Festival TV Edimburgo reformula programação e anuncia Jane Tranter como presidenta da 50ª edição

Festival TV Edimburgo: Nova programação, presidência de Jane Tranter e celebração de 50 anos! Saiba mais sobre as mudanças e a emocionante edição de 2025.
Atualizado há 2 minutos
Festival TV Edimburgo

Outros destaques

Séries turcas na Itália
Gastos com streaming em 2025
Novo programa ITV Zenith
Morte de Brian Murphy
Richard McKerrow deixa Love Productions

Jane Tranter assume a presidência do Festival TV Edimburgo em sua 50ª edição. O evento reformulou a programação e dissolveu o comitê consultivo. Tranter, à frente da produtora Bad Wolf, de Doctor Who, trabalhará com Rowan Woods, diretora criativa, na curadoria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Festival TV Edimburgo: Mudanças na Programação e Nova Presidência

A programação será definida por meio de chamadas abertas para ideias de sessões e produtores. Reuniões abertas com a indústria televisiva do Reino Unido também serão realizadas, com a participação de Tranter e Woods. Este novo formato substitui o antigo comitê consultivo.

A edição de 2025 marca o 50º aniversário do festival, que reúne grandes nomes da TV britânica. O evento contará com a 50ª palestra MacTaggart e “uma série de novas iniciativas de programação”.

Rowan Woods destacou a importância da inclusão e pluralidade de perspectivas. O objetivo é garantir que todos se sintam capazes de contribuir, independentemente de sua posição ou localização. Amy Schumer também será anfitriã do SeriesFest, prometendo momentos memoráveis.

Jane Tranter: Uma trajetória de sucesso na TV

Jane Tranter, ex-chefe de drama da BBC, fundou a BBC Worldwide Productions (agora BBC Studios Productions). Há uma década, ela dirige a Bad Wolf com Julie Gardner. A produtora, pertencente à Sony, é responsável por séries como His Dark Materials, I Hate Suzie e, recentemente, Doctor Who, com Russell T Davies, parceiro criativo de longa data de Tranter. Fora da Bad Wolf, Tranter foi produtora executiva do sucesso global Succession.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

A escolha de uma produtora de renome, com experiência em ambos os lados do Atlântico, é pertinente. O setor britânico tem sido impactado pela desaceleração americana. Como chefe de uma empresa sediada no País de Gales, Tranter defende a produção fora de Londres, um tópico em alta no momento. Fatima Salaria, presidente do festival, elogiou a liderança e visão global de Tranter. Julia Fox, que também se dedica a escrever roteiros, defende a originalidade em Hollywood.

Tranter enfatizou o impacto das nações na cena cultural do Reino Unido e do mundo. Ela celebrou o crescimento da indústria televisiva britânica nos últimos 50 anos, impulsionado por talentos diversos. Para o aniversário do festival, ela espera um debate apaixonado e vibrante. A Bectu também apresentou sua pesquisa de 2025, com destaque para novas produções como a Skiing Series da SVT. Vale lembrar que a equipe de produção dos Oscars 2025 foi anunciada e promete inovação na transmissão.

No ano anterior, a presidência foi ocupada por Harjeet Chhokar, da Amazon. A expectativa para a 50ª edição do Festival TV Edimburgo é alta, com a promessa de discussões relevantes e celebrações. A sequência de Alien: Romulus promete surpreender.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via Deadline

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.