Mercado em Berlim encerra com pouca atividade, mas optimismo

Apesar de poucos negócios, o mercado em Berlim exibe sinais de otimismo entre os investidores.
Atualizado há 2 dias
European Film Market

Outros destaques

Filme de Martin Scorsese
Controle criativo de James Bond
_Wheel of Time_ temporada 3
Filme After Hours
Segunda temporada de The Last of Us

O European Film Market (EFM) de Berlim encerrou com um misto de тихость nos negócios e uma pitada de otimismo para o futuro da indústria cinematográfica internacional. Apesar de não ter havido um grande volume de negociações, alguns acordos pontuais e uma disputa acirrada entre estúdios por uma comédia romântica estrelada por Natalie Portman trouxeram um brilho extra ao evento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Mercado de Filmes de Berlim em 2025

O principal destaque do European Film Market foi o filme Good Sex, dirigido por Lena Dunham e protagonizado por Natalie Portman. A produção atraiu a atenção de grandes estúdios como Amazon, Warner Bros., Netflix e Apple, que demonstraram interesse em adquirir os direitos do projeto. A trama gira em torno de uma terapeuta de relacionamentos de 40 anos que se vê solteira novamente após o término de seu relacionamento de longa data.

As ofertas globais para o filme chegaram à casa dos 45 milhões de dólares, mas ainda não há informações sobre um acordo final. A alta procura por Good Sex demonstra que, mesmo em um mercado mais cauteloso, projetos com potencial e estrelas de renome continuam a atrair grandes investimentos.

Acordos Domésticos e Destaques do Mercado

A maioria dos negócios fechados no European Film Market envolveu aquisições domésticas de filmes internacionais de arte. A Sony Pictures Classics, por exemplo, adquiriu os direitos para a América do Norte e América Latina do suspense francês Vie Privée, estrelado por Jodie Foster como uma psiquiatra investigando a morte de um paciente. A Goodfellas também vendeu o projeto para diversos distribuidores europeus, como Altitude (Reino Unido), Caramel Films (Espanha) e Plaion Pictures (Alemanha).

Outros acordos notáveis incluem a aquisição da Yellow Veil Pictures do conto de fadas sombrio The Ice Tower, estrelado por Marion Cotillard, que competiu no Festival de Berlim. A The Forge adquiriu os direitos do drama neozelandês We Were Dangerous, vencedor do SXSW, que retrata a rebelião de adolescentes maori em um reformatório feminino em 1954.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Mubi, plataforma de streaming e distribuidora de filmes de arte, também se destacou ao adquirir os direitos norte-americanos do romance gay The History of Sound, com Paul Mescal e Josh O’Connor, e os direitos em diversos territórios do documentário de Eddie Huang, Vice is Broke, sobre o declínio da marca de mídia Vice.

O Sucesso de The Substance e o Horror em Alta

A Mubi está surfando na onda do sucesso de The Substance, um filme de body horror de Coralie Fargeat, que arrecadou mais de 77 milhões de dólares em bilheteria nos Estados Unidos e em outros mercados internacionais. O sucesso de The Substance impulsionou um novo interesse por filmes de horror no European Film Market.

A Mister Smith Entertainment fechou um acordo com a IFC Films e Shudder para a venda dos direitos de Dangerous Animals, um thriller com tubarões e um serial killer dirigido por Sean Byrne e estrelado por Jai Courtney e Hassie Harrison. A TrustNordisk também obteve sucesso com o filme de monstro norueguês Kraken, vendendo os direitos para Alemanha, França e Espanha.

Filmes de Festival e Negócios Internacionais

Entre os filmes de festival que se destacaram no European Film Market, estão Timestamp, um documentário de Kateryna Gornostai sobre uma escola ucraniana durante a guerra, que foi vendido para França e Bélgica pela Best Friend Forever, e Late Shift, um filme de Petra Volpe estrelado por Leonie Benesch como uma enfermeira em um hospital suíço com poucos recursos, que foi vendido pela TrustNordisk para a Itália, França e Espanha.

Apesar da ausência de grandes acordos, os participantes do mercado se mostraram otimistas com o estado da indústria. Roeg Sutherland, da CAA Media Finance, destacou o sucesso de filmes de baixo orçamento como The Brutalist e Anora como um sinal de que os cineastas independentes estão ajustando seus orçamentos para o mercado atual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

The Brutalist foi feito com 9 milhões de dólares e Anora com seis ou sete, o que é fiscalmente responsável”, afirmou Sutherland. “Isso significa que você pode correr riscos. Há menos pressão”.

Sutherland também observou que, embora o volume de negócios possa não ser o mesmo de antes da pandemia, os compradores ainda estão dispostos a investir em projetos que acreditam. “As vendas estrangeiras estão indo muito bem”, disse ele. “Os filmes que vendem estão sendo negociados a preços pré-pandemia, e isso não se limita aos Estados Unidos”. Vale lembrar que, recentemente, a Anatel assume papel de destaque no combate à pirataria.

Números da Bilheteria e o Mercado Pós-Pandemia

Os números da bilheteria divulgados pelo Observatório Audiovisual Europeu durante o European Film Market trouxeram um tom mais cauteloso ao otimismo geral. As estimativas iniciais apontam para uma queda de 2% nas vendas de ingressos na Europa em 2024, com 841 milhões em comparação com 858 milhões em 2023, e uma receita estável, com uma variação praticamente nula em relação ao ano anterior, em 6,6 bilhões de euros (6,9 bilhões de dólares).

“A frequência ao cinema parece ter se estabilizado em cerca de 24% abaixo dos níveis pré-pandemia”, escreveu o EAO em seu relatório, “sugerindo que a recuperação pós-pandemia chegou ao fim e que o mercado pode ter atingido um novo equilíbrio”.

O European Film Market de 2025 refletiu um momento de transição na indústria cinematográfica, com um mercado mais cauteloso, mas ainda aberto a projetos de qualidade e com potencial de sucesso. A busca por novas formas de financiamento e distribuição, como o streaming, e a atenção aos custos de produção são fatores-chave para o futuro do cinema independente.

Com o lançamento de novas atualizações do HarmonyOS, o mercado se mantém aquecido. O evento também serviu como um termômetro para as tendências do mercado, com o horror em alta e a busca por filmes que abordem temas relevantes e atuais.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

Via The Hollywood Reporter

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.