Fiume o morte! e Raptures conquistam prêmios do Festival de Rotterdam

Prêmios do Festival de Rotterdam 2025: Fiume o morte! e Raptures são os grandes vencedores! Descubra todos os premiados e os destaques do festival. Saiba mais!
Atualizado há 3 horas
Prêmios do Festival de Rotterdam

Outros destaques

Filmes e séries com Vanessa Kirby
English Teacher renovada
Super Bowl em 4K
The English Teacher
Georgie & Mandy's First Marriage

Fique por dentro dos grandes vencedores do IFFR 2025! Os Prêmios do Festival de Rotterdam foram entregues, consagrando Fiume o morte! e Raptures como os grandes destaques. Além do Tiger Award, o festival também premiou outras produções notáveis, como The Tree of Authenticity e Im Haus meiner Eltern. Prepare-se para conhecer os filmes que estão dando o que falar no cenário cinematográfico internacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os Grandes Vencedores do Festival de Rotterdam 2025

O Festival Internacional de Cinema de Roterdão (IFFR) de 2025 chegou ao fim, e com ele, a revelação dos filmes que mais se destacaram. A edição deste ano, liderada pela diretora administrativa Clare Stewart e pela diretora de programação Vanja Kaludjercic, premiou produções diversas e inovadoras.

Fiume o morte!, um documentário híbrido de Igor Bezinović, conquistou o Tiger Award, o prêmio máximo do festival. O filme revisita a ocupação de Rijeka por nacionalistas italianos liderados por Gabriele D’Annunzio após a Primeira Guerra Mundial.

Já o Big Screen Award foi para Raptures, de Jon Blåhed. A produção explora um culto apocalíptico na Suécia dos anos 1930 e é o primeiro longa-metragem filmado em Meänkieli, uma língua minoritária sueca. Que legal, né?

Os Tiger Special Jury Awards foram para The Tree of Authenticity, de Sammy Baloji, um ensaio cinematográfico sobre o passado colonial e a importância ecológica do Congo, e Im Haus meiner Eltern, de Tim Ellrich, um drama sobre uma terapeuta que precisa equilibrar as demandas de sua vida profissional com as necessidades de seus pais idosos e seu irmão mais velho.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outros Destaques e Prêmios do Festival de Rotterdam

O IFFR 2025 não se limitou aos prêmios principais. A crítica internacional também teve seu momento, com o Prêmio FIPRESCI sendo concedido a Fiume o morte!, consolidando o sucesso do documentário.

O NETPAC Award, que celebra filmes da região da Ásia e do Pacífico, foi para Bad Girl, de Varsha Bharath. Enquanto isso, The Visual Feminist Manifesto, dirigido por Farida Baqi, recebeu o Youth Jury Award, mostrando que o festival valoriza a diversidade de olhares e narrativas.

Além dos filmes premiados, o festival também reconheceu talentos promissores com os IFFR Pro Awards. O drama georgiano Tear Gas, de Uta Beria, One Charming Night, de Robin Coops, e Erratics, de Thomas Woodroffe, foram alguns dos destaques.

O festival, que teve início em 30 de janeiro, se encerra no domingo, mas ainda há um prêmio a ser revelado: o prêmio do público. No ano passado, Green Border, de Agnieszka Holland, que retrata a situação de refugiados na fronteira entre Belarus e Polônia, levou o troféu.

E aí, curtiu saber mais sobre os filmes premiados no Festival de Roterdão? Fique de olho para mais novidades e não perca a chance de conferir essas produções que estão dando o que falar!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.
Via The Hollywood Reporter

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.