A mais nova geração de internet móvel, o 5G, está chegando ao Brasil com a promessa de ser uma conexão muito mais rápida que o seu antecessor, possibilitando a ligação simultânea de muitos aparelhos eletrônicos, entre outros avanços tecnológicos relevantes.
Ele já começou a ser utilizada em países como os Estados Unidos, a Alemanha, o Japão e a China, mas no Brasil, o governo está preparando os leilões das frequências, que darão início a implantação da novidade em território nacional.
Por ser algo novo no mercado, ainda existem muitas dúvidas sobre ele. Para tirar algumas delas, montamos este artigo.
O que é o 5G?
De maneira simples, é uma evolução direta do conhecido e muito usado, o 4G. Ele promete ser ainda mais veloz, com um tempo de resposta menor entre cada dispositivo nele conectado, tornando suas conexões ainda mais estáveis.
- Quais são os setores que vão mais se beneficiar do 5G no Brasil
- Huawei lança sistema de mineração para uso comercial
- Com 5G e IA, Huawei projeta porto 100% autônomo na China
Objetos como smartphones, carros, semáforos e relógios, poderão estar, de forma simultânea e mais otimizada do que no cenário atual.
Em que ele é melhor que o 4G?
Na prática, o atual 4G no Brasil, possui uma velocidade média de cerca de 19,8 Mbps (megabits por segundo), podendo variar de região para região. Sendo que, em uma conexão com excelente performance, chega a ficar perto dos 100 Mbps.
Já a realidade do 5G, promete nos levar para outro patamar, com a promessa de variar entre um e 10 Gbps, valor que é, pelo menos, 100 vezes maior, na comparação com o que temos nos dias de hoje.
Além disso, sua latência também deve ser menor, ou seja, o tempo de resposta entre o aparelho e o servidor da internet vai diminuir.
Essa diferença é mais sentida quando notamos um “delay” em ligações de vídeo, em que temos que esperar alguns segundos para vermos o que o outro disse, ou para recebermos uma resposta para o que perguntamos.
Facilidades que o 5G vai promover
Com todos estes avanços de velocidade, uma série de possibilidades se abre, coisas que só víamos nos filmes de ficção científica dos cinemas. Apesar de já existirem, será mais viável termos carros autônomos, assim como teremos um avanço na telemedicina.
Também é possível começarmos a notar o surgimento de linhas de produção totalmente automatizadas, assim como empresas e até sistemas mais inteligentes, já que estarão totalmente conectados.
Ele substitui a internet fixa?
Mesmo sendo uma tecnologia muito rápida e inovadora, a tendência é que o 5G ainda seja mais um complemento do que um carro-chefe. Ele será útil para facilitar a nossa vida, como conectar lâmpadas, aspiradores de pó e geladeiras, por exemplo.
O Wi-Fi ainda será parte integrante, e muito importante, para fazer a ponte deste novo serviço para a sua casa, uma vez que ele precisa chegar nela através da fibra óptica na antena.
Podemos concluir, portanto, que essa nova tecnologia, mais veloz e com menos tempo de resposta, vai abrir ainda mais possibilidades de estarmos conectados, não apenas através das nossas redes, mas também com todos os aparelhos eletrônicos dentro de casa.
Acesse o nosso blog e veja mais textos sobre o mundo da tecnologia.