Usar notebook na tomada ou não? O que é melhor para a bateria?

Tire definitivamente suas dúvidas sobre carregamento de baterias de notebooks. Saiba como usar e quando carregar.
Avatar de André Luiz
10/05/2021 às 17:38 | Atualizado há 3 anos
Usar notebook na tomada ou não? O que é melhor para a bateria? 1

Os notebooks são temperamentais quando se trata de carregamento. Partindo do principio que a primicia de um Notebook é te dar mobilidade, ter uma bateria que dure é um dos requisitos principais desse equipamento. Por isso muitos se questionam se devem usar eles sempre na tomada, ou não.

Tem problema em usar um laptop durante o carregamento?

A resposta curta

Sim, usar um laptop durante o carregamento é prejudicial. Por que? Porque pode afetar negativamente a vida útil da bateria.

A resposta longa

Quando você está conectado na tomada, o notebook é alimentado diretamente pelo adaptador de energia, não pela bateria; apenas o excesso de energia vai para a bateria. Além disso, a bateria não está em um estado de carga contínua sempre que você está conectada; em vez disso, ele é completado sempre que o nível de carga cai abaixo de 95% (mais ou menos).

Como a bateria não está sendo usada enquanto está conectada, pode levar várias horas para que ela perca naturalmente aqueles 5% sem um dreno ativo.

Porém, nem tudo são flores. A capacidade da bateria do notebook (ou seja, a saúde) diminui mais quando ela é mantida totalmente carregada; isso resulta em uma queda de cerca de 20% na capacidade por ano.

Qual o melhor a fazer

Se você usa a maior parte do tempo seu laptop conectado, é melhor remover a bateria completamente quando ela estiver com 50% da carga e guardá-la em um local fresco (o calor também mata a saúde da bateria).

Alguns fabricantes como a Lenovo fornecem um ‘modo de integridade da bateria’ que faz a mesma coisa – reduz o limite de carga para 50%.

Além disso, certifique-se de que seu laptop esteja bem ventilado durante os jogos, para que a temperatura da bateria não fique alta o suficiente para afetar a saúde da bateria.

O que acontece com um laptop se ele superaquecer?

Você deve estar se perguntando o que o superaquecimento significa.

Bem, pode significar danos irreversíveis à capacidade da bateria do seu laptop.

Sim, a bateria à base de lítio sabe quando parar de aceitar uma carga.

Mas se o dispositivo recebe um fluxo contínuo de energia, a bateria fica estressada como qualquer um ou qualquer coisa se fosse submetida a calor intenso.

Períodos de carregamento prolongados aumentam a exposição ao calor da bateria, resultando em uma redução a longo prazo na capacidade da bateria.

Usar notebook desconectado também prejudica

notebook portabilidade

Por causa dos efeitos adversos do carregamento excessivo, você pode pensar que manter um laptop desconectado teria o efeito oposto.

Isso pode ser um choque, mas manter o dispositivo desconectado nem sempre é a resposta.

Em vez disso, reduzir a frequência de carregamento de um laptop tem efeitos adversos que também podem reduzir a capacidade de bateria de longo prazo do laptop.

Assim como o carregamento excessivo induz o estresse na bateria, por isso não o carrega o suficiente.

O que isso significa? Isso significa que manter a bateria em uma porcentagem baixa muitas vezes resulta na incapacidade do laptop de segurar uma carga.

Como prolongar a duração da bateria de um notebook?

Como em todas as coisas ao longo do tempo, a duração da bateria de um laptop naturalmente diminuirá.

Dito isso, manter e monitorar quando carregar um laptop e por quanto tempo pode prolongar a longevidade e o desempenho da duração da bateria.

Varia para tipo de laptop e marca, mas para prolongar a capacidade da bateria, você deve carregar somente quando apropriado e apenas pelo tempo necessário para chegar à capacidade total.

O número de aplicativos em execução em segundo plano, a temperatura da sala e as configurações de energia também jogam na bateria do laptop.

Felizmente, esses fatores não requerem nenhum trabalho intenso para manter.

Como verificar o desempenho da bateria?

A maioria, se não todos, os laptops têm uma opção de configurações ou preferências do sistema. Lá, você encontrará uma seção para a bateria.

Se não, você pode procurá-lo em seu laptop. Aqui você pode encontrar as configurações que controlam a energia e as funções da bateria.

A função de alimentação da bateria permite que você veja quais processos conservam e prolongam a vida útil da bateria.

Há também opções para escolher que podem melhorar o desempenho da bateria. Por exemplo, dê uma olhada nas opções de configuração da bateria mac e windows.

Mac iOS:

  • Configurações de exibição
  • Coloque discos rígidos para dormir quando possível
  • Habilitar soneca de energia

Windows:

  • Controle deslizante de duração e desempenho da bateria
  • Modo de saúde da bateria
  • Tempo até totalmente carregado

Desligando aplicativos de fundo

Depois de verificar as configurações de energia da bateria, o que vem a seguir? Closeout de todos os aplicativos nãoused.

Aplicativos e janelas rodando em segundo plano secretamente sugam a vida útil da bateria de um laptop. Em vez de manter as abas abertas e as janelas minimizadas para uso posterior, atenha-se a um aplicativo de cada vez.

Para minimizar ainda mais o número de aplicativos em execução, defina seu laptop para o modo avião, modo de saúde da bateria ou desligue o wi-fi.

Essas opções reduzem significativamente o número de aplicações que drenam a bateria.

Quando é a melhor hora para carregar um laptop?

A melhor hora para carregar um laptop não é em um momento específico no tempo, mas em um certo nível de carga.

Não, não espere até que o laptop se aproxime de 0%, e não o conecte no segundo que cai abaixo de 100%.

Em vez disso, carregue seu laptop em torno de 20% de energia. O computador precisa drenar um pouco de vida útil da bateria para recuperar uma carga, mas deixá-lo drenar completamente causará danos.

Em vez disso, observe que a bateria caia para cerca de 20%, depois carregue até 100% ou ligeiramente abaixo.

Jogar enquanto carrega o notebook

notebook gamer

Então, usar um laptop durante o carregamento é prejudicial. Assim, está tudo bem jogar enquanto carrega um laptop? Na verdade, é melhor jogar enquanto carrega um laptop do que deixar a bateria acabar.

O jogo drena a vida útil da bateria mais rápido do que a maioria das outras atividades do computador.

Como não é saudável para a bateria funcionar com potência mínima, um laptop deve ficar conectado durante o jogo.

Ficar no carregador evitará que a bateria perda a capacidade de reter carga, criando picos e vales em termos de consistência de energia.

Como usar um laptop sem a bateria

Como mencionado anteriormente, os laptops funcionarão sem bateria. Para garantir a segurança do seu laptop durante o uso sem bateria, siga estas regras:

  • Só remova a bateria quando o laptop estiver desligado; você não quer ser eletrocutado.
  • Certifique-se de que o laptop está em uma área com uma corrente elétrica de boa qualidade. Se o local tiver uma corrente elétrica de baixa qualidade, podem ocorrer surtos de energia e danificar o laptop
  • Use um filtro de linha para fornecer proteção extra
  • Mantenha sempre o dispositivo conectado
  • Não toque no conteúdo da bateria quando estiver conectado; isso vai chocá-lo.

Os notebooks irão morrer?

Estatísticas da IDC (International Data Corporation) mostram que as remessas e preferências de laptops aumentaram desde 2010.

A previsão é que até 2024, os embarques cheguem a 216 milhões de unidades:

Sendo o principal atrativo dos laptops sua portabilidade, ainda não é tempo de aposentar esses dispositivos.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ