Sei que esse post pode parecer meio “repetitivo” mas há algum tempo ele vem sendo elaborado (na minha mente :D) mas nunca dá tempo para escrever. A questão para variar é a Nokia e o Symbian, há cerca de 1 ano quando o Tekimobile ainda estava engatinhando a Nokia anunciou o N97, na época ele era o meu sonho de consumo, pois até então eu era um viciado em Symbian o defendia em uma época em que o “sistema do momento” era o iPhone (na realidade ainda é), criei o blog para falar basicamente de Symbian, qual foi o resultado? o Symbian aos poucos foi me decepcionando, embora não tivesse usado o N97 todos os blogs ao redor do mundo só o criticavam e eu como um amante da dupla Nokia / Symbian tinha que testar o aparelho antes de dar o veridicto.
A primeira vez que peguei o N97 meu olhos brilharam, o aparelho era muito bonito, o mais bonito que eu já tinha visto, mas a felicidade durou pouco pois depois que o usei durante alguns minutos pensei: caramba, é um N95 com tela maior e teclado! isso não era de tudo ruim afinal o N95 era ótimo, mas depois de mais alguns minutos e vários aplicativos instalados veio a mensagem: “memória cheia: feche alguns aplicativos e tente novamente”, que merda, eu acabei de comprar ele e ele já tá fazendo manha! dai para frente começou o inferno, tudo travava tudo era lento e minha paciencia esgotou, ele foi o aparelho que ficou menos tempo na minha mão até hoje! nem Review fiz para o blog. O problema é o Symbian e não a Nokia, alguns me disseram, mas não é bem assim pois fiquei alguns dias com um Omnia HD e ele era infinamente mais rápido, mehor tela e não travava, porém ainda faltava algo. Voltei para o N95 e fiquei bastante tempo com ele e durante cerca de 6 meses fiquei com ele e os aparelhos que chegaram para Review.
Voltando ao blog, o meu foco ERA falar sobre o Symbian aqui. Mas aos poucos fui introduzindo mais notícias, dicas e aplicativos para Android e iPhone. No caso do iPhone embora sempre tive boas visitas de pessoas procurando dicas para ele. não dá para manter o foco nele pois já há 2 blogs brasileiros que falam muito bem do iPhone e eles já suprem muito bem essa necessidade. E o Android? para falar um pouco sobre isso vamos há alguns dados do blog desde Maio do ano passado e depois um gráfico que preparesi para mostrar:
Maio de 2009
Das 25 páginas mais visitadas do Tekimobile, 23 eram sobre Symbian e Nokia, 2 eram sobre Tecnologia e 1 sobre o iPhone. Assuntos sobre Symbian representavam cerca de 98% do tráfego do Tekimobile, 1,5% sobre tecnologia e 0,5% sobre iPhone.
Leia também:
Dezembro de 2009
Das 25 páginas mais visitadas, 18 eram sobre Symbian e Nokia, 3 eram sobre tecnologia, 1 sobre Android e 2 sobre o iPhone. Assuntos sobre Symbian representaram cerca de 80% do tráfego, 10% sobre o Android, 5% sobre iPhone e 5% sobre tecnologia. O destaque aqui vai para o Android que apenas com 2 posts, um sobre a venda do Milestone no Submarino e outro sobre os melhores aplicativos para Android já garantiam o segundo assunto que mais gera tráfego no blog.
Fevereiro de 2010
Das 25 páginas, 19 eram sobre Symbian, 4 sobre Android e 1 sobre iPhone. Os posts sobre Symbian representaram 65% do tráfego do blog e em segundo 4 posts do Android representaram 22% do tráfego! Nesse mês foi feito o primeiro Review de um Android no Tekimobile, o HTC Magic.
Abril de 2010
Das 25 páginas mais visitadas, 16 eram sobre o Symbian, 5 sobre Android e os outros de vários assuntos. Na totalidade do tráfego, 52% são das páginas sobre Symbian, 28% são das páginas sobre o Android e 15% sobre o iPhone. O Android continua crescendo e o iPhone também, já o Symbian continua tendo menos acesso.
Junho de 2010
No mês passado reparei uma grande mudança aqui no blog em números: das 25 páginas mais vistas apenas 10 eram de assuntos sobre o Symbian! 6 sobre o Android, 3 sobre iPhone e o resto de outros assuntos. Mas no tráfego a mudança foi maior: 41% das visitas foi em páginas sobre Symbian, 36 sobre Android, 20% sobre o iPhone e 3% sobre os outros assuntos. Veja um gráfco demonstrativo abaixo:
Interessante reparar que a proporção de posts divididos por sistemas é a mesma nos últimos 6 meses, ous seja, a quantidade de posts sobre Symbian, Android e iPhone são quase que iguais!
Essa queda de interesse no Symbian por parte no público é um reflexo do que vem acontecendo no mundo inteiro, o abandono do Symbian pela Garota sem fio e o fim do blog Symbian Guru são exemplos disso, ainda recentemente o Rodrigo Toledo “Será o fim do blogs sobre Symbian?” e do Gizmodo: “Fanboy da Nokia, animal em extinção?” também mostraram um pouco do que está acontecendo com o Symbian e a Nokia atualmente.
Eu continuarei escrevendo sobre Symbian, mas digo que o número de postagens vai diminuir e a proporção desses posts em relação aos sobre Android e iPhone também, não porquê o Symbian é inferior (e ele é) mas porquê não tem mais notícias novas e úteis para que eu possa compartilhar com vocês leitores, de modo algum eu vou ficar publicando aqui sobre atualizações de aplicativos, já que essas são as únicas “novidades” que existem sobre o Symbian atualmente.
Digo e repito: será que a Nokia e seu N8 realmente vão “ressuscitar o Symbian”? como um aparelho que já nasceu com um sistema morto fará isso? eu gostaria de acreditar nisso, mas tá dificil. Acho que o momento agora não está favorável para a Nokia, o MeeGo poderá até ser um sistema novo, mas até ele “engajar” a concorrência já terá evoluido. Ou seja, assim como o Symbian^3 ele já vai nascer com um pé na cova.
Outra coisa: lançar o N900 no Brasil com mais de 6 meses atrasado, com sistema descontinuado, em português de Portugal e ainda por cima por 2000,00 pilas? com esse dinheiro eu compro o Milestone ou o Xperia X10 fácil fácil. Com certeza esse não é o caminho para ressurgir.
Outro fator interessante que gostaria de comentar é que quem gerou esse desinteresse pela Nokia foi os blogs, posts criticando o N97 ou sobre a palhaçada com o blog NokiaBr deram inicio a isso. Para vocês terem uma idéia, os posts mais visitados dos últimos meses aqui no Tekimobile são todos sobre criticas a Nokia e ao Symbian.
Vocês acham que essa situação irá mudar? qual a opnião de vocês sobre o assunto?