As Previsões do Oscar 2025 estão no ar! Com a votação final se aproximando, todos querem saber quem vai levar a estatueta para casa. Analisamos as últimas projeções de Scott Feinberg para te deixar por dentro de tudo que está rolando em Hollywood. Prepare-se para descobrir quais filmes e artistas estão liderando a corrida e as surpresas que podem acontecer na noite de gala.
Anora lidera as indicações nas Previsões do Oscar 2025
A Neon’s Anora continua fazendo sucesso e, segundo as previsões do Oscar 2025, deve levar cinco prêmios. Logo atrás, aparecem The Brutalist e Emilia Pérez, com três indicações cada. Para completar a lista dos mais cotados, temos Dune: Part Two e Wicked, ambos com duas indicações.
Desde a última atualização, Anora também conquistou o prêmio de melhor roteiro original no Writers Guild Awards. Mas nem tudo foram flores: no BAFTA Awards, o filme teve resultados mistos.
A atriz principal de Anora, Mikey Madison, garantiu seu primeiro prêmio de melhor atriz da temporada, interrompendo a sequência de Demi Moore por The Substance. O filme também venceu na categoria de melhor elenco. No entanto, Anora perdeu a corrida de melhor filme para Conclave, que também levou os prêmios de melhor filme britânico, roteiro adaptado e edição.
Destaques e surpresas nas premiações
Sean Baker, diretor de Anora, não levou o prêmio de melhor direção, que ficou com Brady Corbet por The Brutalist. Jesse Eisenberg ganhou como melhor roteiro original por A Real Pain, e Nick Emerson venceu a melhor edição por Conclave.
Leia também:
Enquanto isso, Adrien Brody (The Brutalist), Kieran Culkin (A Real Pain) e Zoe Saldaña (Emilia Pérez) continuaram dominando as categorias de melhor ator, melhor ator coadjuvante e melhor atriz coadjuvante, respectivamente. Wicked e The Brutalist dividiram a maioria dos prêmios técnicos, com Dune: Part Two também garantindo dois troféus.
O fato de Brody ter superado Ralph Fiennes, cujo eleitorado era composto principalmente por britânicos, indica que as chances de Fiennes no Oscar diminuíram. Timothée Chalamet, por A Complete Unknown, continua sendo uma incógnita nessa categoria.
Os britânicos mostraram seu apoio a dois heróis locais: Wallace & Gromit: Vengeance Most Fowl, da Netflix, surpreendeu ao vencer The Wild Robot, da Universal, na categoria de melhor filme de animação.
Outras novidades e premiações
No dia 11 de fevereiro, a Visual Effects Society premiou Kingdom of the Planet of the Apes, da Disney, como melhores efeitos visuais em um filme photoreal, superando Dune: Part Two. Apesar disso, Dune: Part Two ainda é o favorito para o Oscar, já que concorre também na categoria de melhor filme.
Dois indicados ao Oscar de melhor trilha sonora original, The Brutalist e The Wild Robot, venceram em suas respectivas categorias no Society of Composers and Lyricists Awards, que aconteceu no dia 12 de fevereiro. Diane Warren também levou o prêmio de melhor canção de documentário com “The Journey” (do filme The Six Triple Eight), superando “Never Too Late”, de Brandi Carlile, Elton John e Andrew Wyatt (do documentário Elton John: Never Too Late).
No dia 15 de fevereiro, durante o Make-Up and Hair Stylists Guild Awards, os dois principais prêmios foram para diferentes indicados ao Oscar de melhor maquiagem e penteado: melhor maquiagem contemporânea para The Substance e melhor maquiagem de época e/ou personagem para Wicked, da Universal. Na mesma noite, no Art Directors Guild Awards, Nosferatu (filme de época), Wicked (filme de fantasia) e Conclave (filme contemporâneo) foram os vencedores, todos indicados ao Oscar de melhor direção de arte.
Fique de olho no Spirit Awards e no USC Scripter Awards no sábado, e no SAG Awards no domingo. Apesar de serem eventos interessantes, eles não devem influenciar a votação do Oscar, que já estará encerrada.
Como Scott Feinberg faz suas previsões
Scott Feinberg explica que suas escolhas são baseadas em análises dos filmes, conversas com votantes, estudo das campanhas e resultados de temporadas passadas. Ele se compara a um meteorologista, que busca prever o que vai acontecer, e não defender o que ele acha que deveria acontecer.
O mundo do cinema está sempre cheio de surpresas e reviravoltas. As previsões do Oscar 2025 são apenas um termômetro do que pode acontecer, mas a decisão final está nas mãos dos votantes.
Primeira: Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.
Segunda: Via The Hollywood Reporter