Festival de Cinema Glasgow destaca evento com James McAvoy e estreias de diretores escoceses

Atualizado há 4 segundos
Festival de cinema Glasgow

Outros destaques

Demência Pauline Quirke
Demência de Pauline Quirke
Miss Austen trailer
Piadas de Jon Stewart sobre Trump
Uso de IA em *O Brutalista*

O Festival de Cinema Glasgow anunciou sua programação completa para a 21ª edição, que inclui um evento com o ator James McAvoy, nascido em Glasgow. A programação conta com 92 estreias mundiais, do Reino Unido e escocesas, de 39 países, incluindo 12 estreias mundiais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Festival de cinema Glasgow: Uma celebração do cinema escocês e internacional

O festival, que acontece entre 26 de fevereiro e 9 de março, abrirá com a estreia mundial de Tornado, thriller de sobrevivência do diretor escocês John Maclean (Slow West). O filme, ambientado na Grã-Bretanha de 1790, acompanha Tornado (interpretada por Kōki) e seu pai, que se envolvem com uma gangue criminosa liderada por Sugarman (Tim Roth) e seu filho Little Sugar (Jack Lowden). Tornado tenta roubar o ouro do último assalto da gangue e luta para escapar com vida. Tornado será lançado no Reino Unido em 23 de maio pela Lionsgate U.K.

O encerramento será com a estreia mundial de Make It to Munich, documentário do escocês Martyn Robertson. O filme acompanha Ethan Walker, um jovem jogador de futebol que sofre um grave acidente. Após se recuperar com a ajuda do cirurgião Gordon Mackay, Ethan decide pedalar de Hampden a Munique para o jogo de abertura da Escócia contra a Alemanha na Euro 2024, carregando o banderim da partida.

Entre as estreias do Reino Unido está The Return, com Ralph Fiennes e Juliette Binoche, que se reencontram em uma nova versão da Odisseia, de Homero. Já entre as estreias escocesas, destaca-se The Extraordinary Miss Flower, novo filme de Iain Forsyth e Jane Pollard, dupla por trás de 20,000 Days on Earth. O filme teve sua estreia em Londres no final do ano passado.

Outras estreias escocesas incluem o filme de terror folclórico Harvest, a sátira musical pós-apocalíptica The End, de Joshua Oppenheimer, com Tilda Swinton e George Mackay, e o thriller psicológico The Surfer, com Nicolas Cage.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

A minissérie de TV Fear, escrita por Mick Ford e dirigida por Justin Chadwick, adaptada do romance homônimo de Dirk Kurbjuweit, também será exibida no festival, já que foi filmada em Glasgow. O festival também contará com o programa “From the Heart of Europe: Austria on Screen”, apresentando uma mistura eclética de dramas impactantes e comédias absurdas da Áustria, incluindo filmes de Michael Haneke.

James McAvoy e o futuro do Festival

Esta será a última edição supervisionada por Allison Gardner, CEO da Glasgow Film e diretora do festival. James McAvoy participará de um evento “In Conversation” para relembrar sua carreira. A importância do Festival de Cinema Glasgow para a indústria local foi destacada por Isabel Davis, diretora executiva da Screen Scotland.

Davis mencionou a conexão de filmes e talentos escoceses com o resto do mundo, e a apresentação de cinema de classe mundial ao público em Glasgow, na Escócia e no resto do Reino Unido. Entre os destaques escoceses, ela citou Tornado, de John Maclean, On Falling, de Laura Carreira, e Fear, dirigido por Justin Chadwick e estrelado por Martin Compston, filmado em Glasgow. O evento “In Conversation” com James McAvoy promete ser um dos pontos altos do festival, oferecendo aos fãs a oportunidade de conhecer mais sobre a carreira do ator.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com uma programação diversificada e a presença de grandes nomes do cinema, o Festival de Cinema Glasgow se consolida como um evento importante no cenário cinematográfico internacional. Anora lidera as indicações ao Vancouver Film Critics Circle, demonstrando a força do cinema independente. Enquanto isso, Brady Corbet comenta as críticas à inteligência artificial em The Brutalist, levantando questões relevantes sobre o futuro da indústria. Um documentário sobre Damon Hill, estrela da Fórmula 1, chega à Sky no Reino Unido e Irlanda, ampliando as opções de conteúdo para os fãs de automobilismo.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

Via The Hollywood Reporter

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.