A decisão que a Apple fez com seus produtos, pode ter alegrado muitas pessoas. Porém, nem todas podem acabar gostando das mudanças. Se você quer entender melhor a diferença do USB-C e do cabo Lightning, veja abaixo nosso artigo completo.
- Sensacional: vejam todos os vídeos promocionais dos novos iPhones 15
- Apple anuncia o Apple Watch Ultra 2 com tela de 3.000 nits
O que é o USB-C e o Lightning?
O cabo USB-C é um tipo de conector reversível de 24 pinos. Ele está presente em cabos para transmissão de dados e energia. E atualmente, é um padrão de mercado, que é adotado por vários celulares, notebooks e vários outros eletrônicos.
Ele também pode ser usado para transmitir, sendo mais uma opção além de outras como o HDMI, Thunderbolt e mais.
Já o Lightning, é um padrão proprietário da própria Apple. Ele foi lançado em 2012, junto com o iPhone 5. Até agora, ele foi um dos principais tipos de conectores utilizado entre os dispositivos da empresa. Funcionando nos iPhones, iPads e etc..
Os dois funcionam sobre o protocolo USB, porém possuem suas diferenças de licenciamento, velocidade de transferência de dados, potência de carregamento e mais. Vamos conhecer abaixo, cada uma de suas diferenças.
Leia também:
Diferenças
1. O tipo de conector
Como já dito, o USB-C é um conector de 24 pinos, já o Lightning tem 16 pinos e é uma opção mais compacta. Os plugues tem formatos diferentes, e não são compatíveis entre si. Porém, é possível usar adaptadores para ligar dispositivos com entradas diferentes.
Mas não é garantido que tudo vá funcionar, mesmo com os adaptadores. As duas opções são reversíveis, ou você pode usar de qualquer lado. Essa com certeza é a maior evolução, quando comparado a outros conectores do passado.
2. Velocidade
Os cabos com conector USB-C pode atingir velocidade de múltiplos gigabits por segundo por meio dos protocolos USB 3.1, 3.2 e 4, enquanto o Lightning é normalmente limitado aos 480 Mb/s teóricos do padrão USB 2.0.
É bom pontuar que no caso da Apple, depende muito da implementação que é feita. Então mesmo sendo decretado essa velocidade, as coisas podem ser um pouco diferente na prática.
3. Potência
O USB-C segue as especificações USB Power Delivery (USB-PD), que suporta até 240 watts. Tudo isso vai depender do cabo, adaptador e dispositivo. Já o Lightning fornece no máximo 27 W. Historicamente já é normal que no quesito potência quando comparado, a opção da Apple seja mais fraca.
4. Usabilidade
O conector tipo C, atualmente é um padrão na indústria, sendo utilizado em vários outros dispositivos. Esse pode ser um dos motivos da mudança que a própria Apple está fazendo. Já o Lightning é menos versátil e funciona somente em dispositivos Apple.
5. Durabilidade
USB-C e Lightning são similares quando falamos de durabilidade, isso porque não possuem partes móveis que quebram com o tempo. Os dois representam melhorias em relação aos padrões Micro-USB e 30 pinos, que tinham pinos móveis para serem fixados de maneira mais segura.
6. Preço
O USB-C é um padrão mais barato porque pode ser usado livremente sem o pagamento de royalties, enquanto a fabricação de acessórios com Lightning depende de licenciamento com a Apple.
O conector Lightning é acompanhado de um chip de autenticação que determina se o cabo ou acessório é original.
Até aqui, conseguimos entender o que é cada um dos conectores. Além disso, também vimos sobre suas diferenças. Agora vamos ver abaixo, quais dispositivos da Apple continuam com o padrão antigo, e quais vão aderir a mudança.
Quais produtos da Apple usam Lightning?
- iPhone 5 ao iPhone 14
- iPad Pro e iPad Pro (2ª geração)
- iPad Air, iPad Air 2 e iPad Air (3ª geração)
- iPad Mini até a 5ª geração
- iPad até a 9ª geração
- Apple Pencil (1ª geração)
- AirPods até a 3ª geração
- AirPods Pro até a 2ª geração
- AirPods Max
- Magic Mouse, Magic Keyboard e Magic Trackpad
- Siri Remote (até a Apple TV de 4ª geração)
Quais produtos da Apple usam USB-C?
- iPhone 15 e mais recentes
- iPad Pro a partir da 3ª geração (2018)
- iPad Air a partir da 4ª geração (2020)
- iPad Mini a partir da 6ª geração (2021)
- iPad a partir da 10ª geração (2022)
- MacBook Air (2018) e mais recentes
- MacBook Pro (2016) e mais recentes
- MacBook (2015) e mais recentes
- Mac Studio
- Mac Pro (2019) e mais recentes
- Siri Remote (3ª geração)
Depois de ver essa lista, vai ficar mais fácil qual dispositivo comprar, avaliando a compatibilidade com outros dispositivos, e a facilidade que você terá no seu dia a dia.
Agora diga para nós, você conseguiu entender sobre cada um dos conectores? Notou as diferenças que existem neles? Além disso, o que você achou da mudança que a própria Apple fez? Diga para nós nos comentários abaixo e compartilhe com outras pessoas.