Esta semana foi marcada por uma notícia fantástica para o cinema brasileiro: Ainda Estou Aqui recebeu três indicações ao Oscar, incluindo a surpreendente indicação de Melhor Filme. As outras duas indicações são para Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz. O longa de Walter Salles vem acumulando prêmios em importantes festivais internacionais.
O filme, inspirado no livro de Marcelo Rubens Paiva, narra a história da família do ex-deputado Rubens Paiva após seu desaparecimento durante a ditadura militar brasileira. Estrelado por Fernanda Torres, Ainda Estou Aqui tem gerado grande repercussão internacional.
O Primeiro Filme Brasileiro Oscar: Uma Polêmica na Internet
A alegria pela conquista, porém, se transformou em uma discussão acalorada na internet. A notícia de que Ainda Estou Aqui seria o primeiro filme brasileiro indicado na categoria de Melhor Filme do Oscar gerou polêmica.
A controvérsia surgiu devido a comparações com O Beijo da Mulher Aranha, indicado em 1986. Este filme, embora inspirado em um conto argentino e com produção em parte brasileira, foi inscrito como produção norte-americana, e protagonizado por William Hurt (EUA) e Raúl Juliá (porto-riquenho).
O Beijo da Mulher Aranha, dirigido pelo argentino Hector Babenco, estreou nos EUA em julho de 1985 e no Brasil em abril de 1986, após vencer o Oscar de Melhor Ator. Enquanto isso, A Hora da Estrela foi a escolha brasileira para o Oscar de 1986 pela Embracine, mas não foi indicada.
Leia também:
Em contraste, Ainda Estou Aqui é uma coprodução Brasil-França, mas foi inscrito oficialmente pelo Brasil. Caso vença, a vitória será creditada ao cinema brasileiro, e não ao francês. Este detalhe técnico diferencia a situação de outros filmes com coproduções internacionais, como Dois Papas, dirigido por Fernando Meirelles e inscrito pelos EUA.
Primeiro filme brasileiro Oscar: A questão técnica
Apesar da participação brasileira em O Beijo da Mulher Aranha, o filme foi considerado uma produção americana pelo Oscar. Portanto, Ainda Estou Aqui é, de fato, o primeiro Primeiro filme brasileiro Oscar indicado na categoria de Melhor Filme. A Abraccine, em 2015, inclusive, o incluiu entre os 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.
É importante ressaltar que essa discussão não diminui o mérito de O Beijo da Mulher Aranha, que é reconhecido por sua importância cultural. A questão é puramente técnica, relacionada à inscrição e classificação do filme no Oscar.
O Beijo da Mulher Aranha está disponível no Globoplay, enquanto Ainda Estou Aqui está em cartaz nos cinemas.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via CinePOP Cinema