O documentário curta-metragem Hoops, Hopes & Dreams, último trabalho do produtor Michael Latt, estreia no Filme *Hoops, Hopes & Dreams* Sundance. A produção explora a relação entre basquete e direitos civis, com depoimentos de figuras importantes.
O basquete como ferramenta de mobilização social em Hoops, Hopes & Dreams
A ideia do filme surgiu de uma conversa casual entre o cineasta Glenn Kaino e Andrew Young, político e líder pelos direitos civis. Young mencionou jogos de basquete com Dr. Martin Luther King Jr., inspirando Kaino a transformar essa história em um documentário. Kaino imediatamente contatou seu parceiro de produção, Michael Latt.
Hoops, Hopes & Dreams conta como Dr. King e outros ativistas utilizavam o basquete para engajar a juventude. O documentário também faz um paralelo com o uso do basquete pelo presidente Barack Obama para conectar-se com eleitores. As entrevistas incluem Young, assessores de Obama (Michael Strautmanis e Reginald Love) e o falecido astro do basquete Jerry West.
Para Kaino, a história é poderosa por humanizar seus heróis, mostrando-os em um contexto mais próximo do público. O filme permite uma conexão com esses ícones, revelando sua humanidade e o reflexo de si mesmos nos espectadores.
Infelizmente, Hoops, Hopes & Dreams também representa o trabalho final de Latt. O ativista e fundador da empresa de marketing Lead With Love foi assassinado em novembro de 2023. Latt, filho da executiva do Sundance Michelle Satter, trabalhou com cineastas renomados como Ava DuVernay e Ryan Coogler.
Leia também:
A produção e a homenagem póstuma
Após a morte de Latt, a produção ficou parada por seis meses. No entanto, a equipe continuou o trabalho e finalizou o filme a tempo da estreia em 24 de janeiro no Filme *Hoops, Hopes & Dreams* Sundance. A escolha do festival é significativa, sendo um local apropriado para apresentar o trabalho de alguém tão ligado ao evento, filho de uma figura importante da organização.
A premiação do Sundance terá um significado especial para a família e equipe. Michelle Satter, mãe de Latt, receberá uma homenagem no evento, marcando um momento agridoce para todos envolvidos.
Kaino descreve Latt como uma pessoa humilde e um verdadeiro conector de talentos criativos. Ele finaliza dizendo que Latt era o “armador” da equipe, uma referência ao seu papel fundamental na produção e a sua capacidade de unir pessoas.
Além do filme, Kaino também criou uma escultura em homenagem a Latt no novo estádio do Clippers, o Intuit Dome, mostrando a admiração e o respeito pela memória do produtor.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.