Ícone do site Tekimobile

Vale a pena comprar notebook usado?

comprar notebook antigo

Com a subida do dólar e outros componentes que complicaram o consumo no Brasil, muitas pessoas passaram a recorrer a produtos usados para pagar menos e ter o objeto em mãos. É o caso de notebooks. Se comprar um novo está fora do alcance do orçamento, como fazer?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pergunta que mais se faz é: vale a pena comprar usado? Ou, no fim, o investimento será perdido rapidamente e, com isso, teria sido até melhor pagar mais caro no primeiro momento, em um novo, do que gastar menos e usar por pouco tempo?

Esta questão é válida e, por isso mesmo, este conteúdo buscará mostrar alguns pontos a serem considerados na hora de investir (ou não) em um notebook usado.

Intenção de uso

O primeiro fator para saber se compensa é entender qual será o uso por parte do comprador. Se forem objetivos comuns, como uso diário para tarefas mais simples e navegação na internet, comprar um usado neste momento pode ser uma boa ideia.

Se necessário, é possível fazer alguma melhoria, como a compra de um cartão de memória ou outro componente que, mesmo sendo um gasto extra, não chegará ao valor de um notebook novo. Portanto, para uso simples e com algum upgrade, o notebook usado serve bem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por outro lado, se a exigência for maior, seja para trabalho com softwares mais pesados ou mesmo para instalar jogos, uma prática cada vez mais comum, o usado já tende a sofrer mais. Mesmo com melhorias, ele pode não funcionar de maneira 100% eficiente e, neste caso, o ideal é a compra de um novo.

Vendedor confiável

Outro detalhe muito importante para que possamos dizer que vale a pena investir no notebook usado é a confiança no vendedor. O ideal é que o comprador saiba bem de quem está comprando e confie neste negociante. Achar um produto usado em qualquer lugar e comprar pode ser furada.

Muitas vezes a descrição do notebook, em termos de conservação, pode não ser real, assim como as especificações da máquina. Portanto, se vai investir no usado, é essencial conhecer bem o vendedor e saber que se trata de uma pessoa confiável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, depende de vários fatores

Com estes exemplos, o que queremos dizer é: existem vários fatores que influenciam na resposta. Depende muito do contexto de quem vai comprar. Como dissemos, a necessidade e a intenção de uso fazem muita diferença.

Ter um vendedor confiável também. Sem falar em questões orçamentárias, da real necessidade de um comprador de arriscar um usado em relação ao novo. Se for possível, dentro das finanças, o ideal é investir em algo com resultado mais garantido e duradouro, que seria o notebook novo. Claro, há exceções, com máquinas novas que duram pouco. Mas, no geral, a tendência é de que o novo dure mais e funcione melhor.

Em caso de necessidade, não é um erro apostar no usado, desde que as situações que citamos ao longo deste texto sejam bem observadas.

Gostou deste artigo? Não perca mais tempo e confira outros conteúdos de nossa página e fique por dentro de tudo que acontece no mundo da tecnologia!

Sair da versão mobile