Com a aproximação do Twin Peaks Day, a série de TV inovadora de David Lynch continua a ressoar. Em 24 de fevereiro, fãs celebram a data em que o corpo de Laura Palmer foi encontrado, um evento que desencadeou a chegada do Agente do FBI Dale Cooper para investigar o caso peculiar.
Para mergulhar no universo de Twin Peaks, é recomendável assistir a todos os episódios: a primeira temporada (oito episódios) e a segunda (22 episódios), exibidas na ABC de 1990 a 1991; o filme Twin Peaks: Fire Walk With Me, um prelúdio lançado em 1992; e Twin Peaks: The Return da Showtime, de 2017.
Em 2025, relembramos Lições de Twin Peaks e a sabedoria da primeira temporada, 35 anos após sua estreia. Confira 10 lições de vida que ainda podemos aplicar hoje.
Lições de Twin Peaks: 10 ensinamentos atemporais da primeira temporada
Mantenha seu senso de admiração
Cooper chega a Twin Peaks ciente da tarefa sombria que o aguarda: desvendar os segredos da falecida rainha do baile local. No entanto, ele se encanta com a sorte de ser enviado a uma cidade repleta de maravilhas: árvores de Douglas, lebres americanas e restaurantes que servem xícaras de café perfeitas. Apesar dos eventos sombrios e surreais, a admiração de Cooper pelos encantos de Twin Peaks é sua qualidade mais cativante.
Todos têm segredos
A base de Twin Peaks reside na ideia de que a verdade raramente está na superfície e sempre há mais na história do que se imagina. Isso se aplica a Laura Palmer, às circunstâncias de seu assassinato, a cada personagem ao seu redor e à própria cidade, que, apesar de seu charme, esconde almas perversas influenciadas por forças malignas.
Leia também:
Seja direto desde o início
A primeira conversa do Agente Cooper com o Sheriff Harry S. Truman oferece uma lição sobre como quebrar o gelo em situações potencialmente estranhas: declare suas intenções de forma clara e firme. Cooper deixa claro que está no comando, mas também demonstra respeito genuíno, estabelecendo uma relação de trabalho e amizade quase instantaneamente.
Seja detalhista
No início do caso, Cooper impressiona Harry e sua equipe ao encontrar uma pista importante escondida em um reflexo: uma motocicleta visível apenas ao ampliar uma imagem do olho de Laura. Ele também percebe nuances que escapam aos outros, utilizando habilidades de observação desenvolvidas ao longo de anos de treinamento e uma consciência excepcionalmente sintonizada.
Confie na lenha!
Embora isso possa não acontecer fora de Twin Peaks, se uma mulher segurando um tronco prometer informações importantes, preste atenção. Se você nunca encontrar a Log Lady, aplique isso metaforicamente, recebendo insights como “Feche os olhos e você explodirá em chamas”.
Tente ver as coisas de um ponto de vista diferente
Para o Agente Cooper, isso significa se suspender de cabeça para baixo com botas de gravidade. Mas também pode ter uma interpretação menos literal. Repense seus problemas de uma perspectiva diferente, talvez enquanto come uma rosquinha, e a resposta pode surgir.
Nem tudo precisa fazer sentido
Assistir a Twin Peaks esperando que todos os mistérios sejam resolvidos pode diminuir seu prazer. Embora o assassino de Laura Palmer seja revelado, muitos elementos da trama permanecem enigmáticos. Isso pode ter sido desafiador para o público da década de 1990, mas agora é uma das características mais marcantes de Twin Peaks. Nem tudo precisa fazer sentido ou ser explicado.
Mantenha a mente aberta
Esta lição se conecta com as outras da lista. Talvez você tenha um sonho como o Agente Cooper, em que está sentado em uma sala com cortinas vermelhas, onde um homem pequeno dança e pessoas falam frases sem sentido ao contrário. Esses podem ser sinais do universo ajudando você a navegar pela vida ou a resolver um assassinato. Nunca descarte nada, por mais estranho que pareça.
Apegue-se aos seus sonhos (mesmo os mais loucos)
A história de Nadine tem reviravoltas, dando a ela superforça e a crença de que ainda é uma colegial. Antes disso, ela é apenas uma dona de casa exigente com um sonho específico: criar “um corredor de cortina silencioso”. É uma obsessão, mas dá a ela um senso de propósito. Melhor não discutir com Nadine!
Você sabia que é possível acompanhar as principais tendências e tecnologias que estão moldando o futuro? Empresas como a Meta estão investindo cada vez mais em IA Open Source, buscando inovar e trazer novas soluções para o mercado.
Dê a si mesmo um presente
Uma das frases mais citadas da série, dita por Cooper a Harry, continua sendo um mantra atemporal: “Todo dia, uma vez por dia, dê a si mesmo um presente. Não planeje. Não espere. Apenas deixe acontecer. Pode ser uma camisa nova na loja de roupas, uma soneca na cadeira do escritório ou duas xícaras de café preto quente.”
As três temporadas de Twin Peaks (as duas primeiras da ABC e Twin Peaks: The Return da Showtime) estão disponíveis no Paramount+; Twin Peaks: Fire Walk With Me está no Max.
Além disso, se você é fã de séries e filmes, vai adorar saber que o verão de 2026 promete ser incrível com grandes filmes e novas produções que estão por vir.
Gostou das dicas? Que tal explorar outras séries e descobrir novas formas de entretenimento? Existem diversas opções disponíveis, desde filmes de ficção científica gratuitos até jogos de plataforma para Xbox Series X. A variedade é enorme e sempre há algo novo para descobrir e aproveitar.
Muitas vezes, nos inspiramos em personagens e histórias para nos motivar e seguir em frente. Assim como Nadine em Twin Peaks, que tinha o sonho de criar um corredor de cortina silencioso, todos nós temos objetivos que nos movem. Se você gosta de jogos, que tal explorar o universo de RPG Avowed da Obsidian já disponível no PC e Xbox?
E para aqueles que são apaixonados por tecnologia e inovação, vale a pena ficar de olho nas novidades da Samsung e suas parcerias em inteligência artificial, que prometem transformar a maneira como interagimos com os dispositivos e o mundo ao nosso redor.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.
Via Gizmodo