precisará de uma maneira de mantê-lo parado, no lugar. Então um tripé é sempre uma boa opção. Mesmo as opções baratas serão suficientes, considere comprar um.

Ambos os aplicativos citados acima permitem que você use a câmera traseira, que é algo que você definitivamente deve fazer. Não só você pode usar o flash se necessário, mas as câmeras traseiras de celulares Android, no geral, são superiores à câmera de selfie.

Captar um bom áudio é essencial. Fones de ouvido são bons, mas um microfone de mesa ligado no seu computador ficará sempre melhor.

Se ilumine corretamente. Você também pode até colocar um abajur ou lampada de mesa perto de você. Mas escolha uma lampada amarela ou outra com tom quente (laranja, vermelha, etc), porque uma luz fria branca você ficará parecendo um vampiro.

Usar seu celular como webcam irá drenar sua bateria. Se você não estiver usando uma conexão USB (que carrega seu telefone enquanto você bate de papo), certifique-se de conectá-lo a uma tomada. Se a bateria do seu celular morrer enquanto você estiver em uma chamada, o seu vídeo também morre.

Algumas perguntas respondidas nesse artigo

[sc_fs_multi_faq headline-0=”h2″ question-0=”Como usar o DroidCam no zoom?” answer-0=”Primeiro você precisa ativar a depuração USB nas configurações de desenvolvedores do Android. Após isso, no computador, selecione o ícone de cabo e clique em Start.” image-0=”” headline-1=”h2″ question-1=”Como transformar o celular em uma webcam via USB?” answer-1=”Usando aplicativos como o Iriun ou Droidcam, basta instalar um cliente no computador, ativar o modo depuração USB no celular e conectar o cabo no PC.” image-1=”” headline-2=”h2″ question-2=”Como usar o DroidCam via USB?” answer-2=”Primeiro você precisa ativar a depuração USB nas configurações de desenvolvedores do Android. Após isso, no computador, selecione o ícone de cabo e clique em Start” image-2=”” count=”3″ html=”true” css_class=”box-faq”]

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ